Repository logo
 

ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 18
  • Projeto 1001 Marianeiras: Viabilidade de empreender com estratégias criativas
    Publication . Leitão, Mariana Carvalho; Pinheiro, Paula Sofia Neta Vasconcelos
    Este projeto de mestrado tem como propósito o desenvolvimento de um plano de marketing estratégico para a transição de freelancer para uma estrutura empresarial consolidada. Inicialmente, realiza-se um enquadramento teórico sobre o conceito de marketing, marketing estratégico e empreendedorismo, com uma análise detalhada dos componentes fundamentais de um plano de marketing. A pesquisa metodológica incluiu a utilização das ferramentas de análise PESTEL e SWOT, e a aplicação do método 5W2H para definir uma estratégia clara e assertiva. A análise interna, baseada na observação direta de processos e recursos, foi complementada por uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas exploratórias com empreendedores, que proporcionaram insights valiosos para a construção do plano. A partir deste diagnóstico, foram estabelecidos objetivos claros e mensuráveis, alinhados com a missão, visão, valores e a proposta de valor da futura empresa. A estratégia de marketing proposta foca-se em áreas essenciais como a construção da marca pessoal, a expansão da rede de clientes e parcerias, a diversificação de fontes de rendimento e a fidelização de clientes. O plano de ação detalhado é acompanhado por um cronograma, orçamento e indicadores-chave de desempenho (KPIs), além de uma metodologia de controlo e revisão regular para garantir o sucesso e a continuidade do processo de transição. O trabalho visa contribuir para a formação académica e profissional, aplicando conceitos de marketing a um cenário real, oferecendo um plano prático e adaptável à evolução do mercado e aos desafios do empreendedorismo. As recomendações futuras indicam formas de garantir a viabilidade e o crescimento sustentável da nova empresa.
  • Estratégias de Marketing Digital para Livro Autopublicado: caso prático de entomofagia no mercado português
    Publication . Spinosa, Patricia Teixeira; Ferreira, Bruno Emanuel Morgado
    O presente projeto consistiu em duas etapas. A primeira etapa foi a criação de um livro autopublicado em formato digital (e-book) intitulado “Tenébrios. A Nova Fronteira Alimentar. Manual Técnico”. A segunda etapa envolveu as estratégias de marketing para o lançamento e venda de produtos em plataformas de comércio eletrônico e medias sociais. Este projeto contribui para uma perceção mais próxima possível da realidade que os autores de livros digitais autopublicados têm de enfrentar, desde a escrita do e-book até à sua disponibilização para venda. Com o e-book devidamente escrito, revisado e formatado, a etapa seguinte foi a análise das publicações online em plataformas próprias ou especializadas. Definidos os objetivos, o autor passou a analisar as variáveis do Marketing Mix (produto, preço, promoção e praça) utilizando empresas de comércio eletrônico como Amazon, Bookmundo e Flip.html5 como canais de distribuição. O número de leitores em Portugal tem aumentado. As mulheres demonstram mais competências de leitura, sendo as classes média e alta as que mais compram livros. Por outro lado, constatou se que 88% das famílias portuguesas tem acesso à Internet e mais de metade utiliza redes sociais e fazem compras online. Neste caso, para um livro digital sobre entomofagia, toda a estratégia de marketing centrou-se no online através do marketing digital e do e-commerce em B2C, que se caracteriza pelo estabelecimento de relações comerciais através de meios eletrónicos entre distribuição de e-books empresas, autores autopublicados e consumidores finais. Para vender o e-book, foi desenvolvida uma Estratégia de Marketing Digital com um calendário das etapas a serem cumpridas antes do lançamento até à pós-venda. Com este projeto foi possível demonstrar que os autores independentes que publicam e-books por conta própria podem desconhecer ou subestimar o esforço de marketing envolvido, e podem não ter as competências e recursos necessários para comercializar os seus e-books de forma eficiente. Os resultados mostraram também que a utilização da Inteligência Artificial por autores de livros digitais autopublicados é eficaz e apresenta vantagens e excelentes contribuições, levando assim a uma grande mudança tecnológica tanto para a elaboração do e-book como para a boa execução do plano de marketing.
