ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- As Instalações Desportivas Escolares no Concelho de ViseuPublication . Azevedo, AntónioO presente estudo enquadra-se no contexto da Gestão Desportiva, concretamente no âmbito das instalações desportivas utilizadas intencionalmente no sistema escolar público do Concelho de Viseu, no sentido de verificar a sua conformidade com as exigências inerentes à realização das diferentes actividades físicas e desportivas curriculares e extra-curriculares dos seus alunos. Depois de situado o sistema educativo, analisámos a tipologia de cada instalação desportiva e respectivo estado de conservação, assim como a taxa de utilização e o tipo de gestão realizado. A análise dos resultados revelou que existem 45 instalações desportivas escolares no Concelho de Viseu, sendo 21 cobertas e 24 descobertas, distribuindo-se maioritariamente por Pequenos Campos, Pavilhões e Salas de Desporto. No que concerne à taxa de ocupação das mesmas, grande parte das instalações encontram-se em funcionamento entre 25% a 50% da sua disponibilidade total, sendo escasso o número de instalações com percentagens aproximadas dos 75% de ocupação, pelo que apenas uma atingiu o valor máximo de ocupação durante o período de tempo estabelecido. As instalações desportivas datam das décadas de 80 e, sobretudo 90, na medida em que apenas 2 instalações apresentam conclusões a partir do ano 2000. Por seu lado, a requalificação das mesmas apenas se verificou em duas instituições: na escola EB2,3 de Mundão e na Escola Secundária Alves Martins. Como tal, os responsáveis pelo funcionamento das instalações desportivas em geral referiram que as mesmas se encontram em mau estado de conservação, não possibilitando o desenvolvimento integral da prática das actividades físicas e desportivas de acordo com as metas estabelecidas. Com base nos dados recolhidos, interpretação e discussão dos mesmos, apontamos um conjunto de sugestões com vista a uma intervenção futura no contexto, de modo a minimizar as carências existentes aos diversos níveis analisados no Concelho de Viseu.
- Treino de uma equipa de andebol infantil masculino do desporto escolar em ViseuPublication . Antunes, Manuela Maria Coelho; Figueiredo, AbelResumo Geral Este Relatório de Estágio inclui os trabalhos realizados no âmbito do Andebol Infantil numa Equipa do Desporto Escolar em Viseu no Ano Lectivo 2010/2011. Este trabalho final de estágio do Mestrado em Desporto e Actividade Física da ESEV inclui duas vertentes: Uma vertente de Intervenção Profissional que teve como objectivo preparar/realizar a época 2010/11 da equipa de Andebol de Infantis Masculinos do Clube do Desporto Escolar da E.B. 2,3 Dr. Azeredo Perdigão, e a vertente de Investigação Acção que teve como objectivo analisar a estrutura condicional ao nível da Força (F. Estática, F. Explosiva, F. Funcional e F. do Tronco), evidenciando a sua treinabilidade em jovens com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, testando a eficácia de um protocolo de treino, nas condições das sessões de treino do Desporto Escolar. A metodologia utilizada para o processo de intervenção profissional deu ênfase ao aumento dos níveis de concretização do remate, pelo que em todos os treinos a intencionalidade técnico-táctica relativa ao remate é notória. Neste sentido estimulámos a compreensão e execução dos remates, sendo observável um aumento da concretização por parte de todos os jogadores, sendo interpretável pelo aumento da assiduidade relativamente a anos anteriores, um maior nível de motivação para os treinos e jogos. A metodologia utilizada na investigação acção centrou-se na bateria de testes Eurofit, aplicada antes e depois de um programa específico de treino devidamente protocolado e aplicado todas as semanas, tendo sido notados aumentos dos níveis de Força, mas não significativos, sendo notória a influência da idade na força explosiva.
- Estratégias de ensino de competências no jogo de Futsal - intervenção profissional num grupo - equipa de Futsal do Desporto Escolar - Investigação sobre os princípios do jogoPublication . Bravo, Luís Manuel Soares Dias;Resumo Ao longo dos anos temos verificado que o jogo tem sido compreendido e ensinado de diferentes maneiras. A investigação sobre os modelos de ensino vem valorizando cada vez mais uma dimensão táctica na abordagem do jogo, provocando uma ruptura na investigação pedagógica sobre os jogos desportivos em contexto escolar, estabelecendo como prioridade o ensino da táctica antes das habilidades técnicas. Neste trabalho o nosso desafio passou por aplicar um modelo alternativo, congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar e alicerçado nos seguintes aspectos: a) o modelo de ensino de Competências nos Jogos de Invasão fornece uma ideia central para o ensino dos jogos desportivos colectivos e é adequado ao Futsal, b) o treino deve ser centrado numa abordagem multifactorial integrando todos os factores de treino, c) privilegiámos o ensino da táctica, mais especificamente, os princípios do jogo. Os objectivos do trabalho estão relacionados com: 1) A construção do modelo – o nosso modelo de ensino inspirou-se no Modelo de Ensino de Competências nos Jogos de Invasão que valoriza a componente táctica. Na concepção do modelo tivemos como primeira preocupação, conhecer o jogo de Futsal no escalão de Infantis Masculinos, relativamente à componente táctica e no que respeita aos princípios do jogo. Os resultados mostram que os princípios do jogo ofensivos e defensivo são executados de modo diferenciado durante o jogo de Futsal. Uns princípios são mais concretizados do que outros e a sua concretização é diferente em função da posição que o jogador ocupa no terreno de jogo. No planeamento do treino vamos ter em conta o que acontece no jogo competição. 2) A aplicação do modelo - a sua aplicação deu-se no treino da Equipa de Futsal de Infantis Masculinos do Desporto Escolar da Escola Ferreira Lapa - Sátão e concretizou-se em 20 sessões de 70 minutos. Os resultados estão apresentados nas reflexões das sessões de treino e mostram que o modelo de ensino de Competências nos Jogos de Invasão fornece uma ideia central para o ensino dos jogos desportivos colectivos sendo adaptado ao Futsal, e revela-se congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar. 3) A verificação do modelo - verificámos o modelo de ensino comparando 4 jogos de competição antes e após a aplicação do modelo, relativamente à concretização dos princípios do jogo. Os resultados revelam que os jogadores modificaram positivamente comportamentos na execução do total das acções tácticas e no número médio de concretização de três princípios ofensivos: Cobertura Ofensiva, Espaço e Mobilidade. Pode concluir-se que o modelo de ensino se revelou congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar. Com a aplicação deste modelo verificou-se que os alunos melhoraram, para além do desenvolvimento de competências como jogador, aspecto que é prioritário, o desenvolvimento de competências no desempenho de papéis de apoio e coordenação da prática desportiva, nomeadamente o papel de capitão e árbitro de acordo com o estipulado no programa do Desporto Escolar.
- Actividade física e equilíbrio em idososPublication . Lourenço, Lina Patrícia Lameiras; Figueiredo, AbelO objectivo do presente estudo foi compreender a relação entre os programas de actividade física com idosos e a melhoria das capacidades retardadoras do risco de queda, com especial relevância para o equilíbrio. Para alcançarmos este objectivo, desenhou-se uma intervenção profissional centrada no estudo de 31 idosos dos 55 aos 78 anos na freguesia de Fragosela em Viseu, acompanhada de uma investigação científica sobre o equilíbrio e o risco de quedas em idosos. Colocámos em prática o programa de treino Fallproof (Rose, 2005) que tem como objectivo melhorar o equilíbrio estático e dinâmico através de tarefas de equilíbrio na posição sentada (numa fitball) e de pé com modificações da postura, equilíbrio na posição de pé com os olhos abertos ou fechados (estar de pé sobre um apoio, caminhar colocando um pé directamente à frente do outro, com os pés juntos), aumento da força nos membros inferiores, transferências do peso corporal na posição sentada e de pé, aumento da complexidade dos padrões de marcha com mudanças de direcção e voltas, exercícios de coordenação entre o movimento da cabeça e do olhar, com redução da base de sustentação (tais como o chão da sala, colchões Airex e colchonetes), de coordenação entre membros inferiores e superiores (Rose, 2005). Na investigação científica pretendemos compreender melhor a problemática do equilíbrio e do risco de queda, assim como a sua relação com a actividade física intencionalmente orientada para o seu treino. Assim sendo foi desenhado um estudo centrado na avaliação do equilíbrio através da Bateria de Avaliação do Equilíbrio em idosos (Rose, 2005) e do teste levantar, caminhar 2,44 metros e voltar a sentar (Rikli & Jones, 2008), tendo sido encontradas diferenças significativas em ambos os testes, p=0,000 e p=0,004, respectivamente. Relativamente às variáveis idade e anos de prática de actividade física, não foram encontrados resultados significativos relativamente ao equilíbrio nos idosos. Já na variável género, foram encontradas diferenças significativas no equilíbrio em função do género no momento do pré-teste que desapareceram no momento pósteste, concluindo que o programa pode ter esbatido as diferenças entre género normalmente encontradas na literatura científica. Na generalidade, concluímos que um programa de exercitação de sete semanas com exercícios específicos de equilíbrio acompanhado de exercícios de força, resistência e flexibilidade, aumentam o equilíbrio e diminuem o risco de queda em idosos de 55 a 78 anos.
- Maternidade na adolescência - implicações nos processos de socialização e vinculação Mãe-FilhoPublication . Lourenço, Sara Alexandra Rodrigues; Albuquerque, CarlosRESUMO Portugal é o segundo país da Europa com um maior número de casos de gravidez na adolescência, estando este facto associado ao desencadeamento de muitos distúrbios psico-patológicos nesta faixa etária (INE, 2009). Face a este enquadramento, a presente investigação tem como objectivo avaliar a resposta de retração social em bebés de mães adolescentes com sintomatologia depressiva e ansiosa, 3 meses após o parto. Como instrumentos de medida serão utilizados a Escala Bonding, a The Alarm Distress de Bebe Scale (ADBB), a Postpartum Depression Screening Scale (PDSS) e o Inventário da Ansiedade Traço-Estado (IDATE). A amostra desta investigação será constituída por cerca de 150 mães adolescentes e respectivos bebés, residentes no interior da região centro de Portugal. A grande meta subjacente a este projecto de investigação é que o mesmo seja concretizado, de forma a deixar contributos empíricos para futuras estratégias orientadas para a prevenção de depressão e ansiedade no período pós-parto na adolescência, sustentadas pela elaboração de manuais de boas práticas.
- Valorização da expressão e educação físico-motora e da AFD; no 1º CEBPublication . Constante, Filipa Isabel Bernardo; Figueiredo, AbelRESUMO O objectivo da presente investigação é averiguar se o programa de Actividade Física e Desportiva, no âmbito das AEC’S veio interferir na abordagem da Expressão e Educação Físico-Motora, pelos professores titulares de turma. A amostra relativa aos professores do 1º Ciclo é constituída por 30 docentes, enquanto a amostra dos professores da Actividade Física e Desportiva, por 28. Ao nível da estatística descritiva foram utilizadas tabelas e gráficos para a exposição dos dados obtidos, recorrendo também à técnica correlacional. Para a recolha dos dados foram utilizados dois questionários, um para os professores do 1º Ciclo e outro para os professores da Actividade Física e Desportiva, dados esses posteriormente tratados, não só ao nível da estatística descritiva como também inferencial. Concluiu-se que muito embora os professores atribuam bastante importância a esta área, o número de professores titulares que abordavam sempre a EEFM diminuiu 27%, passando a existir 16% a não abordar a EEFM, daí que a entrada da Actividade Física e Desportiva veio interferir na abordagem da EEFM.
