ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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- Criação de um festival de música para a dinamização de Castro Daire: Ecos do MontemuroPublication . Gouveia, Paulo José Pereira; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoIntitulado de “Criação de um festival de música para a dinamização de Castro Daire: Ecos do Montemuro”, este projeto visa dilucidar os aspetos a ter em consideração para o planeamento de um festival de música como ferramenta de marketing territorial. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, começa-se por traçar uma panorâmica sobre a definição do marketing, a vertente territorial deste, a utilização de festivais como ferramenta do marketing territorial e, por fim, o impacto da pandemia COVID-19 nesta tipologia de eventos. Inicialmente, é feita uma revisão de literatura de forma a responder às perguntas “como?” e “quem?”, de forma a entender a viabilidade do projeto numa primeira fase. Nas fases seguintes são apresentados os objetivos do projeto, assim como as análises externa e interna do território em causa. São avaliadas as potencialidades oportunas do território para levar a cabo designado projeto. Na realidade do território em causa – Castro Daire – tal projeto torna-se viável de duas formas: movimento associativo que leve a cabo referida ferramenta ou decisores políticos, neste caso, CMCD entenda que deva ser promotor principal do evento. Assim sendo, procede-se a uma pesquisa de mercado composta por duas abordagens: exploratória e descritiva. A exploratória assenta na entrevista ao Vereador da Cultura, Desporto e Turismo, Dr. Pedro Pontes. Os resultados obtidos são favoráveis ao projeto e para a sua viabilidade. Os resultados da abordagem descritiva permitem conhecer os gostos e até alguns comportamentos do públicoalvo. Por último, apresenta-se uma proposta do projeto, como um protótipo ou maquete do mesmo. São apresentadas orientações estratégicas para assegurar a viabilidade financeira do projeto, perfil do gestor de projeto e perfil dos recursos humanos a considerar, merchandising, custos de operação e local de realização. O projeto apresentado procura responder às seis perguntas do marketing: “o quê?”, “como?”, “quem?”, “quando?”, “onde?” e “porquê?”. Este festival de música como ferramenta de marketing territorial, promovido pela CMCD ou movimento associativo, a ser realizado nas jornadas da juventude, na Foz de Cabril para que Castro Daire, uma vez mais, se possa reinventar e diferenciar na região em que se insere. Descubra como no projeto que se segue!
- Ecoturismo, "A tapada do mata Lobos"Publication . Figueiredo, Aida Maria Paulo Mendes; Figueiredo, António José Queirós Soares de; Vicente, Margarida Alexandra LopesA Organização Mundial de Turismo (OMT), 1994 afirma que o turismo engloba as atividades das pessoas que viajam e permanecem em lugares fora do seu ambiente usual durante não mais do que um ano consecutivo por prazer, negócios ou outras finalidades. Hoje, o turismo está firmemente estabelecido na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, como um motor para o avanço da prosperidade, protegendo o planeta e lançando as bases para a paz e o entendimento entre os povos (Nações Unidas [NU], 2020). A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) causou, em geral, um impacto negativo na economia e na sociedade, mas, por outro lado, levou a um aumento da procura por espaços na natureza, no campo, nas aldeias e nas zonas interiores do país. A OMT (2020) reconhece que no atual contexto se vê uma clara aposta no mercado doméstico e um aumento da procura por espaços naturais e abertos e ainda que esta é uma tendência que parece vir para ficar. Para o Turismo de Portugal (TP), 2020 a Sustentabilidade no Turismo, é um caminho incontornável e assumido com crescente consciência pelos agentes do setor, à escala mundial. Significando, portanto, que deverá ter em conta as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades, bem como os seus impactos ambientais, económicos e sociais no presente e no futuro. De acordo com a Sociedade Internacional de Ecoturismo (2015), Ecoturismo é definido como o conjunto de atividades responsáveis realizadas em áreas naturais, que preservem o meio ambiente, sustentem o bem-estar da população local e envolvam interpretação e educação. Pelo que, tendo em vista esse propósito, a educação deve incluir funcionários e hóspedes. É, portanto, neste contexto que surge o presente trabalho, propondo compatibilizar a necessidade de realização do presente documento, decorrente da realização do próprio curso de Mestrado em Gestão Turística, com o desenvolvimento de um plano de estudo para a viabilidade de um negócio de alojamento em contexto de ecoturismo, baseado em laços e raízes familiares.