  • Plano de Negócios - Villa da Acessada, Turismo no Espaço Rural
    Publication . Loureiro, Filomena Rodrigues; Reis, Paulo Sérgio Beco Pinto; Pato, Maria Lúcia de Jesus
    O presente projeto final de Mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Negócios para a implementação de um empreendimento de Turismo no Espaço Rural, com a tipologia de Casas de Campo. A idealização deste empreendimento partiu da vontade da promotora de restaurar uma casa pertencente à sua bisavó e de pretender impulsionar uma nova dinâmica socioeconómica à aldeia onde reside – Cativelos, pertencente ao concelho de Gouveia. Na conceção do plano de negócios do empreendimento – Villa da Acessada – estão princípios relativos às questões da sustentabilidade e da inovação. Com efeito, pretende-se conceber um empreendimento sustentável, utilizando materiais que incrementem a eficiência energética, promovam a utilização de energias renováveis e reduzam os consumos de energia. Pretende-se propor aos turistas uma oferta turística co-criativa e sustentável, onde as parcerias com a comunidade local são fundamentais. Para adaptar eficientemente o plano de negócios à realidade regional, para além da revisão de literatura sobre a temática do TER, a elaboração deste projeto integra igualmente a elaboração de um estudo de mercado junto de potenciais turistas com o intuito de perceber quais as suas motivações e expectativas em relação ao mesmo, assim como toda a análise de contexto.
  • Perceção e impacto dos Influenciadores digitais na escolha de restaurantes
    Publication . Saraiva, Ana Beatriz Desiderati; Amaro, Suzanne Fonseca; Henriques, Carla Manuela Ribeiro
    A presença de influenciadores digitais e seu impacto nas decisões dos consumidores através do marketing de influência tem sido cada vez mais frequente na atual era digital. Nesse cenário, estudos que unem a influência dos influenciadores na escolha de um restaurante têm sido escassos e uma revisão de literatura abrangente corroborou para isto. Assim, com base na literatura na área do Marketing de Influência e Redes Sociais, este estudo busca compreender quais são os fatores que influenciam os consumidores na escolha de um estabelecimento gastronómico através das redes sociais, por meio de um comparativo entre as nacionalidades brasileira e portuguesa. A abordagem utilizada neste estudo foi quantitativa, na qual os dados foram recolhidos através de um questionário elaborado e distribuído de forma digital, onde foram obtidas através de uma amostra não probabilística 507 respostas consideradas válidas (338 de pessoas de nacionalidade brasileira e 169 pessoas de nacionalidade portuguesa). Deste modo, utilizou-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para obter os dados através de diversos testes estatísticos. Os resultados sugerem que a maioria dos inquiridos segue influenciadores digitais, especialmente no Instagram e YouTube, ao escolher restaurantes. Vídeos curtos são mais atrativos, seguidos por posts únicos, e o preço é a característica principal nas publicações. A importância das opiniões dos influenciadores aumenta com o gasto e a frequência em restaurantes. Brasileiros se destacam em horas nas redes sociais, seguem mais influenciadores, gastam mais e frequentam restaurantes mais vezes. Valorizam fortemente as opiniões e recomendações dos influenciadores, interferindo em suas futuras escolhas gastronômicas. As conclusões apuradas permitem entender como os atuais consumidores dão relevância às opiniões de influenciadores na eleição dos locais a frequentar na área da restauração. Por fim, as contribuições teóricas ampliam a discussão e apontam linhas de investigação futuras para que novas direções sejam delineadas de forma a impulsionar novas estratégias.
  • Nature Eco Sense: um empreendimento Glamping em Cinfães
    Publication . Silva, Eduarda Raquel Ferreira da; Moreira, Claúdia Patrícia De Almeida Seabra; Novais, Cristina Maria De Jesus Barroco; Reis, Paulo Sérgio Beco Pinto
    O propósito da realização deste projeto prende-se com o projeto final de Mestrado em Gestão Turística, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Com este trabalho pretende-se a estudar a possibilidade de criação de um empreendimento que valorize os valores e tradições da região onde se insere. O Nature Eco Sense enquadra-se no tipo de turismo de luxo e natureza, desta forma pode-se dizer que produto âncora para este trabalho é o Glamping como um produto de luxo e promotor do turismo da região. O objetivo é realizar um plano estratégico para uma empresa, neste caso uma nova empresa, sendo ela Nature Eco Sense e será implementada na região de Cinfães, de forma que esta seja benéfica tanto para o turista como para os residentes. Cinfães tem grandes potencialidades para captar turistas internacionais para a prática de turismo de natureza. A empresa Nature Eco Sense usará os produtos endógenos, pois estes dão autenticidade à região. Neste trabalho pode-se observar o grande potencial, bem como os benefícios da abertura desta empresa. Sendo este um projeto pioneiro e inovador na região, fará que não só o turismo se desenvolva, mas também toda a economia da região, através da atração de turistas. Este projeto realça todos os pilares da sustentabilidade, utilizando os espaços verdes presentes na região de forma ecológica e sustentável. Além disso, o projeto surge não só para o desenvolvimento e potencialização do turismo e da economia local, mas também para a valorização dos produtos endógenos que serão utilizados, em parceria com produtores locais.
