ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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- Mazaltur IncomingPublication . Fonseca, Fátima Pereira da; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraTodas as estatísticas demonstram que o mercado do turismo recetivo em Portugal tem crescido muito nos últimos anos (AICEP, 2017). Segundo o Turismo de Portugal, no seu Plano Turístico 2020 (Turismo de Portugal, 2015), Portugal poderá num curto espaço de tempo atingir um crescimento médio de 3,6% por ano das receitas turísticas a nível mundial. Mazaltur Agência de Viagens e Turismo Lda., com o seu plano estratégico de crescimento, tem como prioridade aproveitar as sinergias que a Mazaltur Rio de Janeiro, que está em fase de implantação num futuro próximo. Assim dentro das mesmas estratégias de negócio, deverá ser criado o Departamento de Incoming, cuja marca a ser lançada definida pela direção da empresa será Mazaltur Incoming. É, bem verdade, que o projeto de criação da Mazaltur Incoming estará sempre centrado no momento de transformações à escala mundial do turismo sob os diversos parâmetros. Os especialistas consideram que Portugal se apresenta como um dos grandes destinos turísticos da Europa e até mesmo a nível mundial, alcançando o 12.º lugar global no Índice de Competitividade do Turismo e chegou ao primeiro lugar na categoria de Infraestruturas Turísticas do Relatório de Competitividade no Turismo de 2019, elaborado pelo Fórum Económico Mundial (WEF, na sigla em inglês), sendo o oitavo no ranking europeu, subindo assim face a 2013 e alcançando o melhor resultado de sempre (Forum, 2019). Outra grande transformação que se verifica é descentralização do turismo português, facilmente observado com o aparecimento e crescimento do mercado turístico em outras regiões e/ou cidades do interior. Não podemos dizer neste momento, que o crescimento do turismo interno de Portugal está somente nas regiões do Algarve, Lisboa, Porto e Madeira. Hoje, os Açores transformaram-se num grande destino turístico e são o primeiro arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável (Global Sustainable Tourism Council). Algumas cidades do interior já fazem um grande esforço de desenvolvimento das suas estruturas e infraestruturas que combinam com uma forte ação de marketing de valorização e divulgação dos serviços turísticos (Turismo de Portugal, 2017). É bem verdade que existe hoje uma preocupação grande das populações e de alguns intervenientes de que o turismo de massa possa transformar algumas cidades e alterar as suas qualidades de vida. Não se pode esquecer, no entanto que o crescimento turístico tem permitido a recuperação de cidades que estavam totalmente condenadas ao abandono (Matos, 2018). A Mazaltur considera que não seja necessário abrir um escritório em Lisboa ou Algarve para atender o fluxo de turistas que chegam a Portugal, pois com as novas tecnologias e profissionais altamente qualificados, ou seja “Consultores de Viagens” é possível abrir um departamento de incoming nas mesmas instalações da empresa mãe, ou seja na cidade de Viseu.
- Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turísticaPublication . Ferreira, Telmo Manuel Paiva; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaO objetivo da realização de um estudo da procura turística é a explicação do comportamento dos consumidores de bens e serviços, identificando motivações e preferências. O planeamento estratégico de um destino turístico deve estar sempre associado ao estudo do comportamento da procura e do consumidor em particular. O estudo da procura turística assume um papel determinante para os destinos, com grande preponderância no processo de tomada de decisões na área de comunicação e marketing. Neste sentido, os destinos turísticos devem desenvolver modelos para estudar a procura turística e efetuar previsões fiáveis da mesma, para elaborarem planos de marketing que contribuam decisivamente para a criação de produtos de acordo com as necessidades dos mercados. Neste projeto de Mestrado realizou-se um estudo da procura turística no concelho de Castro Daire, com o objetivo de identificar as motivações e preferências dos visitantes e aferir qual a imagem de destino que estes detêm de Castro Daire. Numa primeira fase, efetuou-se uma abordagem teórica apoiada numa revisão de literatura, sobre as variáveis Imagem de destino e Motivação turística, realizando-se também uma caraterização social, económica e turística de Castro Daire e uma análise dos produtos turísticos diferenciadores e com potencial de desenvolvimento. O estudo da procura turística foi efetuado através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas aos agentes turísticos e aplicação de inquéritos online a visitantes e não visitantes deste destino turístico. Nas entrevistas, os agentes turísticos foram unânimes na atribuição de grande importância à realização do estudo da procura turística em Castro Daire. Através dos inquéritos registaram-se 829 respostas, 510 de pessoas que visitaram este destino e 319 de pessoas que nunca visitaram, sendo que os resultados do estudo permitiram identificar algumas caraterísticas sociodemográficas, motivações e preferências, medindo também a perceção da imagem de Castro Daire e o grau de satisfação em relação à visita. Dado que o estudo da procura turística é determinante para o planeamento, promoção e competitividade dos destinos, este projeto de Mestrado apresenta, também, algumas contribuições para o Turismo em Castro Daire na área da promoção turística, resultantes do estudo da procura efetuado.
- Criação de um festival de música para a dinamização de Castro Daire: Ecos do MontemuroPublication . Gouveia, Paulo José Pereira; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoIntitulado de “Criação de um festival de música para a dinamização de Castro Daire: Ecos do Montemuro”, este projeto visa dilucidar os aspetos a ter em consideração para o planeamento de um festival de música como ferramenta de marketing territorial. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, começa-se por traçar uma panorâmica sobre a definição do marketing, a vertente territorial deste, a utilização de festivais como ferramenta do marketing territorial e, por fim, o impacto da pandemia COVID-19 nesta tipologia de eventos. Inicialmente, é feita uma revisão de literatura de forma a responder às perguntas “como?” e “quem?”, de forma a entender a viabilidade do projeto numa primeira fase. Nas fases seguintes são apresentados os objetivos do projeto, assim como as análises externa e interna do território em causa. São avaliadas as potencialidades oportunas do território para levar a cabo designado projeto. Na realidade do território em causa – Castro Daire – tal projeto torna-se viável de duas formas: movimento associativo que leve a cabo referida ferramenta ou decisores políticos, neste caso, CMCD entenda que deva ser promotor principal do evento. Assim sendo, procede-se a uma pesquisa de mercado composta por duas abordagens: exploratória e descritiva. A exploratória assenta na entrevista ao Vereador da Cultura, Desporto e Turismo, Dr. Pedro Pontes. Os resultados obtidos são favoráveis ao projeto e para a sua viabilidade. Os resultados da abordagem descritiva permitem conhecer os gostos e até alguns comportamentos do públicoalvo. Por último, apresenta-se uma proposta do projeto, como um protótipo ou maquete do mesmo. São apresentadas orientações estratégicas para assegurar a viabilidade financeira do projeto, perfil do gestor de projeto e perfil dos recursos humanos a considerar, merchandising, custos de operação e local de realização. O projeto apresentado procura responder às seis perguntas do marketing: “o quê?”, “como?”, “quem?”, “quando?”, “onde?” e “porquê?”. Este festival de música como ferramenta de marketing territorial, promovido pela CMCD ou movimento associativo, a ser realizado nas jornadas da juventude, na Foz de Cabril para que Castro Daire, uma vez mais, se possa reinventar e diferenciar na região em que se insere. Descubra como no projeto que se segue!
- Projeto de Touring Cultural e Paisagístico para a Turismo do CentroPublication . Pereira, João Costa Jorge Dias; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraO Touring Cultural e Paisagístico, vertente do turismo cultural, contribui enquanto forma de conservar e preservar as atrações turísticas e de combater o fenómeno da sazonalidade, por ser um tipo de turismo praticável durante todo o ano. A sua importância, a nível nacional, está realçada no Plano Estratégico Nacional de Turismo, desde 2006. Este projeto tem como objetivo principal a apresentação de propostas de roteiro para a entidade pública Turismo do Centro, no contexto do Touring Cultural e Paisagístico, direcionadas para os mercados de Portugal e Espanha. No capítulo I, é feita uma breve Revisão da Literatura, onde são abordadas as temáticas do Touring Cultural e Paisagístico e do Turismo Cultural, de modo a contextualizar o nosso projeto. O capítulo II será alusivo ao turismo na região Centro, com a apresentação de dados estatísticos que mostram a situação mais recente da sua atividade turística. No capítulo III, faremos uma abordagem à região Centro de Portugal, em termos históricos e geográficos. Ainda neste capítulo, serão apresentados os Pólos Marca Turística, com respetivas estatísticas regionais, oferta hoteleira, oferta gastronómica/restauração e as principais atrações. As propostas de roteiros, que integram o capítulo IV, pretendem ser um estímulo à cooperação inter-regional, o que consideramos ser uma vantagem para todas as partes envolvidas.
- As potencialidades de Castro Daire para ser um destino de StorytellingPublication . Gomes, Lurdes Cristina Ferreira; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra; Fernandes, Carla Maria Alves da SilvaCada vez mais, o Turismo Cultural assume uma maior relevância, sendo um dos segmentos de mercado que teve um maior crescimento nos últimos anos (UNWTO, 2015). O Storytelling é essencial nas experiências vividas no Turismo Cultural e tem assumido um papel determinante nos consumos turísticos (Rodrigues & Corazon, 2011). As histórias, as emoções, a partilha e pertença fazem parte do ser humano. Com o aparecimento de um tipo de procura turística baseada na experiência, com especial ênfase nas visitas guiadas, o Storytelling torna-se parte fundamental desta experiência turística, com o poder de tornar o passado no presente, transformando-se num produto único e catalisador responsável pela ligação entre os residentes e os turistas (Frias, Silva & Seabra, 2017). Neste Projeto de Mestrado realizou-se um estudo numa das freguesias do concelho de Castro Daire, a freguesia de Cabril, com o objetivo de verificar se existiam potencialidades para a implementação do produto Storytelling, aferindo também, a recetividade dos residentes em serem os próprios contadores de lendas e histórias dentro dos seus territórios. A metodologia seguida neste Projeto de Mestrado foi a qualitativa, com a aplicação de 22 entrevistas aos residentes da freguesia de Cabril. Nas respostas verificou-se a unanimidade entre os entrevistados, em relação aos benefícios que o crescimento do Turismo pode trazer para o desenvolvimento económico e social, fixando pessoas e combatendo assimetrias regionais. Todos os entrevistados reconhecem grandes potencialidades para a implementação do Storytelling, demonstrando disponibilidade para contarem lendas e histórias aos visitantes, assumindo assim o papel de guias turísticos.
- Plantação de um Souto na DOP Soutos da Lapa: Estudo de viabilidade económico-financeiraPublication . Domingues, Daniela Filomena Gonçalves; Pinto, António Pedro Martins Soares; Melão, Nuno Filipe RosaA castanha tem vindo a tornar-se um produto de destaque no mercado nacional e internacional, a potencialidade das suas características alimentares tornou elevada a procura deste fruto por parte dos consumidores, em especial por aqueles que dão preferência aos produtos de origem biológica, por outro lado, as referidas caraterísticas da sua composição tornam estre fruto atrativo para um segmento restrito de consumidores, como é o caso dos doentes celíacos que utilizam a castanha e os seus derivados como substitutos de outros produtos. Este projeto consiste na elaboração de um plano de negócios e num estudo económicofinanceiro que pretende determinar a viabilidade da reabilitação de um souto de castanheiros numa zona rural do interior do país, situado no distrito de Viseu. O projeto consiste na criação de uma empresa no sector agroalimentar, orientada para a agricultura biológica, tendo como objetivo a produção e venda de castanha no mercado nacional e internacional, aliada á oferta de um pacote de agroturismo inovador, que pretende oferecer ao cliente a experiência única de participar no processo da “apanha” da castanha, optado posteriormente pela adoção responsável de um castanheiro.
