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ESTGV - DG - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)

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  • Vamos falar sobre acessibilidade? Proposta de plano estratégico de turismo acessível para a cidade de Viseu
    Publication . Mendonça, Ana Sofia Gomes; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Paiva, Odete Maria de Matos
    Este projeto explora a importância da acessibilidade no turismo, focando-se no seu impacto social e económico, bem como na sua relevância para a criação de políticas inclusivas. A acessibilidade no turismo beneficia não apenas as pessoas com deficiência, mas também os idosos, famílias com crianças pequenas e pessoas que enfrentam barreiras temporárias ou permanentes, para que possam desfrutar de espaços e serviços públicos. O crescente número da população mundial de pessoas com deficiência e o aumento do número de idosos, destacam a necessidade de destinos turísticos acessíveis. O trabalho visa contribuir para a criação de um Plano Estratégico de Turismo Acessível para a cidade de Viseu, oferecendo recomendações práticas para o Município e outros intervenientes. Foi desenvolvido no contexto da cidade de Viseu, tendo como objetivo identificar desafios e propor estratégias para melhorar a experiência turística de todos. A partir da experiência prática da autora na cidade, incluindo o desenvolvimento da aplicação móvel Walk Viseu e a realização de conferências sobre acessibilidade, a investigação enfatiza a necessidade de práticas urbanas e turísticas inclusivas. As entrevistas aplicadas ao grupo de pessoas com deficiência, foram centrais na investigação, fornecendo valiosos insights sobre as suas experiências e contribuindo para a elaboração das propostas que serão apresentadas no capítulo cinco. Também as entrevistas realizadas aos profissionais da área, permitiram conhecer o outro lado da moeda, o de quem idealiza os espaços, e das dificuldades que podem ter em realizar adaptações ou modificar infraestruturas pré-existentes. Este é um projeto inovador, relevante e promissor, que pretende estabelecer Viseu como um modelo de turismo acessível a nível nacional e internacional, promovendo um ambiente mais inclusivo e equitativo tanto para os habitantes locais como para os visitantes.
  • Enhancing Financial Product Recommendations through Chatbots and Large Language Models: A User-Centric Approach
    Publication . Pereira, Pedro Manuel Noutel; Cunha, Carlos Augusto da Silva
    In an era where the intersection of artificial intelligence and digital finance is be coming increasingly relevant, the application of Large Language Models (LLM) to investor risk profiling is a revolutionary possibility. Traditional risk profiling meth ods rely too heavily on structured questionnaires, which fail to capture the nuances of investor behaviour, resulting in stereotyped categorization and more often than not, inaccurate representations of risk tolerance. This thesis explores how LLMs, specifically using OpenAI GPT series, can enhance the accuracy and personalisa tion of risk assessment models by leveraging natural language understanding and adaptive learning capabilities. This study explains the limitations of conventional profiling techniques and pro poses an LLM-based model that is dynamic in nature and adjusts according to in vestors’ responses, making the classification more precise with interactive discussion. To identify the effectiveness of the model proposed, the Morningstar risk profile is taken as a training and testing dataset for the LLM, while the traditional approach is analyzed, based on Google Forms, for comparing dynamic and static models. The results indicate that LLMs can significantly contribute to investor profiling by providing a conversational, real-time assessment process that complements the accuracy and user engagement, rendering the monitoring process more personalized. They also show that LLM achieves a significant improvement in investor profiling through a more flexible and interactive classification procedure. The model out performs conventional methods in cases where investor responses are ambiguous or subjective, ensuring better alignment with risk tolerance. In addition, it was ob served that the GPT-based classification tends to be conservative in the case of uncertain responses, which can serve to avoid excessive risk-taking. These results validate the potential of leveraging LLMs to augment financial advisory services by providing a more accurate and responsive risk assessment to individual investor profiles. By demonstrating the advantages and limits of AI-based investor profiling, the thesis contributes to the growing body of literature on LLM application for making financial decisions. The findings pinpoint the transition from rigid, questionnaire based questionnaires to adaptive, context-aware systems, with new potentials for augmenting financial advisory services in an increasingly digitalized economy.
