ESTGL - DGAT - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGL - DGAT - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- O património e o turismo: cidade de LamegoPublication . Isabel, Vieira; Francisco, Sande LemosO aumento constante da procura turística tem dado origem a que, cada vez mais, os recursos patrimoniais sejam transformados em recursos turísticos. Assistimos, por isso, hoje em dia e um pouco por todo o mundo, a um aumento da oferta do produto cultural e patrimonial. Esta evolução justifica que os locais que possuem recursos patrimoniais tenham de se preocupar com o modo como a gestão é realizada. A tendência actual da gestão do património vai no sentido de uma colaboração, cada vez mais estreita, entre as áreas do Património e o Turismo, com o objectivo de delinearem estratégias conjuntas. Através da investigação bibliográfica, tivemos oportunidade de verificar que existem vários estudos sobre o património, em geral, mas são escassos os que se referem ao património arquitectónico e sua relação com os visitantes, principalmente, no caso de Portugal. O estudo que aqui se apresenta, “O Património e o Turismo: Cidade de Lamego”, pretendeu compreender a gestão do património e a sua relação com os visitantes. Com este objectivo, elaborou-se um questionário que foi aplicado aos visitantes, num total de 234 indivíduos, durante os meses de Outubro e Novembro de 2005. Aplicou-se, também, um questionário, já validado, aos gestores do seguinte património: Sé Catedral, Igreja de Almacave, Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, Castelo, Museu, e Capela de São Pedro Balsemão. Através do cruzamento dos dados recolhidos nos dois questionários, foi possível inferir que a relação existente entre quem gere o património e os seus visitantes é, ainda, deficiente ou muito deficiente. A maior falha apontada pelos visitantes, tendo em conta os problemas ligados à gestão, prende-se com a falta de interpretação dos monumentos. Os resultados deste estudo, bem como as propostas e sugestões elaboradas, poderão ser úteis para as instituições responsáveis pela preservação e valorização do património, na medida em que chamam a atenção dos seus gestores para os problemas que existem, apontando caminhos, que poderão eventualmente contribuir para a resolução de alguns desses problemas.
- Satisfação de clientes, desempenho e marketing relacional na indústria hoteleira: estudo de um conjunto de hotéis do DouroPublication . Teixeira, Helena; Monteiro, Carlos Manuel Ferreira; Soares, João Agostinho de OliveiraA presente dissertação identifica e mede o desempenho percebido com produtos e serviços e a satisfação em hotéis, de acordo com a percepção de hóspedes frequentes, num conjunto de hotéis do Douro. Caracteriza-se ainda a área do Douro e os hóspedes frequentes desse conjunto de hotéis, sendo os resultados comparados com informação recolhida noutros estudos. Apura-se se os hotéis com a medida de satisfação mais elevada correspondem àqueles com políticas de marketing relacional mais evoluídas percepcionadas pelos hóspedes frequentes, e também se correspondem aos hotéis que têm maior desempenho percebido, utilizando como instrumento um inquérito inédito, desenvolvido para esse fim. Foram analisadas as políticas e instrumentos de marketing relacional adoptadas para hóspedes frequentes nas “horas da verdade” e levantadas as suas percepções, relativamente aos serviços e produtos dos hotéis. Também se analisaram as políticas, procedimentos e práticas de satisfação dos hóspedes frequentes adoptadas pelos estabelecimentos. Fornece-se, ainda, aconselhamento aos hotéis em estudo, sobre as variáveis em que terão de actuar para melhorar a satisfação dos hóspedes frequentes. Por fim, compararam-se as percepções dos hóspedes frequentes, quanto às políticas de marketing relacional, com os dados obtidos junto dos responsáveis pelos hotéis e apresentam-se as principais conclusões.