- Estratégias de marketing para o lançamento de um livro autopublicadoPublication . Costa, Neide Isabel Rodrigues da; Amaro, Suzanne Fonseca; Pinheiro, PaulaNo mercado do livro português, as editoras tradicionais demonstram cada vez menos interesse em investir em novos autores nacionais. Em contrapartida, observa-se um crescente número de autores a recorrer à autopublicação. No cenário da autopublicação, o autor fica encarregue de todas as etapas da publicação do livro, desde a escrita à venda do mesmo, incluindo todo o trabalho de marketing. Neste sentido, o presente projeto tem como intuito definir estratégias de marketing para o lançamento de um livro de ficção autopublicado no mercado do livro português. Numa fase inicial, é realizada uma análise a artigos e estudos relacionados com o mercado do livro, uma definição dos processos de publicação tradicional e de autopublicação, uma apresentação de leis de venda de livros, e uma lista de estratégias de marketing. Numa segunda fase foi realizado um estudo qualitativo, em forma de entrevista semiestruturada a três autores portugueses que autopublicaram pelo menos um livro nas suas carreiras. Seguiu-se a realização de um estudo quantitativo em forma de um inquérito por questionário, o qual obteve 203 respostas, a consumidores que leem livros na língua portuguesa. Com os resultados obtidos foi possível concluir que as estratégias de Marketing a utilizar para o lançamento de um livro de ficção autopublicado são a criação de uma marca de autor; definição e planeamento de uma época de divulgação do lançamento do livro; e ainda o planeamento da pré-venda e do evento de lançamento. Entre as estratégias de marketing é importante salientar que a comunicação do produto é realizada maioritariamente online, especialmente em redes sociais. Atualmente, o Instagram é a plataforma mais importante tendo em conta a presença da comunidade do Bookstagram. É necessário ter em conta a realização de outros eventos, para além do lançamento do livro, e a possível criação de merchandising para vender ou oferecer. Os resultados do presente projeto mostram-se importantes no sentido em que descreve estratégias de marketing para o lançamento de livro autopublicados em Portugal. Torna-se relevante, principalmente para novos autores que não têm qualquer conhecimento sobre o mercado.
- Slow Cities: uma sugestão de candidatura da cidade de Santa Maria da Feira à Rede CittaslowPublication . Rocha, Ana Miguel Teixeira da; Duque, Ana Sofia; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraEste projeto consiste no desenvolvimento de uma candidatura da cidade de Santa Maria da Feira, à rede internacional Cittaslow. A pertinência do tema em questão, o movimento Slow e o Slow Tourism reside no facto de existirem poucas cidades portuguesas classificadas e no facto de este ser ainda um tema recente e pouco estudado, mas que se tem vindo a mostrar pertinente para a altura que vivemos, podendo efetivamente passar por ser umas das principais tendências de escolhas dos consumidores para o futuro. Com a situação pandémica que atravessámos, o setor turístico foi dos mais afetados. Isto fez com que os hábitos de turismo das pessoas sofressem alterações e deu origem a mudanças nos comportamentos. Assim sendo, o movimento Slow pode ser visto por muitas pessoas como uma boa alternativa a práticas de turismo massificadas. Santa Maria da Feira é uma cidade com um enorme potencial turístico já conhecido, sendo que a cidade é conhecida maioritariamente pelo turismo de eventos. Ainda assim, existe uma grande oferta turística que se pode enquadrar nesta temática, visando a oferta de experiências e vivências únicas e verdadeiramente alternativas aos turistas. Recentemente, a cidade passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, sendo o único território português no âmbito da gastronomia. Isto representa um enorme potencial de desenvolvimento (turístico) para a região. No que diz respeito à metodologia, procedeu-se a uma análise quantitativa com recurso à técnica de inquérito por questionário, que foi posteriormente aplicado aos residentes e visitantes/turistas de Santa Maria da Feira. Os resultados obtidos mostram que uma futura possível candidatura à rede internacional Cittaslow por parte da cidade de Santa Maria da Feira seria viável.