  • Harmonizando Natureza e Hospitalidade: Proposta de um Resort Ecológico na Ilha de São Miguel, Açores
    Publication . Teixeira, Jacinta Isabel Martins; Antunes, Joaquim Gonçalves; Ramos, Adriano Augusto Barreto Simões
    Este projeto propõe a criação de um Eco Resort na ilha de São Miguel, Açores, com o objetivo de valorizar os recursos naturais e culturais da região e promover o Turismo de Natureza, Turismo Sustentável e o Ecoturismo. Denominado Nature Experiences, este empreendimento será desenvolvido com base nos princípios de sustentabilidade, de acordo com o crescimento do setor turístico, alinhando-se pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta proposta é apresentada depois de um estudo realizado a potenciais turistas, através da análise de dados de um questionário online, onde se obtiveram 109 respostas. Desta forma, pretendeu-se compreender a viabilidade da proposta e as motivações e preferências dos turistas. Os resultados destacam o forte interesse por iniciativas relacionadas com o contacto com a natureza e com a responsabilidade ambiental. O Eco Resort “Nature Experiences” será desenvolvido com infraestruturas sustentáveis e autossuficientes, atividades que valorizam a conexão com a natureza, preservação ambiental e integração com a comunidade local. Este projeto não apenas contribuirá para o aumento da oferta turística nos Açores, mas também reforça o posicionamento de São Miguel como um destino de eleição em práticas sustentáveis.
  • Projeto 1001 Marianeiras: Viabilidade de empreender com estratégias criativas
    Publication . Leitão, Mariana Carvalho; Pinheiro, Paula Sofia Neta Vasconcelos
    Este projeto de mestrado tem como propósito o desenvolvimento de um plano de marketing estratégico para a transição de freelancer para uma estrutura empresarial consolidada. Inicialmente, realiza-se um enquadramento teórico sobre o conceito de marketing, marketing estratégico e empreendedorismo, com uma análise detalhada dos componentes fundamentais de um plano de marketing. A pesquisa metodológica incluiu a utilização das ferramentas de análise PESTEL e SWOT, e a aplicação do método 5W2H para definir uma estratégia clara e assertiva. A análise interna, baseada na observação direta de processos e recursos, foi complementada por uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas exploratórias com empreendedores, que proporcionaram insights valiosos para a construção do plano. A partir deste diagnóstico, foram estabelecidos objetivos claros e mensuráveis, alinhados com a missão, visão, valores e a proposta de valor da futura empresa. A estratégia de marketing proposta foca-se em áreas essenciais como a construção da marca pessoal, a expansão da rede de clientes e parcerias, a diversificação de fontes de rendimento e a fidelização de clientes. O plano de ação detalhado é acompanhado por um cronograma, orçamento e indicadores-chave de desempenho (KPIs), além de uma metodologia de controlo e revisão regular para garantir o sucesso e a continuidade do processo de transição. O trabalho visa contribuir para a formação académica e profissional, aplicando conceitos de marketing a um cenário real, oferecendo um plano prático e adaptável à evolução do mercado e aos desafios do empreendedorismo. As recomendações futuras indicam formas de garantir a viabilidade e o crescimento sustentável da nova empresa.
  • Estratégias de Marketing Digital para Livro Autopublicado: caso prático de entomofagia no mercado português
    Publication . Spinosa, Patricia Teixeira; Ferreira, Bruno Emanuel Morgado
    O presente projeto consistiu em duas etapas. A primeira etapa foi a criação de um livro autopublicado em formato digital (e-book) intitulado “Tenébrios. A Nova Fronteira Alimentar. Manual Técnico”. A segunda etapa envolveu as estratégias de marketing para o lançamento e venda de produtos em plataformas de comércio eletrônico e medias sociais. Este projeto contribui para uma perceção mais próxima possível da realidade que os autores de livros digitais autopublicados têm de enfrentar, desde a escrita do e-book até à sua disponibilização para venda. Com o e-book devidamente escrito, revisado e formatado, a etapa seguinte foi a análise das publicações online em plataformas próprias ou especializadas. Definidos os objetivos, o autor passou a analisar as variáveis do Marketing Mix (produto, preço, promoção e praça) utilizando empresas de comércio eletrônico como Amazon, Bookmundo e Flip.html5 como canais de distribuição. O número de leitores em Portugal tem aumentado. As mulheres demonstram mais competências de leitura, sendo as classes média e alta as que mais compram livros. Por outro lado, constatou se que 88% das famílias portuguesas tem acesso à Internet e mais de metade utiliza redes sociais e fazem compras online. Neste caso, para um livro digital sobre entomofagia, toda a estratégia de marketing centrou-se no online através do marketing digital e do e-commerce em B2C, que se caracteriza pelo estabelecimento de relações comerciais através de meios eletrónicos entre distribuição de e-books empresas, autores autopublicados e consumidores finais. Para vender o e-book, foi desenvolvida uma Estratégia de Marketing Digital com um calendário das etapas a serem cumpridas antes do lançamento até à pós-venda. Com este projeto foi possível demonstrar que os autores independentes que publicam e-books por conta própria podem desconhecer ou subestimar o esforço de marketing envolvido, e podem não ter as competências e recursos necessários para comercializar os seus e-books de forma eficiente. Os resultados mostraram também que a utilização da Inteligência Artificial por autores de livros digitais autopublicados é eficaz e apresenta vantagens e excelentes contribuições, levando assim a uma grande mudança tecnológica tanto para a elaboração do e-book como para a boa execução do plano de marketing.