- A Valoração Económica de Bens Culturais: Uma Aplicação a Monumentos da Cidade de TomarPublication . Guia, Ana; Rebelo, JoãoA Economia da Cultura é uma das áreas do conhecimento que tem sido alvo de desenvolvimento nos últimos tempos. Esta situação resulta da consciencialização da importância que este sector tem na sociedade, nomeadamente, na formação pessoal e na integração social, assim como nos impactes económicos que proporciona pela crescente procura de bens culturais. Dado que estamos perante bens não transaccionáveis, ou seja, no caso em estudo, de bens públicos ou de clube, cuja valoração se torna impossível, via mercado, é necessário o recurso a métodos de valoração indirecta. Os bens culturais em análise (Convento de Cristo, Museu dos Fósforos e Sinagoga), situados na cidade de Tomar, foram valorados com recurso ao cálculo do excedente do consumidor. Para tal, socorremo-nos do Método do Custo de Viagem com a aplicação do Modelo Regressivo de Poisson para a determinação da curva da procura destes bens e, consequentemente, do cálculo do excedente. Para proceder ao desenvolvimento deste estudo foram considerados dois grupos de questões. O primeiro visava a obtenção de informação que possibilitasse determinar o custo de viagem a cada um dos locais em estudo e, também, a experiência cultural dos consumidores. O segundo grupo de questões tinha em vista obter as características socioeconómicas dos indivíduos inquiridos, nomeadamente o género, a idade, o local de residência, as habilitações literárias e o rendimento mensal familiar auferido e que no seu conjunto funcionam como variáveis de controlo. Os resultados obtidos, tendo em conta o Modelo de Poisson, quando os parâmetros associados às variáveis são significativos, confirmam o contemplado noutros estudos, ou seja, podemos dizer que o custo de viagem, o género e a idade influenciam negativamente a procura de visitas, enquanto que os hábitos culturais, as habilitações literárias e o rendimento a influenciam positivamente. No que concerne à comparação entre os três itens culturais considerados verificamos que, segundo o excedente do consumidor, o bem mais valorado foram as visitas ao Convento, seguindo-se as efectuadas à Sinagoga e, por último, as realizadas ao Museu dos Fósforos.
- Valoração e procura de património cultural : o museu de LamegoPublication . Fonseca, SusanaA presente dissertação integra-se numa área de conhecimento económico, relativamente recente em Portugal e, que se encontra numa fase de difusão e expansão - na área da Economia da Cultura. Pretendemos descrever os métodos de valoração e estimação da procura de património cultural, nomeadamente o bem cultural Museu de Lamego. O nosso estudo recai sobre a participação como visitante de um museu, ou seja, como consumidores de arte e não como produtores. A aproximação económica para entender e analisar a participação nas artes é baseada na assumpção de que os indivíduos maximizam a sua utilidade, com restrição orçamental. Quando um indivíduo decide se vai ou não visitar um museu, tem em consideração o preço, o tempo dispendido, usos alternativos e factores similares. Este estudo visa contextualizar economicamente património cultural, apresentar os métodos utilizados na estimação da procura de bens culturais e especificamente de museus e estimar uma função procura para o património cultural “Museu de Lamego”. Este situa-se no centro da cidade de Lamego, sendo o eclectismo da sua colecção a sua característica mais marcante. Como a maioria dos locais considerados património cultural, o Museu de Lamego pode ser classificado como possuindo as características típicas dos bens públicos e, sendo assim, para a estimação do excedente do consumidor devemos utilizar as técnicas de valoração para os bens não transaccionáveis. Neste estudo emprega-se o método das preferências declaradas, nomeadamente o método do custo de viagem, para estimar o excedente do consumidor. Os resultados do estudo confirmam o previsto na teoria, ou seja, utilizando o modelo Poisson concluímos que o número de visitas ao Museu é influenciado positivamente pela escolaridade, pelo número de visitas realizadas a outros museus e pelo género e negativamente pelo custo da viagem.
- Viabilização da Resposta Social na freguesia da Penajóia - Criação de um Centro de DiaPublication . Morais, Vânia Cristina Barbosa; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo daA população idosa tem vindo à crescer significativamente, por todo o mundo de um modo geral, denotando-se também essa mesma problemática na aldeia de Penajoia. A problemática em questão tem arrastado consigo consequências que na maioria dos casos não são irreversíveis, por isso tenha surgido à ideia do presente projeto que consiste na criação de um Centro de Dia (CD) na aldeia, como sendo uma possível solução de combate ao isolamento e exclusão que muitos idosos estão sujeitos. O envelhecimento tem ocorrido de uma forma bastante repentina e não se conseguem tomar medidas de combate ao rápido envelhecimento que tem ocorrido. O papel das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) é fundamental nestes casos, como forma de apoio não só aos idosos bem como as suas famílias. Denota-se à inexistência de equipamentos sociais na aldeia que consigam dar resposta a população idosa e por isso optou-se por criar o referido no projeto. O presente projeto incide num Plano de Investimento (PI), que consiste mais precisamente na viabilidade económico e financeira do Centro de Dia (CD) na freguesia de Penajoia. O grande objetivo do mesmo passa pelo facto de se analisar se o projeto é economicamente viável e financeiro para prestar serviços. O Plano de Investimento (PI) passou pela análise de mercado, analisou-se os pontos fortes e fracos na realização do mesmo. Foi também tido em conta possíveis gastos (económicos) na elaboração de obras para o edifício, aquisição de equipamentos e na obtenção de recursos humanos. Através da existência do CD pode ser assegurada uma melhor qualidade de vida aos idosos. Ao longo do projeto houve a necessidade de se recorrer ao programa designado de Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), tendo sido este o programa utilizado de modo a perceber se realmente era viável à criação do mesmo. A realização dos questionários à população idosa permite obter dados mais fidedignos, no que refere por exemplo à opinião dos mesmos na criação do Centro de Dia (CD) e o facto de no futuro poderem vir a ser utentes. Segundo os dados apurados no Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), à criação do Centro de Dia (CD) é algo que se torna viável na freguesia, denotando-se em alguns idosos o interesse de serem utentes após a sua abertura.