- Desporto escolar - basquetebol: intervenção e inclusão de jovens imigrantesPublication . Silva, Manuel António Pinto da; Pereira, AntoninoResumo A actividade física regular assume um papel proeminente na promoção de um estilo de vida saudável, nomeadamente quando esta é de níveis elevados durante a infância e a juventude o que se vem a traduzir na idade adulta. O presente trabalho integrado no âmbito do Mestrado em Desporto e Actividade Física e com o tema “O contributo da Actividade Física e Desporto na integração de jovens de nacionalidade não Portuguesa”, pretende apresentar uma metodologia a utilizar para o ensino e treino do basquetebol feminino. Contempla ainda, um estudo de caso na Escola Maria Alberta Menéres – Sintra com o tema: “Contributo da Educação Física/Desporto na inclusão social de jovens imigrantes”. Este estudo tem como objectivo principal apresentar, através de um estudo de caso com jovens do 2.º ciclo do ensino básico oriundos dos países da zona leste da Europa, bem como dos países designados por PALOP1 praticantes de desporto escolar estudantes na escola E.B. 2,3 Maria Alberta Menéres, perceber a sua forma de inclusão na sociedade com o seguinte tema: “O contributo da Educação Física/Desporto na inclusão social de jovens não portugueses do 2.º ciclo do Ensino Básico na E.B. 2,3 Maria Alberta Menéres - Sintra”. O estudo teve como amostra 4 alunas, duas dos países do Leste da Europa e duas dos países designados por PALOP. Através de inquérito directo (entrevista), tentámos perceber, em jovens do 2.º ciclo do ensino básico que praticam desporto escolar na E.B. 2,3 Maria Alberta Menéres, de que forma a/o Educação Física/Desporto promove, ou não, a sua inclusão na sociedade.
- Futebol 7 no concelho de Viseu : treino de futebol 7 da equipa de sub 10 do Sport Viseu e Benfica na época 2010/11 e a satisfação profissional dos treinadores de futebol 7 do concelho de ViseuPublication . Ribeiro, Miguel Ângelo Figueiredo; Figueiredo, AbelRESUMO O presente relatório tem como objectivo expor toda a intervenção prática efectuada ao longo da época desportiva no sentido da concretização do processo de treino/ensino/aprendizagem numa equipa de Sub 10 das escolas de formação do clube Sport Viseu e Benfica. Neste documento está descrito o meio envolvente e o contexto do grupo em causa, quais os recursos disponíveis para o processo de treino, o conhecimento dos atletas e os objectivos a alcançar pelos mesmos, assim como quais os meios de acção para a obtenção dos mais diversos objectivos e todo o planeamento efectuado. Inicialmente foi efectuada uma revisão bibliográfica onde se pretendeu expor diversos temas de relativa importância para esta intervenção profissional, procurando-se levantar e analisar na literatura o contexto relativo ao desporto para crianças e ao futebol de formação com todos os preceitos adequados ao processo de treino com crianças. Verificou-se que o treino de força favorece não só, a performance desportiva como assume particular importância na prevenção das lesões. Para além disso, identificou-se o treino em circuito como a forma mais adaptada para o desenvolvimento da Força, nas idades mais jovens. Identificou-se também o “Teaching Games for Understanding” como o modelo ideal para o ensino dos jogos colectivos colocando o atleta numa posição de construtor activo das suas próprias aprendizagens. O relacionamento do treinador com a criança aparece como sendo o mais importante elemento dentro de todo o contexto desportivo e é através da sua acção que ele tem de conseguir provocar nos que aprendem e treinam, o interesse e motivação essenciais para o progresso e êxito. Contudo, esta é uma actividade que está constantemente envolta em polémicas tornando-se extremamente desgastante, repercutindo-se na satisfação dos treinadores que, por sua vez, afectam a disposição, o empenho e seus sentimentos futuros. Posto isto, este mostra-se um documento que facilita a compreensão do estado actual do futebol de formação no concelho de Viseu. Verifica-se, através deste estudo da satisfação do treinador mediante as mais diversas dimensões que, os treinadores estão mais satisfeitos profissionalmente com os Aspectos Pessoais e de Planeamento uma menor satisfação é atribuída aos Aspectos da Formação e Carreira e, a menor satisfação está associada aos Aspectos Financeiros.
