ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Melão, Dulce"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O envolvimento da família na motivação para a leituraPublication . Pereira, Patrick Fernandes; Melão, Dulce; Menezes, LuísO presente Relatório Final de Estágio (RFE) encontra-se dividido em duas partes: a primeira é uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE), e a segunda parte é relativa ao projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio no âmbito da PES na EPE. A primeira parte do RFE, contempla uma retrospetiva do percurso no 1.º CEB e na EPE, realizados na PES I e II, e uma reflexão sobre os contextos e as aprendizagens realizadas. Esta parte foi baseada nos elementos dos dossiês semestrais elaborados. A segunda parte do RFE inclui um estudo empírico, que resulta de um trabalho de investigação, visando conhecer o envolvimento da família na motivação para a leitura. O estudo de caráter qualitativo aplicado em EPE, foi realizado com recurso à observação, recolha documental, atividades de leitura, vídeos e inquéritos por questionário. Esta investigação possibilitou-nos concluir que os Pais/Encarregados de Educação (EE) se envolviam na vida escolar dos seus educandos, e constatar a importância de tal envolvimento.
- Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEBPublication . Macedo, Márcia Alexandra Santos; Melão, Dulce; Menezes, LuísO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionada, que incorpora o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Este tem por objetivo compreender as potencialidades do livroobjeto no ensino da Matemática e do Português, no 1.º CEB. Nesta investigação procura-se articular a literatura para a infância com a Matemática por meio da fruição do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud. Foram traçados os seguintes objetivos: i) conhecer a importância que os professores atribuem à articulação da Matemática com a Literatura; ii) promover a fruição e apreciação estética da obra literária; iii) desenvolver nos alunos competências essenciais da Matemática e do Português; iv) analisar as potencialidades do livro-objeto e as suas multidimensionalidades no ensino da Matemática e do Português. O referencial teórico do Relatório Final contempla: i) desafios do ensino do Português e da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) importância da literatura para a infância – valor educativo do livro-objeto, focando-me na literatura para a infância e no livro-objeto, destacando o livro-objeto em formato pop-up, mormente o caráter fulcral assumido pelos espaços que dele transbordam. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, através da observação participativa, dos diários de bordo e de entrevistas semiestruturadas a duas docentes da turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito do qual o estudo foi realizado. Concluiu-se que o livro-objeto contribui, de modo significativo, para a promoção e o desenvolvimento de competências matemáticas e da Educação Literária, constituindo uma experiência inovadora. O recurso a estratégias diferenciadas e inovadoras foram ao encontro das expectativas dos alunos, levando ao sucesso na apropriação de conhecimentos. As representações das docentes revelaram haver necessidade de mais conhecimento e fomento de práticas de leitura que possibilitem a inclusão do livro-objeto em contexto de sala de aula, de modo crescente, dado o seu potencial invulgar de fruição. Os alunos demonstraram interesse e gosto pela leitura, levando à promoção do pensamento crítico-reflexivo. O livro-objeto, bem como o seu carácter tridimensional, permitiram a descoberta e compreensão de conceitos no âmbito do Português e da Matemática
- Práticas de escrita criativa no 1.º CEB: um estudo de casoPublication . Cardoso, Rita Oliveira; Lopes, Fernando Alexandre; Melão, DulceO presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes: a primeira parte diz respeito a uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto de 1.º CEB e de 2.º CEB e a segunda parte apresenta o trabalho de investigação que intitula o vigente RFE: “As práticas de escrita criativa no 1.º CEB – um estudo de caso”. Este estudo procura compreender de que modo o desenvolvimento do processo de escrita no 1.º CEB pode fomentar a criatividade e como é que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma. Assim sendo, no estudo desenvolvido, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Este estudo tevecomo participantes alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB de uma escola situada na cidade de Viseu. Os dados foram recolhidos através de dois inquéritos por questionário, compreendidos como convites à reflexão sobre a escrita, de observações participantes e de notas de campo. Relativamente aos dados obtidos, foi possível aferirmos que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma, bem como fomentar a criatividade através do processo de escrita, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, se os alunos se sentirem desafiados e motivados para escrever.