  • Ecoturismo, "A tapada do mata Lobos"
    Publication . Figueiredo, Aida Maria Paulo Mendes; Figueiredo, António José Queirós Soares de; Vicente, Margarida Alexandra Lopes
    A Organização Mundial de Turismo (OMT), 1994 afirma que o turismo engloba as atividades das pessoas que viajam e permanecem em lugares fora do seu ambiente usual durante não mais do que um ano consecutivo por prazer, negócios ou outras finalidades. Hoje, o turismo está firmemente estabelecido na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, como um motor para o avanço da prosperidade, protegendo o planeta e lançando as bases para a paz e o entendimento entre os povos (Nações Unidas [NU], 2020). A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) causou, em geral, um impacto negativo na economia e na sociedade, mas, por outro lado, levou a um aumento da procura por espaços na natureza, no campo, nas aldeias e nas zonas interiores do país. A OMT (2020) reconhece que no atual contexto se vê uma clara aposta no mercado doméstico e um aumento da procura por espaços naturais e abertos e ainda que esta é uma tendência que parece vir para ficar. Para o Turismo de Portugal (TP), 2020 a Sustentabilidade no Turismo, é um caminho incontornável e assumido com crescente consciência pelos agentes do setor, à escala mundial. Significando, portanto, que deverá ter em conta as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades, bem como os seus impactos ambientais, económicos e sociais no presente e no futuro. De acordo com a Sociedade Internacional de Ecoturismo (2015), Ecoturismo é definido como o conjunto de atividades responsáveis realizadas em áreas naturais, que preservem o meio ambiente, sustentem o bem-estar da população local e envolvam interpretação e educação. Pelo que, tendo em vista esse propósito, a educação deve incluir funcionários e hóspedes. É, portanto, neste contexto que surge o presente trabalho, propondo compatibilizar a necessidade de realização do presente documento, decorrente da realização do próprio curso de Mestrado em Gestão Turística, com o desenvolvimento de um plano de estudo para a viabilidade de um negócio de alojamento em contexto de ecoturismo, baseado em laços e raízes familiares.
  • Plano estratégico para abertura de um Boutique Hotel: o caso do 1877 Estrela Palace
    Publication . Almeida, Matilde Erminda; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra
    Este Plano Estratégico visa a criação de um Boutique Hotel – 1877 Estrela Palace, localizado no centro da cidade de Aveiro e em processo de restauro desde o ano 2017. Abrirá ao público a 11 de abril de 2022. Este irá distinguir-se pela sua simbiose, que combina o estilo “La Belle Époque” com o seu charme inerente e maximalista, onde cada suite/quarto retrata uma personagem ou figura relevante da história da cidade de Aveiro. É, também, um projeto bastante ambicioso, pois trata-se de um dos edifícios mais emblemáticos em Aveiro, o qual passará a contar a história do edifício desde o século XVII. O meu cargo será de Assistente de Direção. O desenvolvimento do Plano Estratégico para o 1877 Estrela Palace, passará por várias etapas, primeiramente será identificado todo o processo e experiência de abertura do Boutique Hotel. Mais concretamente, analisar todas as necessidades de abertura e descrever a génese do funcionamento do Boutique Hotel. Este projeto visa, também, descrever as características do cliente deste de produto, sendo que o Boutique Hotel oferece um serviço bastante específico, existe uma necessidade redobrada em perceber as suas necessidades e características de forma a definir previamente estratégias de Marketing adequadas. A experiência "on-the-job" será um método para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências, complementando os já adquiridos em contexto académico.
  • Projeto Aldeamento Turístico Renascer
    Publication . Eliseu, Cristiana Vieira; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra; Figueiredo, António José Queirós Soares de
    O envelhecimento populacional e os sentimentos de exclusão e sedentarismo que são cada vez mais comuns nos seniores, obrigam à existência de novas soluções que contribuam para a qualidade de vida e envelhecimento ativo deste público-alvo. O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido com base na estrutura de um plano de negócios e tem como objetivo principal a criação e desenvolvimento de um espaço multifuncional, inovador e ao mesmo tempo acessível, no município de Tábua, com a missão de colmatar os sentimentos de exclusão, solidão e sedentarismo da terceira idade, oferecendo uma alternativa que enriquece as suas vidas, que os faça sentir mais rejuvenescidos, participativos e acima de tudo ativos. Por este motivo, a empresa terá o nome de “Aldeamento Renascer”. Numa fase inicial, fez-se uma revisão da literatura, onde se definiu diversos conceitos associados ao sénior e ao Turismo Sénior, e se abordou os benefícios do turismo e das atividades para o sénior. Após esta fase apresentou-se o projeto de forma detalhada e posteriormente realizou-se um estudo de mercado, com o objetivo de perceber as motivações e interesses do público sénior, conferir a viabilidade do projeto e definir o público-alvo. Após o estudo de mercado, foi definida a estratégia de negócio e a estratégia de marketing e vendas. A primeira focando-se no modelo de negócio, na análise estratégica e na formulação da estratégia, e a segunda utilizando o Marketing Mix, direcionado para os segmentos alvo, definidos no estudo de mercado. Por fim, analisou se financeiramente o projeto, sendo possível concluir que este é viável e que o retorno do investimento será no 9º ano de atividade. Este projeto, apresenta elevadas probabilidade de sucesso, a nível financeiro e de atratividade, contribuindo para o envelhecimento ativo e qualidade de vida do cliente sénior e trazendo vantagens para o município onde se insere, o município de Tábua.
