ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by advisor "Henriques, Carla Manuela Ribeiro"
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- Perceção e impacto dos Influenciadores digitais na escolha de restaurantesPublication . Saraiva, Ana Beatriz Desiderati; Amaro, Suzanne Fonseca; Henriques, Carla Manuela RibeiroA presença de influenciadores digitais e seu impacto nas decisões dos consumidores através do marketing de influência tem sido cada vez mais frequente na atual era digital. Nesse cenário, estudos que unem a influência dos influenciadores na escolha de um restaurante têm sido escassos e uma revisão de literatura abrangente corroborou para isto. Assim, com base na literatura na área do Marketing de Influência e Redes Sociais, este estudo busca compreender quais são os fatores que influenciam os consumidores na escolha de um estabelecimento gastronómico através das redes sociais, por meio de um comparativo entre as nacionalidades brasileira e portuguesa. A abordagem utilizada neste estudo foi quantitativa, na qual os dados foram recolhidos através de um questionário elaborado e distribuído de forma digital, onde foram obtidas através de uma amostra não probabilística 507 respostas consideradas válidas (338 de pessoas de nacionalidade brasileira e 169 pessoas de nacionalidade portuguesa). Deste modo, utilizou-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para obter os dados através de diversos testes estatísticos. Os resultados sugerem que a maioria dos inquiridos segue influenciadores digitais, especialmente no Instagram e YouTube, ao escolher restaurantes. Vídeos curtos são mais atrativos, seguidos por posts únicos, e o preço é a característica principal nas publicações. A importância das opiniões dos influenciadores aumenta com o gasto e a frequência em restaurantes. Brasileiros se destacam em horas nas redes sociais, seguem mais influenciadores, gastam mais e frequentam restaurantes mais vezes. Valorizam fortemente as opiniões e recomendações dos influenciadores, interferindo em suas futuras escolhas gastronômicas. As conclusões apuradas permitem entender como os atuais consumidores dão relevância às opiniões de influenciadores na eleição dos locais a frequentar na área da restauração. Por fim, as contribuições teóricas ampliam a discussão e apontam linhas de investigação futuras para que novas direções sejam delineadas de forma a impulsionar novas estratégias.