- Enhancing Financial Product Recommendations through Chatbots and Large Language Models: A User-Centric ApproachPublication . Pereira, Pedro Manuel Noutel; Cunha, Carlos Augusto da SilvaIn an era where the intersection of artificial intelligence and digital finance is be coming increasingly relevant, the application of Large Language Models (LLM) to investor risk profiling is a revolutionary possibility. Traditional risk profiling meth ods rely too heavily on structured questionnaires, which fail to capture the nuances of investor behaviour, resulting in stereotyped categorization and more often than not, inaccurate representations of risk tolerance. This thesis explores how LLMs, specifically using OpenAI GPT series, can enhance the accuracy and personalisa tion of risk assessment models by leveraging natural language understanding and adaptive learning capabilities. This study explains the limitations of conventional profiling techniques and pro poses an LLM-based model that is dynamic in nature and adjusts according to in vestors’ responses, making the classification more precise with interactive discussion. To identify the effectiveness of the model proposed, the Morningstar risk profile is taken as a training and testing dataset for the LLM, while the traditional approach is analyzed, based on Google Forms, for comparing dynamic and static models. The results indicate that LLMs can significantly contribute to investor profiling by providing a conversational, real-time assessment process that complements the accuracy and user engagement, rendering the monitoring process more personalized. They also show that LLM achieves a significant improvement in investor profiling through a more flexible and interactive classification procedure. The model out performs conventional methods in cases where investor responses are ambiguous or subjective, ensuring better alignment with risk tolerance. In addition, it was ob served that the GPT-based classification tends to be conservative in the case of uncertain responses, which can serve to avoid excessive risk-taking. These results validate the potential of leveraging LLMs to augment financial advisory services by providing a more accurate and responsive risk assessment to individual investor profiles. By demonstrating the advantages and limits of AI-based investor profiling, the thesis contributes to the growing body of literature on LLM application for making financial decisions. The findings pinpoint the transition from rigid, questionnaire based questionnaires to adaptive, context-aware systems, with new potentials for augmenting financial advisory services in an increasingly digitalized economy.
- Estratégias de Marketing Digital para Livro Autopublicado: caso prático de entomofagia no mercado portuguêsPublication . Spinosa, Patricia Teixeira; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoO presente projeto consistiu em duas etapas. A primeira etapa foi a criação de um livro autopublicado em formato digital (e-book) intitulado “Tenébrios. A Nova Fronteira Alimentar. Manual Técnico”. A segunda etapa envolveu as estratégias de marketing para o lançamento e venda de produtos em plataformas de comércio eletrônico e medias sociais. Este projeto contribui para uma perceção mais próxima possível da realidade que os autores de livros digitais autopublicados têm de enfrentar, desde a escrita do e-book até à sua disponibilização para venda. Com o e-book devidamente escrito, revisado e formatado, a etapa seguinte foi a análise das publicações online em plataformas próprias ou especializadas. Definidos os objetivos, o autor passou a analisar as variáveis do Marketing Mix (produto, preço, promoção e praça) utilizando empresas de comércio eletrônico como Amazon, Bookmundo e Flip.html5 como canais de distribuição. O número de leitores em Portugal tem aumentado. As mulheres demonstram mais competências de leitura, sendo as classes média e alta as que mais compram livros. Por outro lado, constatou se que 88% das famílias portuguesas tem acesso à Internet e mais de metade utiliza redes sociais e fazem compras online. Neste caso, para um livro digital sobre entomofagia, toda a estratégia de marketing centrou-se no online através do marketing digital e do e-commerce em B2C, que se caracteriza pelo estabelecimento de relações comerciais através de meios eletrónicos entre distribuição de e-books empresas, autores autopublicados e consumidores finais. Para vender o e-book, foi desenvolvida uma Estratégia de Marketing Digital com um calendário das etapas a serem cumpridas antes do lançamento até à pós-venda. Com este projeto foi possível demonstrar que os autores independentes que publicam e-books por conta própria podem desconhecer ou subestimar o esforço de marketing envolvido, e podem não ter as competências e recursos necessários para comercializar os seus e-books de forma eficiente. Os resultados mostraram também que a utilização da Inteligência Artificial por autores de livros digitais autopublicados é eficaz e apresenta vantagens e excelentes contribuições, levando assim a uma grande mudança tecnológica tanto para a elaboração do e-book como para a boa execução do plano de marketing.