  • Plano de Negócios - Villa da Acessada, Turismo no Espaço Rural
    Publication . Loureiro, Filomena Rodrigues; Reis, Paulo Sérgio Beco Pinto; Pato, Maria Lúcia de Jesus
    O presente projeto final de Mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Negócios para a implementação de um empreendimento de Turismo no Espaço Rural, com a tipologia de Casas de Campo. A idealização deste empreendimento partiu da vontade da promotora de restaurar uma casa pertencente à sua bisavó e de pretender impulsionar uma nova dinâmica socioeconómica à aldeia onde reside – Cativelos, pertencente ao concelho de Gouveia. Na conceção do plano de negócios do empreendimento – Villa da Acessada – estão princípios relativos às questões da sustentabilidade e da inovação. Com efeito, pretende-se conceber um empreendimento sustentável, utilizando materiais que incrementem a eficiência energética, promovam a utilização de energias renováveis e reduzam os consumos de energia. Pretende-se propor aos turistas uma oferta turística co-criativa e sustentável, onde as parcerias com a comunidade local são fundamentais. Para adaptar eficientemente o plano de negócios à realidade regional, para além da revisão de literatura sobre a temática do TER, a elaboração deste projeto integra igualmente a elaboração de um estudo de mercado junto de potenciais turistas com o intuito de perceber quais as suas motivações e expectativas em relação ao mesmo, assim como toda a análise de contexto.
  • Perceção e impacto dos Influenciadores digitais na escolha de restaurantes
    Publication . Saraiva, Ana Beatriz Desiderati; Amaro, Suzanne Fonseca; Henriques, Carla Manuela Ribeiro
    A presença de influenciadores digitais e seu impacto nas decisões dos consumidores através do marketing de influência tem sido cada vez mais frequente na atual era digital. Nesse cenário, estudos que unem a influência dos influenciadores na escolha de um restaurante têm sido escassos e uma revisão de literatura abrangente corroborou para isto. Assim, com base na literatura na área do Marketing de Influência e Redes Sociais, este estudo busca compreender quais são os fatores que influenciam os consumidores na escolha de um estabelecimento gastronómico através das redes sociais, por meio de um comparativo entre as nacionalidades brasileira e portuguesa. A abordagem utilizada neste estudo foi quantitativa, na qual os dados foram recolhidos através de um questionário elaborado e distribuído de forma digital, onde foram obtidas através de uma amostra não probabilística 507 respostas consideradas válidas (338 de pessoas de nacionalidade brasileira e 169 pessoas de nacionalidade portuguesa). Deste modo, utilizou-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para obter os dados através de diversos testes estatísticos. Os resultados sugerem que a maioria dos inquiridos segue influenciadores digitais, especialmente no Instagram e YouTube, ao escolher restaurantes. Vídeos curtos são mais atrativos, seguidos por posts únicos, e o preço é a característica principal nas publicações. A importância das opiniões dos influenciadores aumenta com o gasto e a frequência em restaurantes. Brasileiros se destacam em horas nas redes sociais, seguem mais influenciadores, gastam mais e frequentam restaurantes mais vezes. Valorizam fortemente as opiniões e recomendações dos influenciadores, interferindo em suas futuras escolhas gastronômicas. As conclusões apuradas permitem entender como os atuais consumidores dão relevância às opiniões de influenciadores na eleição dos locais a frequentar na área da restauração. Por fim, as contribuições teóricas ampliam a discussão e apontam linhas de investigação futuras para que novas direções sejam delineadas de forma a impulsionar novas estratégias.