- Treino mental e ansiedade pré-competitiva em nadadores da pré-competição da Escola de Natação Príncipe PerfeitoPublication . Cavaleiro, José Paulo Vila Chã; Oliveira, Maria Teresa MateusRESUMO GERAL Com este trabalho pretendemos abordar os aspectos relacionados com a ansiedadetraço e a ansiedade estado, a sua influência relativamente ao género, experiência e idade, assim como os aspectos relacionados com o treino mental e a sua inclusão no processo de treino num grupo de nadadores. Procurámos efectuar um trabalho que nos permita retirar ilações ou indicações, por forma a adaptarmos processos, metodologias e estratégias, possibilitando maior sucesso na actividade e, consequentemente, na performance e rendimento dos alunos. Para isso, recorremos à pesquisa e análise de estudos relativos a esta área, no sentido de procedermos correctamente na aplicação, quer dos questionários realizados (SCAT-C Martens, Vealey e Burton, 1990) e (CSAI-2 Martens e col., 1990), assim como na forma de implementação do treino mental. Estes instrumentos permitem-nos saber a predisposição para a ansiedade (ansiedade-traço - SCAT-C) e verificar os níveis de ansiedade estado (cognitiva, somática e autoconfiança – CSAI-2). O motivo que nos impulsionou para a temática do presente estudo foi o facto de sermos, desde há alguns anos, técnicos de natação e verificarmos, quer pela praxis, quer pelas referências teóricas, que a componente psicológica influencia o rendimento desportivo dos atletas. Para Lazarus (1991), a ansiedade é uma resposta a uma ameaça percebida, associada a uma incerteza relativamente ao que irá suceder. Pode ter um efeito facilitador ou inibidor da performance, dependendo isso da forma como o atleta interpreta os seus sintomas e da sua percepção de controlo sobre os acontecimentos (Eubank & Collins, 2000; Edwards, 2002). Na generalidade, constatámos que o processo de treino incluindo a dimensão psicológica, não se resume, simplesmente, aos aspectos técnicos, físicos e tácticos, tomando um carácter multidimensional, preparando os atletas para a melhoria do seu rendimento desportivo.
- Natação infantil dos três aos cinco anos e satisfação profissional dos professores do concelho de ViseuPublication . Queiroga, Célia Filomena Pinto Burity da Silva; Oliveira, Teresa, orienta.Durante a primeira metade deste século, verificou-se uma preocupação com a Satisfação dos trabalhadores. Desde então, temos visto aumentar o número de estudos que evidenciam a vida e o trabalho de professores. Desta forma, emerge a pertinência em aprofundar o nosso conhecimento na área da Satisfação dos professores de natação infantil, e determinar de que forma esta se relaciona com as aprendizagens dos alunos neste contexto. É também importante ter em conta que, o professor está inserido no contexto de uma organização desportiva, que implica a prestação de serviços. Nestas estruturas organizativas, as relações interpessoais estão sempre presentes, quer seja ao nível pessoal, sócio-profissional, no convívio estabelecido entre os colegas de trabalho ou na relação com os alunos. A escolha desta temática, no contexto da leccionação de aulas de natação infantil, deveu-se ao facto de, no nosso entender, ser uma questão actual e relevante na nossa área de intervenção profissional. Através da convivência, da observação e do diálogo, sentimos que existem nas nossas piscinas, professores (técnicos) satisfeitos, e, outros insatisfeitos com a sua profissão. Neste sentido, esta investigação pretende averiguar e compreender as origens e as razões da Satisfação ou Insatisfação dos professores de natação do concelho de Viseu, que leccionam a crianças entre os três e os cinco anos de idade, de uma forma científica e pedagógica. Consideramos que a determinação do nível de Satisfação no trabalho é um meio para obter uma melhoria da organização e funcionamento da entidade empregadora e um contributo para uma auto-reflexão da prática profissional, bem como, para o bem-estar pessoal do professor de natação. O presente relatório é ainda visto, como uma reflexão acerca dos aspectos mais relevantes, decorridos da dimensão relativa à intervenção profissional, narrando em especial sobre a possibilidade que tivemos, de trabalhar na área da Natação Infantil.
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