- Estratégias de marketing para o lançamento de um livro autopublicadoPublication . Costa, Neide Isabel Rodrigues da; Amaro, Suzanne Fonseca; Pinheiro, PaulaNo mercado do livro português, as editoras tradicionais demonstram cada vez menos interesse em investir em novos autores nacionais. Em contrapartida, observa-se um crescente número de autores a recorrer à autopublicação. No cenário da autopublicação, o autor fica encarregue de todas as etapas da publicação do livro, desde a escrita à venda do mesmo, incluindo todo o trabalho de marketing. Neste sentido, o presente projeto tem como intuito definir estratégias de marketing para o lançamento de um livro de ficção autopublicado no mercado do livro português. Numa fase inicial, é realizada uma análise a artigos e estudos relacionados com o mercado do livro, uma definição dos processos de publicação tradicional e de autopublicação, uma apresentação de leis de venda de livros, e uma lista de estratégias de marketing. Numa segunda fase foi realizado um estudo qualitativo, em forma de entrevista semiestruturada a três autores portugueses que autopublicaram pelo menos um livro nas suas carreiras. Seguiu-se a realização de um estudo quantitativo em forma de um inquérito por questionário, o qual obteve 203 respostas, a consumidores que leem livros na língua portuguesa. Com os resultados obtidos foi possível concluir que as estratégias de Marketing a utilizar para o lançamento de um livro de ficção autopublicado são a criação de uma marca de autor; definição e planeamento de uma época de divulgação do lançamento do livro; e ainda o planeamento da pré-venda e do evento de lançamento. Entre as estratégias de marketing é importante salientar que a comunicação do produto é realizada maioritariamente online, especialmente em redes sociais. Atualmente, o Instagram é a plataforma mais importante tendo em conta a presença da comunidade do Bookstagram. É necessário ter em conta a realização de outros eventos, para além do lançamento do livro, e a possível criação de merchandising para vender ou oferecer. Os resultados do presente projeto mostram-se importantes no sentido em que descreve estratégias de marketing para o lançamento de livro autopublicados em Portugal. Torna-se relevante, principalmente para novos autores que não têm qualquer conhecimento sobre o mercado.
- Estratégias de promoção turística para o Município de Castro Daire com base no estudo da procura turísticaPublication . Ferreira, Telmo Manuel Paiva; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaO objetivo da realização de um estudo da procura turística é a explicação do comportamento dos consumidores de bens e serviços, identificando motivações e preferências. O planeamento estratégico de um destino turístico deve estar sempre associado ao estudo do comportamento da procura e do consumidor em particular. O estudo da procura turística assume um papel determinante para os destinos, com grande preponderância no processo de tomada de decisões na área de comunicação e marketing. Neste sentido, os destinos turísticos devem desenvolver modelos para estudar a procura turística e efetuar previsões fiáveis da mesma, para elaborarem planos de marketing que contribuam decisivamente para a criação de produtos de acordo com as necessidades dos mercados. Neste projeto de Mestrado realizou-se um estudo da procura turística no concelho de Castro Daire, com o objetivo de identificar as motivações e preferências dos visitantes e aferir qual a imagem de destino que estes detêm de Castro Daire. Numa primeira fase, efetuou-se uma abordagem teórica apoiada numa revisão de literatura, sobre as variáveis Imagem de destino e Motivação turística, realizando-se também uma caraterização social, económica e turística de Castro Daire e uma análise dos produtos turísticos diferenciadores e com potencial de desenvolvimento. O estudo da procura turística foi efetuado através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas aos agentes turísticos e aplicação de inquéritos online a visitantes e não visitantes deste destino turístico. Nas entrevistas, os agentes turísticos foram unânimes na atribuição de grande importância à realização do estudo da procura turística em Castro Daire. Através dos inquéritos registaram-se 829 respostas, 510 de pessoas que visitaram este destino e 319 de pessoas que nunca visitaram, sendo que os resultados do estudo permitiram identificar algumas caraterísticas sociodemográficas, motivações e preferências, medindo também a perceção da imagem de Castro Daire e o grau de satisfação em relação à visita. Dado que o estudo da procura turística é determinante para o planeamento, promoção e competitividade dos destinos, este projeto de Mestrado apresenta, também, algumas contribuições para o Turismo em Castro Daire na área da promoção turística, resultantes do estudo da procura efetuado.
