ESTGL - DGAT - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGL - DGAT - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo da"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Importância da Formação Profissional para a Competitividade das Organizações Socias: um estudo comparativo entre as Organizações no distrito de Viseu.Publication . Lopes, Vera Matos; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo daNum contexto de crescente complexidade social e exigência na gestão dos recursos, as Organizações Sociais enfrentam o desafio de manter a sua relevância, eficácia e sustentabilidade. Neste cenário, a Formação Profissional assume um papel central, funcionando como instrumento de valorização dos recursos humanos e de reforço das competências organizacionais. A Competitividade, por sua vez, não deve ser entendida apenas em termos económicos, mas também como a capacidade das organizações para inovar, adaptar-se a novas realidades e responder de forma eficaz às exigências do ambiente envolvente. A presente dissertação analisa a importância da Formação Profissional para a Competitividade das Organizações Sociais no contexto do Terceiro Setor, com foco no distrito de Viseu. Sendo esta investigação um estudo de natureza comparativa, foi adotada uma metodologia quantitativa com recurso a um inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. Os principais resultados do estudo indicam que a Formação Profissional desempenha um papel fundamental nas Organizações Sociais, ao promover a qualificação dos recursos humanos, ao impulsionar a Competitividade organizacional e ao contribuir para a inovação e sustentabilidade do Terceiro Setor.
- O CONTRIBUTO DO TURISMO PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO NAS ORGANIZAÇÕES DE ECONOMIA SOCIAL: O TURISMO NA TERCEIRA IDADEPublication . Araújo, Bruna Filipa Alvaíde; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo daA prática do turismo na terceira idade tem vindo a destacar-se, sendo uma referência resolutiva para o bem-estar e satisfação do idoso, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e condição de saúde, física e psicológica. As Organizações de Economia Social (OES) representam um papel determinante na promoção do envelhecimento ativo, especificamente através da implementação de práticas turísticas estruturadas, que não só favorecem a inclusão, como também promovem a sustentabilidade social. Neste sentido, a presente dissertação tem como principal objetivo analisar o impacto do turismo no envelhecimento ativo dos idosos institucionalizados, explorando a sua relevância para a qualidade de vida e o bem-estar dos utentes das OES. A nível metodológico, adotou-se um estudo baseado na aplicação de questionários a uma amostra de 102 utentes institucionalizados em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e Centros de Dia do concelho de Sátão, bem como a sete Diretoras Técnicas das respetivas OES. Os resultados, obtidos através dos questionários aplicados entre os meses de Dezembro e Janeiro de 2024/2025, evidenciam que a prática do turismo nestas instituições é percecionada como um fator positivo para a estimulação cognitiva, social e emocional dos idosos, promovendo a interação social, o bem-estar psicológico e a quebra da rotina diária Esta investigação contribui para o debate académico acerca da importância do turismo no contexto do envelhecimento ativo, de forma a reforçar a necessidade de práticas inovadoras que promovam um envelhecimento mais digno, autónomo e participativo.
- A viabilidade de implementação e certificação do sistema de gestão de qualidade: aplicação da ISO 9001:2015, na Esprodouro - ASDOUROPublication . Sequeira, Carlos Miguel dos Santos; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo daAtualmente, os sistemas de gestão da qualidade são uma ferramenta fundamental para a gestão das organizações e para o aperfeiçoamento das suas estratégias de atuação. O setor da educação tem-se deparado nos últimos anos com grandes desafios tendo havido um aumento da concorrência, prevalecendo no mercado as organizações que melhor se adaptam às circunstâncias, tornando-se cada vez mais importante a implementação de um bom sistema de gestão da qualidade nas Organizações. Neste contexto, foi desenvolvido na Esprodouro- ASDOURO, o presente estudo que tem como objetivo principal, analisar a viabilidade de implementação e certificação do sistema de gestão de qualidade: aplicação da ISO 9001:2015, visto a escola dispor apenas de uma norma de qualidade implementada, o EQAVET focando-se unicamente na parte educacional. Para indagar sobre este objetivo, recolheu-se a opinião de onze profissionais, com recurso a um questionário recolhido através da plataforma Google Forms entre os dias 17 e 21 de janeiro 2022. A idade dos inquiridos varia entre 26 e 58 anos, com uma média de 45,5 anos. No que concerne aos resultados, a totalidade dos inquiridos concorda sobre os efeitos benéficos da implementação do EQAVET, nomeadamente na melhoria do relacionamento entre stakeholders e na diminuição do abandono escolar. A maioria dos inquiridos concorda sobre a viabilidade de implementação e certificação do sistema de gestão de qualidade: aplicação da ISO 9001:2015. Assim, de acordo com os resultados obtidos, sugere-se a implementação desta norma.
- Viabilização da Resposta Social na freguesia da Penajóia - Criação de um Centro de DiaPublication . Morais, Vânia Cristina Barbosa; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo daA população idosa tem vindo à crescer significativamente, por todo o mundo de um modo geral, denotando-se também essa mesma problemática na aldeia de Penajoia. A problemática em questão tem arrastado consigo consequências que na maioria dos casos não são irreversíveis, por isso tenha surgido à ideia do presente projeto que consiste na criação de um Centro de Dia (CD) na aldeia, como sendo uma possível solução de combate ao isolamento e exclusão que muitos idosos estão sujeitos. O envelhecimento tem ocorrido de uma forma bastante repentina e não se conseguem tomar medidas de combate ao rápido envelhecimento que tem ocorrido. O papel das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) é fundamental nestes casos, como forma de apoio não só aos idosos bem como as suas famílias. Denota-se à inexistência de equipamentos sociais na aldeia que consigam dar resposta a população idosa e por isso optou-se por criar o referido no projeto. O presente projeto incide num Plano de Investimento (PI), que consiste mais precisamente na viabilidade económico e financeira do Centro de Dia (CD) na freguesia de Penajoia. O grande objetivo do mesmo passa pelo facto de se analisar se o projeto é economicamente viável e financeiro para prestar serviços. O Plano de Investimento (PI) passou pela análise de mercado, analisou-se os pontos fortes e fracos na realização do mesmo. Foi também tido em conta possíveis gastos (económicos) na elaboração de obras para o edifício, aquisição de equipamentos e na obtenção de recursos humanos. Através da existência do CD pode ser assegurada uma melhor qualidade de vida aos idosos. Ao longo do projeto houve a necessidade de se recorrer ao programa designado de Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), tendo sido este o programa utilizado de modo a perceber se realmente era viável à criação do mesmo. A realização dos questionários à população idosa permite obter dados mais fidedignos, no que refere por exemplo à opinião dos mesmos na criação do Centro de Dia (CD) e o facto de no futuro poderem vir a ser utentes. Segundo os dados apurados no Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), à criação do Centro de Dia (CD) é algo que se torna viável na freguesia, denotando-se em alguns idosos o interesse de serem utentes após a sua abertura.