- O PATRIMÓNIO E A OFERTA TURÍSTICA COMO POTENCIADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:Contributos para Plano Municipal de Cultura e Turismo de BaiãoPublication . Silva, Manuel António; Fernandes, Didiana Margarida Fachada Lopes; Vieira, Isabel Cristina PereiraAo longo desta dissertação pretende-se explorar o conceito de património e compreendê-lo como fator identitário de uma comunidade, evidenciando a importância da sua preservação, valorização e promoção. A revisão de literatura centra-se ainda nas particularidades que o turismo nos oferece, estando ele enquadrado no contexto do desenvolvimento local sustentável, ao passo que estabelece uma relação paralela com a gestão do património de um território. Desenvolvido numa perspetiva de estudo de caso, a investigação suportou a realização de um inquérito por questionário, aplicado à população de Baião, tomando como ponto de partida a análise de possíveis contribuições para o desenvolvimento local sustentado. Os resultados revelaram que o território em análise ostenta potencialidades notáveis, tanto no que se refere aos valores patrimoniais como aos valores culturais, sendo que o enriquecem e o particularizam como concelho. A metodologia adotada permitiu auferir dados, em linha com os eixos temáticos da investigação, que nos deram conta das opiniões dos seus habitantes relativamente à forma como compreendem o património patenteado pelo município e sobre as atividades de intervenção aí desenvolvidas no âmbito cultural, perspetivando melhorias. Tomando a promoção de mudanças sistémicas como sendo o sustento desta abordagem, espera-se que o produto desta investigação opere como estímulo ao aprimoramento dos Programas Municipais de Cultura e Turismo vindouros, na autarquia de Baião.
- Turismo de Aldeia - The Houses of ColejaPublication . Torres, Rui Filipe Vila Real; Mota, Miguel ÂngeloO turismo em Portugal, nos dias de hoje, assume um papel imperativo na economia nacional. Neste trabalho é feita uma retrospetiva do conceito de Turismo na atualidade, bem como do conceito de Turismo de Natureza e Turismo de Aldeia, apontando-se as tendências de futuro para o Turismo. É feita a apresentação geral do Projeto que se pretende desenvolver, fazendo-se, inicialmente, um estudo de mercado. Na Formulação e Implementação Estratégica do projeto apresenta-se a identificação geográfica, as tipologias das Unidades de Alojamento, bem como as atividades de Inovação que se pretendem desenvolver. É apresentada ainda a Análise Estratégica e o Plano de Marketing para o desenvolvimento do projeto. Por fim, é apresentado o estudo de viabilidade económico-financeira do projeto, onde se observa através das tabelas apresentadas a viabilidade do projeto.
- Museu do Douro, Museu de Território - metas atingidas e desafios futurosPublication . Amaro, Bárbara Andreia Teixeira; Vieira, IsabelA longa História do colecionismo, que esteve na génese da Museologia, foi acompanhada de uma evolução ao nível das funções desempenhadas pela instituição museológica, que são de ordem Científica, Educativa, Cultural e Turística. Hoje, os Museus são espaços multifacetados, pluridisciplinares, ao serviço da Humanidade, mas sobretudo com um papel ativo no desenvolvimento da comunidade onde estão inseridos. O Museu do Douro, filho da Nova Museologia – o movimento de renovação teórica e das práticas museológicas iniciado nos anos 60 –, foi o primeiro Museu de Território em Portugal. Esta renovação implicou a criação de novos moldes e estratégias de ação, adaptados ao caso específico que constitui cada projeto, pelo que se multiplicam os estudos de caso sobre estas temáticas. O presente estudo lança um olhar sobre as ações desenvolvidas pelo Museu do Douro na última década, que visaram simultaneamente a conceção e apresentação de um percurso expositivo representativo da Região de referência, o delineamento de uma estratégia de valorização e preservação do património nela disperso e o lançamento de atividades culturais e de animação que alavanquem novas dinâmicas e desenvolvimento territorial. Poderá servir de base para estudos futuros que proponham medir os vários níveis de impactos gerados por este Museu no seu Território e na perceção que o exterior tem dele.