- Turismo, gastronomia e criatividade: elementos para uma estratégia diferenciadora no território de São Pedro do SulPublication . Almeida, Joana Patrícia Fernandes; Duque, Ana Sofia Carreira; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraO setor do turismo está em permanente mudança devido às constantes alterações no comportamento dos turistas, que se tornam cada vez mais exigentes. Desta forma, o aumento da competitividade leva a que os destinos tenham de inovar no desenvolvimento de novos produtos, marcas e a reinventar os mercados tradicionais. Tendo como ponto de partida esta importância de os destinos turísticos inovarem os produtos oferecidos, os objetivos deste trabalho relacionam-se com a criação de uma estratégia diferenciadora para o turismo de São Pedro do Sul, tendo por base o turismo gastronómico e a criatividade (Rede de Cidades Criativas da UNESCO). Pretende-se analisar e caracterizar a sua oferta gastronómica e o seu potencial turístico, identificar o perfil e as motivações gastronómicas dos visitantes, realizar uma análise de benchmarking tendo em vista outras cidades que já sejam Cidades Criativas da UNESCO, na área da gastronomia, salientando as melhores práticas e, por último redigir um conjunto de sugestões para o desenvolvimento de São Pedro do Sul enquanto destino de gastronomia que poderão ser aproveitadas para uma futura candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. De modo a alcançar os objetivos propostos, optou-se pela realização de inquéritos por questionário, a visitantes (atuais e potenciais) e residentes, durante quatro meses (fevereiro a maio). A recolha dos duzentos e nove inquéritos foi feita online- através das redes sociaise por email aos hotéis do concelho. Os resultados obtidos foram posteriormente analisados, com recurso ao software SPSS, permitindo verificar os objetivos inicialmente propostos. Ao fim de analisados os resultados do questionário, foram sugeridas algumas ações que permitem desenvolver São Pedro do Sul enquanto destino de gastronomia, propondo ideias para alcançar visitantes a nível local, regional, nacional e internacional, e que vão ao encontro do que é necessário para a ficha de candidatura à Rede de Cidades Criativas. Com a conclusão da investigação é possível percecionar o parecer favorável quanto ao desenvolvimento e promoção de São Pedro do Sul enquanto destino de gastronomia, evidenciando por parte dos inquiridos uma opinião bastante positiva para uma futura candidatura de São Pedro do Sul à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de gastronomia.
- Principais investidores de uma economia: uma análise sobre a evolução geográfica do investimento de carteiraPublication . Peixoto, Gonçalo Manuel Cabral; Pinto, António Pedro Martins Soares; Silva, João Miguel Falcão Pinto daO investimento de carteira tem vindo a ganhar relevância em termos económicos, expresso pelo peso que assume no Produto Interno Bruto de cada país. Embora o Coordinated Portfolio Investment Survey (CPIS) tenha permitido colmatar alguma insuficiência de dados designadamente, em termos da localização dos ativos de investimento de carteira, prevalecem um conjunto de limitações como, por exemplo, falta de reporte por parte de alguns países, ou reporte incompleto com a ausência de algumas variáveis ou dimensões estatísticas. Nesse sentido, este relatório propõe uma nova abordagem que permite dar resposta à falta de cobertura de informação estatística e, desde logo, melhor identificação dos investimentos na forma de dívida e capital que cada país fez com o exterior. Este trabalho inclui informação recolhida do CPIS e da Posição de Investimento Internacional. Os resultados obtidos permitem aferir, com maior fiabilidade, a residência dos investidores finais do investimento de carteira, validados com testes de robustez e pela evolução com menores oscilações significativas do investimento mundial quando incorporadas as estimativas. A metodologia proposta permite ultrapassar as lacunas dos dados existentes no CPIS. As estimativas têm um maior impacto, em termos absolutos, nas economias que mais investimento de carteira captam e, em alguns semestres, representam 20% dos dados disponíveis. Assim, e de acordo com as estimativas obtidas através dos dados existentes conclui-se que a União Europeia, Estados Unidos da América, Reino Unido e Japão assumem papel de relevo como investidores mundiais (representam 81% dos ativos) e que investem, sobretudo, entre si e nas Ilhas Caimão (captam 79% do investimento mundial). No período em análise (2001 a 2020), a crise financeira de 2008 condicionou a transação dos ativos e passivos destes países. A saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) condicionou negativamente o investimento no exterior, nomeadamente na União Europeia, não se verificando uma alteração significativa na captação de financiamento de países terceiros. Este estudo dá um contributo adicional à literatura existente na extensão do período e número de países analisados, permitindo colmatar algumas das lacunas identificadas no CPIS, nomeadamente a cobertura incompleta dos dados ao estimar, principalmente, os períodos findos em junho de cada ano, onde a cobertura era mais afetada, e desagregar os títulos (capital e dívida) nessa estimativa. Deste modo, as autoridades responsáveis pela compilação de estatísticas externas podem estimar o financiamento captado em países que não reportam informação ao CPIS (acompanhando a periodicidade semestral do próprio inquérito) e ainda, projetar o investimento para períodos futuros.
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