  • Nature Eco Sense: um empreendimento Glamping em Cinfães
    Publication . Silva, Eduarda Raquel Ferreira da; Moreira, Claúdia Patrícia De Almeida Seabra; Novais, Cristina Maria De Jesus Barroco; Reis, Paulo Sérgio Beco Pinto
    O propósito da realização deste projeto prende-se com o projeto final de Mestrado em Gestão Turística, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Com este trabalho pretende-se a estudar a possibilidade de criação de um empreendimento que valorize os valores e tradições da região onde se insere. O Nature Eco Sense enquadra-se no tipo de turismo de luxo e natureza, desta forma pode-se dizer que produto âncora para este trabalho é o Glamping como um produto de luxo e promotor do turismo da região. O objetivo é realizar um plano estratégico para uma empresa, neste caso uma nova empresa, sendo ela Nature Eco Sense e será implementada na região de Cinfães, de forma que esta seja benéfica tanto para o turista como para os residentes. Cinfães tem grandes potencialidades para captar turistas internacionais para a prática de turismo de natureza. A empresa Nature Eco Sense usará os produtos endógenos, pois estes dão autenticidade à região. Neste trabalho pode-se observar o grande potencial, bem como os benefícios da abertura desta empresa. Sendo este um projeto pioneiro e inovador na região, fará que não só o turismo se desenvolva, mas também toda a economia da região, através da atração de turistas. Este projeto realça todos os pilares da sustentabilidade, utilizando os espaços verdes presentes na região de forma ecológica e sustentável. Além disso, o projeto surge não só para o desenvolvimento e potencialização do turismo e da economia local, mas também para a valorização dos produtos endógenos que serão utilizados, em parceria com produtores locais.
  • Ecoturismo, "A tapada do mata Lobos"
    Publication . Figueiredo, Aida Maria Paulo Mendes; Figueiredo, António José Queirós Soares de; Vicente, Margarida Alexandra Lopes
    A Organização Mundial de Turismo (OMT), 1994 afirma que o turismo engloba as atividades das pessoas que viajam e permanecem em lugares fora do seu ambiente usual durante não mais do que um ano consecutivo por prazer, negócios ou outras finalidades. Hoje, o turismo está firmemente estabelecido na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, como um motor para o avanço da prosperidade, protegendo o planeta e lançando as bases para a paz e o entendimento entre os povos (Nações Unidas [NU], 2020). A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) causou, em geral, um impacto negativo na economia e na sociedade, mas, por outro lado, levou a um aumento da procura por espaços na natureza, no campo, nas aldeias e nas zonas interiores do país. A OMT (2020) reconhece que no atual contexto se vê uma clara aposta no mercado doméstico e um aumento da procura por espaços naturais e abertos e ainda que esta é uma tendência que parece vir para ficar. Para o Turismo de Portugal (TP), 2020 a Sustentabilidade no Turismo, é um caminho incontornável e assumido com crescente consciência pelos agentes do setor, à escala mundial. Significando, portanto, que deverá ter em conta as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades, bem como os seus impactos ambientais, económicos e sociais no presente e no futuro. De acordo com a Sociedade Internacional de Ecoturismo (2015), Ecoturismo é definido como o conjunto de atividades responsáveis realizadas em áreas naturais, que preservem o meio ambiente, sustentem o bem-estar da população local e envolvam interpretação e educação. Pelo que, tendo em vista esse propósito, a educação deve incluir funcionários e hóspedes. É, portanto, neste contexto que surge o presente trabalho, propondo compatibilizar a necessidade de realização do presente documento, decorrente da realização do próprio curso de Mestrado em Gestão Turística, com o desenvolvimento de um plano de estudo para a viabilidade de um negócio de alojamento em contexto de ecoturismo, baseado em laços e raízes familiares.
  • Plano estratégico para abertura de um Boutique Hotel: o caso do 1877 Estrela Palace
    Publication . Almeida, Matilde Erminda; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra
    Este Plano Estratégico visa a criação de um Boutique Hotel – 1877 Estrela Palace, localizado no centro da cidade de Aveiro e em processo de restauro desde o ano 2017. Abrirá ao público a 11 de abril de 2022. Este irá distinguir-se pela sua simbiose, que combina o estilo “La Belle Époque” com o seu charme inerente e maximalista, onde cada suite/quarto retrata uma personagem ou figura relevante da história da cidade de Aveiro. É, também, um projeto bastante ambicioso, pois trata-se de um dos edifícios mais emblemáticos em Aveiro, o qual passará a contar a história do edifício desde o século XVII. O meu cargo será de Assistente de Direção. O desenvolvimento do Plano Estratégico para o 1877 Estrela Palace, passará por várias etapas, primeiramente será identificado todo o processo e experiência de abertura do Boutique Hotel. Mais concretamente, analisar todas as necessidades de abertura e descrever a génese do funcionamento do Boutique Hotel. Este projeto visa, também, descrever as características do cliente deste de produto, sendo que o Boutique Hotel oferece um serviço bastante específico, existe uma necessidade redobrada em perceber as suas necessidades e características de forma a definir previamente estratégias de Marketing adequadas. A experiência "on-the-job" será um método para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências, complementando os já adquiridos em contexto académico.