- Harmonizando Natureza e Hospitalidade: Proposta de um Resort Ecológico na Ilha de São Miguel, AçoresPublication . Teixeira, Jacinta Isabel Martins; Antunes, Joaquim Gonçalves; Ramos, Adriano Augusto Barreto SimõesEste projeto propõe a criação de um Eco Resort na ilha de São Miguel, Açores, com o objetivo de valorizar os recursos naturais e culturais da região e promover o Turismo de Natureza, Turismo Sustentável e o Ecoturismo. Denominado Nature Experiences, este empreendimento será desenvolvido com base nos princípios de sustentabilidade, de acordo com o crescimento do setor turístico, alinhando-se pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta proposta é apresentada depois de um estudo realizado a potenciais turistas, através da análise de dados de um questionário online, onde se obtiveram 109 respostas. Desta forma, pretendeu-se compreender a viabilidade da proposta e as motivações e preferências dos turistas. Os resultados destacam o forte interesse por iniciativas relacionadas com o contacto com a natureza e com a responsabilidade ambiental. O Eco Resort “Nature Experiences” será desenvolvido com infraestruturas sustentáveis e autossuficientes, atividades que valorizam a conexão com a natureza, preservação ambiental e integração com a comunidade local. Este projeto não apenas contribuirá para o aumento da oferta turística nos Açores, mas também reforça o posicionamento de São Miguel como um destino de eleição em práticas sustentáveis.
- Mazaltur IncomingPublication . Fonseca, Fátima Pereira da; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraTodas as estatísticas demonstram que o mercado do turismo recetivo em Portugal tem crescido muito nos últimos anos (AICEP, 2017). Segundo o Turismo de Portugal, no seu Plano Turístico 2020 (Turismo de Portugal, 2015), Portugal poderá num curto espaço de tempo atingir um crescimento médio de 3,6% por ano das receitas turísticas a nível mundial. Mazaltur Agência de Viagens e Turismo Lda., com o seu plano estratégico de crescimento, tem como prioridade aproveitar as sinergias que a Mazaltur Rio de Janeiro, que está em fase de implantação num futuro próximo. Assim dentro das mesmas estratégias de negócio, deverá ser criado o Departamento de Incoming, cuja marca a ser lançada definida pela direção da empresa será Mazaltur Incoming. É, bem verdade, que o projeto de criação da Mazaltur Incoming estará sempre centrado no momento de transformações à escala mundial do turismo sob os diversos parâmetros. Os especialistas consideram que Portugal se apresenta como um dos grandes destinos turísticos da Europa e até mesmo a nível mundial, alcançando o 12.º lugar global no Índice de Competitividade do Turismo e chegou ao primeiro lugar na categoria de Infraestruturas Turísticas do Relatório de Competitividade no Turismo de 2019, elaborado pelo Fórum Económico Mundial (WEF, na sigla em inglês), sendo o oitavo no ranking europeu, subindo assim face a 2013 e alcançando o melhor resultado de sempre (Forum, 2019). Outra grande transformação que se verifica é descentralização do turismo português, facilmente observado com o aparecimento e crescimento do mercado turístico em outras regiões e/ou cidades do interior. Não podemos dizer neste momento, que o crescimento do turismo interno de Portugal está somente nas regiões do Algarve, Lisboa, Porto e Madeira. Hoje, os Açores transformaram-se num grande destino turístico e são o primeiro arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável (Global Sustainable Tourism Council). Algumas cidades do interior já fazem um grande esforço de desenvolvimento das suas estruturas e infraestruturas que combinam com uma forte ação de marketing de valorização e divulgação dos serviços turísticos (Turismo de Portugal, 2017). É bem verdade que existe hoje uma preocupação grande das populações e de alguns intervenientes de que o turismo de massa possa transformar algumas cidades e alterar as suas qualidades de vida. Não se pode esquecer, no entanto que o crescimento turístico tem permitido a recuperação de cidades que estavam totalmente condenadas ao abandono (Matos, 2018). A Mazaltur considera que não seja necessário abrir um escritório em Lisboa ou Algarve para atender o fluxo de turistas que chegam a Portugal, pois com as novas tecnologias e profissionais altamente qualificados, ou seja “Consultores de Viagens” é possível abrir um departamento de incoming nas mesmas instalações da empresa mãe, ou seja na cidade de Viseu.
