ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by advisor "Azevedo, António"
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- Recreio : organização do espaço e as interações: a atividade lúdica e o recreio escolar nas aprendizagens das crianças do 1º ciclo de ensino básicoPublication . Luzio, Ana Carla Figueiredo; Eira, Paulo; Azevedo, AntónioO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes distintas: as reflexões críticas das práticas em contexto e o trabalho de investigação. Na primeira parte é apresentada uma apreciação crítica das práticas em contexto prático, nomeadamente na educação pré-escolar e do ensino do 1.º CEB. Na segunda parte damos a conhecer o trabalho de investigação, baseado num estudo de natureza qualitativa realizado no contexto de 1.º CEB que visa conhecer e compreender a atividade lúdica e de autoformação nas aprendizagens das crianças do 1.º CEB. Para o efeito, recorremos a autores de referência e à legislação em vigor, assim como em termos empíricos, às respostas aos questionários dirigidos aos professores do 1.º CEB. O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo teve como objetivo principal, analisar o lúdico como auxílio pedagógico na formação das crianças enquanto seres em “construção” permanente. O brincar e o jogar são atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. A forma lúdica como a criança se insere no espaço de recreio, reflete a sua forma de pensar, agir e sentir. Nas brincadeiras as crianças desenvolvem capacidades importantes de atenção, memória e imaginação. Visto que os jogos e as brincadeiras são experiências que se correlacionam ao ambiente escolar, procuramos respaldar em embasamentos teóricos, através de pesquisas bibliográficas, observações e entrevista a professores, sobre a importância do lúdico em espaço de recreio para as aprendizagens das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e a forma como os professores vêem o espaço de recreio, como fundamental para as aprendizagens das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. As opiniões dos professores foram analisadas, procedendo-se a uma análise de conteúdo com categorias definidas a posteriori. O corpus deste estudo foi constituído pela transcrição das entrevistas efetuadas. No âmbito do estudo os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: O brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos, e é através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança descobre o seu papel no mundo. O recreio constitui-se como um dos espaços da escola que mais atrai as crianças, porque proporciona momentos de lazer e convívio. Constitui, por isso, um local onde a socialização adquire particular relevância tanto pela interação entre pares como pela interação com os adultos. As brincadeiras permitem diagnosticar, avaliar e elaborar estratégias para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, prazerosa e cooperativa.