Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DCSH)
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Browsing Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DCSH) by advisor "Carvalho, Ana Branca Soeiro de"
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- A importância da gestão dos recursos humanos nas organizações sociais-Estudo de Caso da Santa Casa da Misericórdia de ResendePublication . Mercê, Carlos Alberto melo de Almeida; Carvalho, Ana Branca Soeiro deCom este trabalho pretendemos analisar as práticas de gestão de recursos humanos percecionadas pelos colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Resende, instituição do terceiro setor, e a influência que esse conjunto de práticas tem no comprometimento organizacional e na satisfação profissional desses mesmos colaboradores. A metodologia é de carater quantitativo no qual se aplicaram questionários relativamente a dados sociodemográficos, de comprometimento e da satisfação profissional. Como objetivos procura-se Caraterizar a Santa casa da Misericórdia de Resende em todos os seus processos de Gestão de Recursos Humanos; Promover um conjunto de melhorias para efetivar uma correta Gestão de Recursos Humanos. Os resultados encontrados são claros e evidenciam que existe uma diferença entre as práticas que os diretores dizem disponibilizar e aquelas que os colaboradores percecionam, contudo, no geral todas as práticas de GRH percecionadas influenciam positivamente o Comprometimento Organizacional e a Satisfação Profissional. Verifica-se também que os inquiridos se sentem mais comprometidos com a instituição do que satisfeitos profissionalmente, ainda que apresentem uma média positiva na sua satisfação e no comprometimento.
- Proposta de Implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho na IPSS Os Melros - Associação, Cultural, Social, Recreativa e DesportivaPublication . Cabral, Anabela de Albuquerque; Carvalho, Ana Branca Soeiro deA Avaliação de Desempenho assume-se como um importante instrumento estratégico entre as ferramentas de gestão de recursos humanos, atendendo à sua analogia com a apreciação do desempenho dos mesmos, enquanto promotor da sustentabilidade organizacional. Mediante o acentuar considerável da competitividade no contexto atual das organizações sociais, impera que estas desenvolvam competências e estratégias que lhes permitam a devida adaptação às alterações decorrentes de uma sociedade em permanente mutação e o aumento do seu potencial competitivo. O fator diferenciador passa, então, pela reorganização das práticas de gestão adotadas pelas organizações, com especial destaque para uma gestão eficiente dos seus recursos humanos, assente na sua valorização, considerados por muitos estudiosos como o fator chave de competitividade. A presente investigação constituiu como fim o desenvolvimento de uma proposta de implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho direcionado para a organização objeto de estudo. Para tal, procedeu-se, a uma sistematização dos fundamentos teóricos da Avaliação de Desempenho e uma análise sobre a sua importância para as organizações. Procuraram identificar-se os principais fatores que caracterizam o contexto organizacional atendendo a uma eficiente implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho, nomeadamente caracterizar a instituição e aferir a perceção que a comunidade organizacional tem acerca da importância da Avaliação de Desempenho. No que concerne a metodologia, o presente estudo foi sustentado numa investigação-ação, a fim de obter uma caracterização da organização em estudo e aferir a perceção que gestão de topo e colaboradores têm sobre a Avaliação de Desempenho, recorrendo a técnicas de recolha de dados como a entrevista e o inquérito por questionário. Dos resultados obtidos, foi possível aferir que a gestão de topo da instituição perceciona a Avaliação de Desempenho como uma forma de melhorar o desempenho individual dos colaboradores e de melhorar os resultados organizacionais, reconhecendo pertinência à sua implementação.No que concerne aos colaboradores, foi possível aferir que o seu conhecimento relativo à Avaliação de Desempenho é rudimentar, não se evidenciando qualquer relação direta entre este e as funções, habilitações literárias e faixa etária.