Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade (DCDM)
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Browsing Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade (DCDM) by advisor "Oliveira, Maria Teresa Mateus"
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- Efeito de um Programa de Videojogos na Flexibilidade em Idosos com Osteoartroses : Trabalho final de estágioPublication . Almeida, António José Tavares; Oliveira, Maria Teresa MateusResumo O envelhecimento é um processo inevitável e implica a regressão das capacidades físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais do ser humano dando origem a diversas alterações, nomeadamente ao nível do sistema músculo-esquelético. Este facto afecta negativamente a funcionalidade e logo a qualidade de vida do idoso. Assim, a actividade física tem efeitos benéficos na saúde do idoso, na medida em que atenua os efeitos nefastos associados ao envelhecimento, proporcionando um envelhecimento mais activo, através da utilização de um programa de videojogos que estimula o exercício físico. O nosso estudo divide-se, assim, em duas partes, uma de investigação e outra de intervenção profissional e teve em vista a utilização de um programa de videojogos activos, com o objectivo de melhorar a flexibilidade dos idosos com osteoartroses, proporcionando-lhes um aumento das capacidades funcionais, bem-estar e uma melhor qualidade de vida. A realização deste estudo contou com a ajuda dos idosos residentes na “Residência Rainha Dona Leonor” da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, sendo que o programa de videojogos da consola da Nintendo Wii foi aplicado duas a três vezes por semana, em dias não consecutivos. Todos os idosos em estudo apresentam osteoartroses e foram divididos em dois grupos, uns com patologias nos membros superiores e o outro com patologias dos membros inferiores, e todos eles realizaram os mesmos videojogos. Com este estágio profissionalizante, podemos concluir que um idoso que beneficie da aplicação de videojogos activos de forma regular e orientada, apresenta diferenças visíveis ao nível da flexibilidade, melhorando, assim, a sua funcionalidade, bem-estar e qualidade de vida. No que concerne à nossa actuação, este estudo teve a virtude de me proporcionar um enriquecimento de experiências, através da actividade física desenvolvida com os idosos, por meio da aplicação do programa de videojogos activos.
- Treino mental e ansiedade pré-competitiva em nadadores da pré-competição da Escola de Natação Príncipe PerfeitoPublication . Cavaleiro, José Paulo Vila Chã; Oliveira, Maria Teresa MateusRESUMO GERAL Com este trabalho pretendemos abordar os aspectos relacionados com a ansiedadetraço e a ansiedade estado, a sua influência relativamente ao género, experiência e idade, assim como os aspectos relacionados com o treino mental e a sua inclusão no processo de treino num grupo de nadadores. Procurámos efectuar um trabalho que nos permita retirar ilações ou indicações, por forma a adaptarmos processos, metodologias e estratégias, possibilitando maior sucesso na actividade e, consequentemente, na performance e rendimento dos alunos. Para isso, recorremos à pesquisa e análise de estudos relativos a esta área, no sentido de procedermos correctamente na aplicação, quer dos questionários realizados (SCAT-C Martens, Vealey e Burton, 1990) e (CSAI-2 Martens e col., 1990), assim como na forma de implementação do treino mental. Estes instrumentos permitem-nos saber a predisposição para a ansiedade (ansiedade-traço - SCAT-C) e verificar os níveis de ansiedade estado (cognitiva, somática e autoconfiança – CSAI-2). O motivo que nos impulsionou para a temática do presente estudo foi o facto de sermos, desde há alguns anos, técnicos de natação e verificarmos, quer pela praxis, quer pelas referências teóricas, que a componente psicológica influencia o rendimento desportivo dos atletas. Para Lazarus (1991), a ansiedade é uma resposta a uma ameaça percebida, associada a uma incerteza relativamente ao que irá suceder. Pode ter um efeito facilitador ou inibidor da performance, dependendo isso da forma como o atleta interpreta os seus sintomas e da sua percepção de controlo sobre os acontecimentos (Eubank & Collins, 2000; Edwards, 2002). Na generalidade, constatámos que o processo de treino incluindo a dimensão psicológica, não se resume, simplesmente, aos aspectos técnicos, físicos e tácticos, tomando um carácter multidimensional, preparando os atletas para a melhoria do seu rendimento desportivo.