- Nature Eco Sense: um empreendimento Glamping em CinfãesPublication . Silva, Eduarda Raquel Ferreira da; Moreira, Claúdia Patrícia De Almeida Seabra; Novais, Cristina Maria De Jesus Barroco; Reis, Paulo Sérgio Beco PintoO propósito da realização deste projeto prende-se com o projeto final de Mestrado em Gestão Turística, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Com este trabalho pretende-se a estudar a possibilidade de criação de um empreendimento que valorize os valores e tradições da região onde se insere. O Nature Eco Sense enquadra-se no tipo de turismo de luxo e natureza, desta forma pode-se dizer que produto âncora para este trabalho é o Glamping como um produto de luxo e promotor do turismo da região. O objetivo é realizar um plano estratégico para uma empresa, neste caso uma nova empresa, sendo ela Nature Eco Sense e será implementada na região de Cinfães, de forma que esta seja benéfica tanto para o turista como para os residentes. Cinfães tem grandes potencialidades para captar turistas internacionais para a prática de turismo de natureza. A empresa Nature Eco Sense usará os produtos endógenos, pois estes dão autenticidade à região. Neste trabalho pode-se observar o grande potencial, bem como os benefícios da abertura desta empresa. Sendo este um projeto pioneiro e inovador na região, fará que não só o turismo se desenvolva, mas também toda a economia da região, através da atração de turistas. Este projeto realça todos os pilares da sustentabilidade, utilizando os espaços verdes presentes na região de forma ecológica e sustentável. Além disso, o projeto surge não só para o desenvolvimento e potencialização do turismo e da economia local, mas também para a valorização dos produtos endógenos que serão utilizados, em parceria com produtores locais.
- Perceção e impacto dos Influenciadores digitais na escolha de restaurantesPublication . Saraiva, Ana Beatriz Desiderati; Amaro, Suzanne Fonseca; Henriques, Carla Manuela RibeiroA presença de influenciadores digitais e seu impacto nas decisões dos consumidores através do marketing de influência tem sido cada vez mais frequente na atual era digital. Nesse cenário, estudos que unem a influência dos influenciadores na escolha de um restaurante têm sido escassos e uma revisão de literatura abrangente corroborou para isto. Assim, com base na literatura na área do Marketing de Influência e Redes Sociais, este estudo busca compreender quais são os fatores que influenciam os consumidores na escolha de um estabelecimento gastronómico através das redes sociais, por meio de um comparativo entre as nacionalidades brasileira e portuguesa. A abordagem utilizada neste estudo foi quantitativa, na qual os dados foram recolhidos através de um questionário elaborado e distribuído de forma digital, onde foram obtidas através de uma amostra não probabilística 507 respostas consideradas válidas (338 de pessoas de nacionalidade brasileira e 169 pessoas de nacionalidade portuguesa). Deste modo, utilizou-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para obter os dados através de diversos testes estatísticos. Os resultados sugerem que a maioria dos inquiridos segue influenciadores digitais, especialmente no Instagram e YouTube, ao escolher restaurantes. Vídeos curtos são mais atrativos, seguidos por posts únicos, e o preço é a característica principal nas publicações. A importância das opiniões dos influenciadores aumenta com o gasto e a frequência em restaurantes. Brasileiros se destacam em horas nas redes sociais, seguem mais influenciadores, gastam mais e frequentam restaurantes mais vezes. Valorizam fortemente as opiniões e recomendações dos influenciadores, interferindo em suas futuras escolhas gastronômicas. As conclusões apuradas permitem entender como os atuais consumidores dão relevância às opiniões de influenciadores na eleição dos locais a frequentar na área da restauração. Por fim, as contribuições teóricas ampliam a discussão e apontam linhas de investigação futuras para que novas direções sejam delineadas de forma a impulsionar novas estratégias.
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