- Estratégias para a valorização da oferta turística na região do Douro - o caso do Museu do DouroPublication . Cardoso, Fernando Emanuel de Moura Teixeira; Fernandes, DidianaA atividade do turismo apresenta-se, hoje, por todo o mundo, como uma atividade em franco crescimento, capaz de gerar fluxos económicos significativos e novas oportunidades de desenvolvimento. Favorece o desenvolvimento socioeconómico e fortalece a economia local, gera e motiva o desenvolvimento de outras atividades económicas. Portugal e a região do Douro, no contexto de uma economia aberta e globalizada, não se encontram à margem deste fenómeno. A sazonalidade abrange vários setores da atividade económica, desde o primário ao terciário, e o turismo, especificamente na cultura e nos museus, é também muito afetado por este fenómeno. De certa forma este fenómeno é previsível neste setor, essa previsibilidade acaba por permitir a antecipação de várias estratégias para contrariar este fenómeno e estimular a estabilidade da procura ao longo do ano, como exemplo temos a variação de mercado, a política de preços e a experiência proporcionada, sendo que a promoção deve refletir pacotes de atividades e eventos distintos. Este trabalho foi realizado como ponto de partida para ajudar a combater o fenómeno da sazonalidade que tanto prejudica o turismo de uma maneira geral e em particular a região do Douro. Esperamos que através das nossas sugestões e conclusões, se consiga sensibilizar os líderes de opinião desta região para a importância de novos e melhorados produtos turísticos culturais no planeamento e desenvolvimento do turismo na Região Demarcada do Douro face à chamada época baixa no turismo.
- A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS, DO COMPROMETIMENTO E DA DINÂMICA ORGANIZACIONAL, PARA A SUSTENTABILIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO: ESTUDO DE CASOS NOS CONCELHOS DE MOIMENTA DA BEIRA E LAMEGOPublication . Ferreira Simão, Ana Rita; Duarte, Pedro Francisco Rodrigues PaisAs Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) assumem nos dias de hoje um papel de muito destaque na sociedade e na economia nacional. A importância atribuída a estas entidades é fruto das mesmas assumirem uma função de prestarem serviços, maioritariamente ligadas à área social, tal como se assumirem como as maiores entidades empregadoras, em várias regiões. Contudo, na atualidade, existem novas condições e requisitos que são pedidas a estas organizações, levando a que as mesmas sofram uma reestruturação quanto à sua gestão de recursos humanos, para que estes consigam fazer face aos obstáculos que a organização encontre, contribuindo para a sua rentabilidade e sustentabilidade. Tendo em conta, todas as especificidades e caraterísticas destas entidades, nomeadamente, os recursos humanos que as mesmas detêm, constituem-se como o elemento mais importante para estas estarem em funcionamento e conseguirem prestar os serviços que oferecem. Esta dissertação tem como objetivo geral estudar a importância da gestão dos recursos humanos (GRH), do comprometimento e da dinâmica organizacional, para a sustentabilidade de uma organização. O estudo realizou-se em seis entidades, três no concelho de Lamego (Câmara Municipal de Lamego; Santa Casa da Misericórdia de Lamego: Centro de Acolhimento Temporário e Centro de Acolhimento Residencial) e três no Concelho de Moimenta da Beira (Câmara Municipal de Moimenta da Beira; Centro de Bem-Estar e Repouso da Paróquia de Sever; Centro Comunitário de Alvite). Para a prossecução do objetivo proposto foi utilizada uma entrevista semiestruturada e um inquérito por questionário para se proceder a uma análise da eventual aplicação destas práticas nas seis entidades, anteriormente referidas, recorrendo para tal a um método de estudo de caso. Responderam assim, três colaboradores e um membro pertencente à direção de cada entidade. A investigação desenvolvida debruçou-se também, em duas dimensões, sendo elas: a familiar e a laboral, com o propósito, de se perceber se o ambiente laboral condiciona o ambiente familiar e vice-versa, tal como se os colaboradores se encontram motivados e comprometidos no local onde exercem função laboral e se com isto, as entidades conseguem ser sustentáveis. As conclusões baseiam-se na análise destes seis estudo de casos, principalmente nas respostas retiradas das entrevistas e inquéritos por questionário efetuados, pelo que, dada a reduzida dimensão da amostra, a generalização das conclusões deverá ser ponderada, uma vez que as mesmas não podem ser consideradas representativas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »