ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by advisor "Barros, Teresa Antas"
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- A Neurociência Cognitiva Aplicada à Comunicação Publicitária “perceções sobre o tema”: um estudo de casoPublication . Gomes, Joana Filipa Varandas; Barros, Teresa Antas; Diogo, JulienA Neurociência Cognitiva Aplicada ao Marketing e à Comunicação publicitária é um tema recente, embora já presente nas tendências de mercado, com alguma expressão a nível académico e empresarial. Porém, dado o contributo que as técnicas e métricas de Neurociência trazem ao Marketing e à comunicação em geral, os profissionais da área reconhecem as vantagens da utilização das técnicas na criação das mensagens publicitárias. Aliar a Neurociência ao Marketing é construir um novo paradigma, com elevado potencial, no que diz respeito ao conhecimento do consumidor. A possibilidade de superar os métodos tradicionais através de ferramentas, métricas e de indicadores de Neurociência, leva os profissionais a realizar novas investigações sobre o tema para que a estratégia de comunicação seja o mais eficaz possível. É objetivo deste projeto de investigação perceber de que modo as técnicas e indicadores de Neurociência Cognitiva (com foco no indivíduo) e a Economia Comportamental (com foco nas relações dos indivíduos) são, e podem ser aplicadas à Comunicação Publicitária criando mensagens que envolvam os consumidores com a marca. Esta investigação configura um Estudo de Caso, enquadrado por uma metodologia qualitativa, uma vez que o que se pretende não é explicar a realidade, mas sim, compreendê-la. No presente estudo, que procura avaliar a aplicação da Neurociência no processo comunicativo das agências, foram objeto de análise três agências de publicidade portuguesas, Bazooka, LOLA Normajean e 10.digital, com recursos a entrevistas, aliando uma análise a três vídeos publicitários realizados pelas agências publicitárias entrevistadas, com base em ferramentas capazes de verificar a aplicação dos conceitos previamente analisados. Reconhece-se a importância e algum conhecimento da Neurociência e do seu potencial qualitativo face à comunicação, desenvolvimento de produtos e na tomada de decisão do consumidor por parte dos entrevistados. O contributo da Neurociência Cognitiva Aplicada na construção de peças publicitárias envolventes é notório, afirmando-se como uma mais-valia no processo criativo. O estudo permitiu ainda a verificação da presença de vários insights da Neurociência Cognitiva nas peças publicitárias, bem como a aplicação de vieses da Economia Comportamental.