Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DCSH)
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- Abstract proceedings of International conference on tourism and social support technologies – innovation and local developmentPublication . Lousado, José; Guedes, Anabela; Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia
- Administração e qualidade ou qualidade na administraçãoPublication . Carvalho, Ana Branca; Marques dos Santos, PaulaPretende-se com este trabalho abordar a problemática da administração de empresas e a organizacional em termos de qualidade e produtividade, essencial para a competitividade organizacional e empresarial. Tal abordagem é relevante por ser plenamente reconhecido que as administrações organizacionais e de qualidade buscam excelência e sobrevivência organizacional. Administrar mas administrar bem significa ter qualidade na administração. Abordamos, no ponto 1 os primórdios da administração até aos mais modernos conceitos de administração. O ponto 2 faz uma breve alusão aos conceitos básicos de Administração Privada e Pública para uma melhor compreensão. No ponto 3 abordamos a qualidade nas organizações, funções da administração, liderança, motivação, empreendedorismo e gestão do conhecimento.
- A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de BolonhaPublication . Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Lousado, JoséO presente trabalho constitui-se num repositório do desenho metodológico de cariz predominantemente humanístico-interpretativo adotado para o estudo que realizámos sobre os processos de adequação ao Processo de Bolonha empreendidos pelas instituições portuguesas de ensino superior (IPES). São objetivos deste artigo dar conta: dos pressupostos que nortearam a análise de conteúdo; da fundamentação que justificou o recurso ao software NVivo 10.0; e do projeto analítico que foi construído com suporte CAQDAS e alguns dos resultados alcançados. Alicerçada nos pressupostos da metodologia qualitativa, a investigação usou mixed methods (inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 381 professores, analisado através do software IBM SPSS Statistics, versão 21.0; e à análise de conteúdo do corpus composto por 27 relatórios de 8 IPES). Os principais resultados que apresentamos neste artigo relacionam-se com a análise de conteúdo e evidenciam tendências comuns e diferenças subtis entre os vários subsistemas de ensino, tendo concentrado o seu relato da Reforma de Bolonha nos impactos experimentados nos processos de ensino aprendizagem e, em segundo lugar, nas mudanças introduzidas em elementos e estruturas institucionais, excetuando os politécnicos privados que enfatizaram como segunda área de interesse a concretização das dimensões da Reforma.
- A Avaliação do Desempenho nas Organizações Sociais: Estudo no concelho de ViseuPublication . Silva, Tatiana; Fonseca, SusanaOs recursos humanos têm cada vez mais, um papel relevante e valorizado nas organizações, atualmente é até aceite que estes são os elementos chave para o sucesso organizacional bem como a tábua para a sua sustentabilidade. A gestão do desempenho torna-se também extremamente importante para que certos requisitos sejam cumpridos a partir de uma avaliação do desempenho. No entanto, para além disso, permite-nos entender se as metas e objetivos previamente definidos estão a ser alcançados, podendo desta forma, existir uma readaptação de finalidades que permite manter os colaboradores empenhados e se tornarem em bons profissionais, bem como o incentivo ao desenvolvimento da sua carreira. Neste sentido, esta dissertação foi realizada sobre todas as organizações socias do concelho de Viseu, no âmbito do Mestrado em Gestão das Organizações Socias realizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu. Desta forma, o objetivo desta dissertação é abordar o tema do Sistema de Avaliação do Desempenho em 74 organizações sociais do concelho de Viseu. Para a sua execução foi realizada uma fundamentação teórica, uma metodologia e uma análise e interpretação dos dados, os quais nos proporcionou resultados remetidos para o impacto sentido na existência ou inexistência deste sistema de avaliação. Para a recolha destes dados foi realizado um questionário redigido no Google Forms® e posteriormente enviado para as organizações sociais. Este questionário foi enviado durante um período de três meses, no entanto não nos foi possível obter a quantidade desejada de respostas devido à pandemia, pois tivemos uma taxa de resposta de apenas 18,9%. No entanto, as conclusões foram as esperadas, pois comprovamos que o SAD tem influência no desempenho e motivação dos colaboradores, bem como na sustentabilidade das organizações sociais. Concluímos que colaboradores motivados apresentam um melhor desempenho na execução do seu trabalho diário, e a organização por sua vez usufrui desse empenho, o qual, contribui para o seu bom funcionamento e sustentabilidade.
- Benefícios do programa de mentoria para a população estudantil do Instituto Politécnico de ViseuPublication . Marques Dos Santos, Paula; Coelho, Inês; Lopes, Mariana; Rodrigues, Mariana; Alves, Ana Berta; Campos, Sofia; Coutinho, EmíliaO presente trabalho de investigação, subordinado ao tema “Benefícios do Programa de Mentoria para a População Estudantil do Instituto Politécnico de Viseu”, tem como finalidade contribuir para melhorar as práticas inclusivas nessa instituição de ensino superior (IES). A implementação dos princípios da educa-ção inclusiva no ensino superior é um desafio à própria instituição, professores e estudantes, o que pode ser concretizado na implementação de Programas de Mentoria.
- Caderno de Estudos de Serviço Social. (Ebook-HTML).Publication . Antunes, Sandra Maria Gouveia; Guedes, Anabela (Coord.); Santos, Paula (Coord.); Duarte, Pedro (Coord.); Menezes, Nídia (Coord.)Sendo a produção e consequente divulgação de conhecimento científico uma componente fundamental da missão consignada ao ensino superior afigura-se-nos natural o envolvimento dos estudantes em atividades de investigação propostas no decurso da sua formação, com particular ênfase em domínios científicos e disciplinares relacionados com os contextos, as problemáticas e as populações junto das quais desenvolverão futuramente a sua atividade profissional. A publicação deste Caderno de Estudos, de periodicidade anual, pretende, assim, cumprir o desígnio de dar a conhecer alguns dos trabalhos realizados por discentes e docentes no âmbito das várias unidades curriculares que compõem o percurso formativo do ciclo de estudos de Serviço Social da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, do Instituto Politécnico de Viseu. No alinhamento das diversas áreas curriculares em que se alicerça o perfil formativo dos futuros assistentes sociais, foram selecionados, para publicação neste primeiro número, artigos que resultam de trabalhos de investigação dos estudantes, conduzidos: sob o enfoque da Sociologia da Família em articulação com a unidade de Análise de Dados em Ciências Sociais, de que são exemplo os três primeiros artigos; em contextos propostos como Laboratório de Observação Social, casos dos artigos quarto e quinto; ou segundo uma perspetiva mais reflexiva e crítica, potenciada pela unidade de Ética e Deontologia Profissional, lente adotada pelo último artigo deste número.
- Caracterização do perfil de competências do Gestor de uma Organização Social do Terceiro Setor: o Estudo de Caso naSanta Casa da Misericórdia de Sever do VougaPublication . Corgas, Mariana Almeida e; Guia, Ana Teresa Bernardo; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo daA seguinte Dissertação de Mestrado tem como principal propósito aprofundar a compreensão do perfil de competências de um Gestor de Organizações Sociais, especificamente no contexto da Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga. A investigação recorre a dois tipos de abordagem metodológica, com a pesquisa bibliográfica em primeiro plano, seguida da técnica de recolha de dados, com o recurso à entrevista estruturada. Após a recolha dos dados, passamos à análise dos mesmos, de modo qualitativo, de forma a obtermos os esperados resultados. O presente estudo analisou os perfis profissionais e as perspetivas de gestão das três Diretoras Técnicas da Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga. A análise salienta a relevância de uma abordagem multifacetada na gestão do Terceiro Setor, focando na valorização de competências técnicas e comportamentais, na coesão da cultura organizacional, na aplicação de processos justos e formais de avaliação de desempenho, bem como no investimento da melhoria contínua dos serviços prestados.
- Caracterização do perfil de competências do gestor intermédio de uma organização do terceiro setor: estudo de caso na Santa Casa de Misericórdia de SernancelhePublication . Almeida Figueiredo, Gabriela Filipa; Salgueiro Rebelo da Fonseca, Susana Maria; Sol Pereira de Oliveira, Márcio JoséAtualmente e, cada vez mais, as organizações investem em capital humano adequado às exigências e à instabilidade do seu contexto de modo que consigam ser flexíveis na constante adaptação e reajuste às condicionantes impostas pelo mercado. É, por isso, importante refletir acerca da crescente tendência em gerir os recursos humanos com base em competências, como sendo uma forma de gestão mais estratégica que destaca o desempenho organizacional e a prestação de serviços de qualidade à população a que se destinam. As organizações sociais não são uma exceção e, quer dirigentes quer colaboradores, devem possuir um conjunto de competências que se adequem à realidade da profissão. Neste sentido, o objeto de estudo da presente dissertação será apurar o perfil de competências do gestor intermédio de uma Organização do Terceiro Setor efetuando um Estudo de Caso na Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe (SCMS). Para a prossecução dos objetivos aos quais a presente investigação se propõe, pressupõe-se a realização de uma pesquisa bibliográfica e a recolha de dados através da utilização de entrevistas estruturadas aos Diretores Técnicos de todas as respostas sociais pertencentes à SCMS, realizadas via Zoom, e da administração de inquéritos por questionário aos seus colaboradores, impressos e posteriormente enviados para os mesmos por correio. O estudo empírico foi realizado junto de 3 Diretores Técnicos e 27 Colaboradores e é através da análise comparativa entre as respostas dadas, quer por gestores quer por colaboradores, que as conclusões do presente trabalho se baseiam tendo sempre em conta que a reduzida dimensão da amostra pode não ser representativa, pelo que as generalizações devem ser ponderadas.
- Cidadania ou vitimização? Mobilização política e militantismo público. – Questões preliminares.Publication . Duarte, PedroAs transformações ocorridas durante o período da modernidade e mais concretamente nas sociedades democráticas conduziram a uma nova configuração ou condição sobre as vítimas. A construção de uma nova categoria social de vítima, consubstanciou-se por um lado no decurso do desenvolvimento dos direitos de cidadania, promotores de comportamentos autónomos e críticos, e por outro do sentimento de compaixão sobre o qual assentam algumas políticas públicas, constituídas sobre a pressão da mobilização política que os indivíduos accionam segundo diferentes regimes na arena pública em virtude da vítima ser encarada como vulnerável e como tal carecida de protecção. A indignação que se constitui em torno da vítima é assim denunciada publicamente pelos novos movimentos sociais, podendo originar controvérsias, disputas e conflitos. Apresentar-se-ão alguns dados preliminares de um estudo que incide em três domínios: Saúde (Sida); Ambiente; Cidadania (acidentes rodoviários), para tentar compreender as operações críticas indutoras de uma mobilização individual e colectiva tendo em vista um princípio superior comum, partindo do quadro teórico de Boltanski e Thevenot.
- Co-creation & design ¿ Living heritage routes project: memories itineraries for the city of LamegoPublication . Fernandes, Didiana; Marques dos Santos, Paula Alexandra; Pereira Vieira, Isabel CristinaThe “Living heritage routes” project aims to interpret a given geographical area for tourism - the city of Lamego - based on the visual/oral perceptions and memories of the residents, so that it is possible to create tourist proposals, based on co-creation, that involve the local community, students and cultural agents through the ontemporary interpretation of the space. The project has three istinct phases: 1st survey of the material and immaterial cultural heritage; 2nd elaboration of tourist itineraries and 3rd realization of an event that promotes and divulges the project - through a historical recreation of the space. The main objectives of this study were to involve the local population in projects that aim to recover and promote the local tangible and intangible cultural heritage. We believe that it is possible to create new cultural and artistic products, such as thematic itineraries, based on the image, perceptions and memories of the resident population, which can attract more visitors, improving the development of sustainable tourism aimed at local culture promoting. The methodology of this project, as far as its 1st phase is concerned, went through a qualitative approach, using mental maps, accompanied by interview, as a method of enquiry, in order to understand the local community's perception of their urban space. The analysis and interpretation of the mental maps will follow the methodology presented by Kozel (2007). The results obtained through a first analysis of the interviews and the mental maps, applied to 40 residents of the city of Lamego from four different age groups allowed, in a first preliminary analysis, the identification of new natural and cultural tangible and intangible heritage resources, as well as the identification of several points connected to the singularity and identity of the city and its districts. It was also clear that the connection of residents to their districts influences the way they perceive the city, as well as its symbolic and representational icons. The results reinforce the importance of involving residents, in the cocreation of heritage tourism products, allowing the construction and renewal of the tourism offer in small historical towns