  • Slow Cities: uma sugestão de candidatura da cidade de Santa Maria da Feira à Rede Cittaslow
    Publication . Rocha, Ana Miguel Teixeira da; Duque, Ana Sofia; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra
    Este projeto consiste no desenvolvimento de uma candidatura da cidade de Santa Maria da Feira, à rede internacional Cittaslow. A pertinência do tema em questão, o movimento Slow e o Slow Tourism reside no facto de existirem poucas cidades portuguesas classificadas e no facto de este ser ainda um tema recente e pouco estudado, mas que se tem vindo a mostrar pertinente para a altura que vivemos, podendo efetivamente passar por ser umas das principais tendências de escolhas dos consumidores para o futuro. Com a situação pandémica que atravessámos, o setor turístico foi dos mais afetados. Isto fez com que os hábitos de turismo das pessoas sofressem alterações e deu origem a mudanças nos comportamentos. Assim sendo, o movimento Slow pode ser visto por muitas pessoas como uma boa alternativa a práticas de turismo massificadas. Santa Maria da Feira é uma cidade com um enorme potencial turístico já conhecido, sendo que a cidade é conhecida maioritariamente pelo turismo de eventos. Ainda assim, existe uma grande oferta turística que se pode enquadrar nesta temática, visando a oferta de experiências e vivências únicas e verdadeiramente alternativas aos turistas. Recentemente, a cidade passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, sendo o único território português no âmbito da gastronomia. Isto representa um enorme potencial de desenvolvimento (turístico) para a região. No que diz respeito à metodologia, procedeu-se a uma análise quantitativa com recurso à técnica de inquérito por questionário, que foi posteriormente aplicado aos residentes e visitantes/turistas de Santa Maria da Feira. Os resultados obtidos mostram que uma futura possível candidatura à rede internacional Cittaslow por parte da cidade de Santa Maria da Feira seria viável.
  • Estratégias de marketing para o lançamento de um livro autopublicado
    Publication . Costa, Neide Isabel Rodrigues da; Amaro, Suzanne Fonseca; Pinheiro, Paula
    No mercado do livro português, as editoras tradicionais demonstram cada vez menos interesse em investir em novos autores nacionais. Em contrapartida, observa-se um crescente número de autores a recorrer à autopublicação. No cenário da autopublicação, o autor fica encarregue de todas as etapas da publicação do livro, desde a escrita à venda do mesmo, incluindo todo o trabalho de marketing. Neste sentido, o presente projeto tem como intuito definir estratégias de marketing para o lançamento de um livro de ficção autopublicado no mercado do livro português. Numa fase inicial, é realizada uma análise a artigos e estudos relacionados com o mercado do livro, uma definição dos processos de publicação tradicional e de autopublicação, uma apresentação de leis de venda de livros, e uma lista de estratégias de marketing. Numa segunda fase foi realizado um estudo qualitativo, em forma de entrevista semiestruturada a três autores portugueses que autopublicaram pelo menos um livro nas suas carreiras. Seguiu-se a realização de um estudo quantitativo em forma de um inquérito por questionário, o qual obteve 203 respostas, a consumidores que leem livros na língua portuguesa. Com os resultados obtidos foi possível concluir que as estratégias de Marketing a utilizar para o lançamento de um livro de ficção autopublicado são a criação de uma marca de autor; definição e planeamento de uma época de divulgação do lançamento do livro; e ainda o planeamento da pré-venda e do evento de lançamento. Entre as estratégias de marketing é importante salientar que a comunicação do produto é realizada maioritariamente online, especialmente em redes sociais. Atualmente, o Instagram é a plataforma mais importante tendo em conta a presença da comunidade do Bookstagram. É necessário ter em conta a realização de outros eventos, para além do lançamento do livro, e a possível criação de merchandising para vender ou oferecer. Os resultados do presente projeto mostram-se importantes no sentido em que descreve estratégias de marketing para o lançamento de livro autopublicados em Portugal. Torna-se relevante, principalmente para novos autores que não têm qualquer conhecimento sobre o mercado.