ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de ViseuPublication . Basílio, Ana Patrícia Pinto; Esteves, João Luís, orient.Resumo O presente Relatório Final de Estágio emergiu da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico II ( PES II) e Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico III (PESIII). Neste sentido, este relatório individual especifica as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste percurso académico, sustentando-se em alguns documentos fundamentais às respetivas intervenções nos diversos contextos escolares. Tendo em consideração a importância de uma constante reflexão das intervenções realizadas no passado, bem como futuramente a nível profissional, o Educador deve estar em constante investigação. Deste modo, o estudo que se apresenta na segunda parte do trabalho desenvolvido, permite refletir acerca de novas práticas no que diz respeito à relação da abordagem da Expressão Motora, e a importância que os Educadores dão à mesma.
- Actividade física e equilíbrio em idososPublication . Lourenço, Lina Patrícia Lameiras; Figueiredo, AbelO objectivo do presente estudo foi compreender a relação entre os programas de actividade física com idosos e a melhoria das capacidades retardadoras do risco de queda, com especial relevância para o equilíbrio. Para alcançarmos este objectivo, desenhou-se uma intervenção profissional centrada no estudo de 31 idosos dos 55 aos 78 anos na freguesia de Fragosela em Viseu, acompanhada de uma investigação científica sobre o equilíbrio e o risco de quedas em idosos. Colocámos em prática o programa de treino Fallproof (Rose, 2005) que tem como objectivo melhorar o equilíbrio estático e dinâmico através de tarefas de equilíbrio na posição sentada (numa fitball) e de pé com modificações da postura, equilíbrio na posição de pé com os olhos abertos ou fechados (estar de pé sobre um apoio, caminhar colocando um pé directamente à frente do outro, com os pés juntos), aumento da força nos membros inferiores, transferências do peso corporal na posição sentada e de pé, aumento da complexidade dos padrões de marcha com mudanças de direcção e voltas, exercícios de coordenação entre o movimento da cabeça e do olhar, com redução da base de sustentação (tais como o chão da sala, colchões Airex e colchonetes), de coordenação entre membros inferiores e superiores (Rose, 2005). Na investigação científica pretendemos compreender melhor a problemática do equilíbrio e do risco de queda, assim como a sua relação com a actividade física intencionalmente orientada para o seu treino. Assim sendo foi desenhado um estudo centrado na avaliação do equilíbrio através da Bateria de Avaliação do Equilíbrio em idosos (Rose, 2005) e do teste levantar, caminhar 2,44 metros e voltar a sentar (Rikli & Jones, 2008), tendo sido encontradas diferenças significativas em ambos os testes, p=0,000 e p=0,004, respectivamente. Relativamente às variáveis idade e anos de prática de actividade física, não foram encontrados resultados significativos relativamente ao equilíbrio nos idosos. Já na variável género, foram encontradas diferenças significativas no equilíbrio em função do género no momento do pré-teste que desapareceram no momento pósteste, concluindo que o programa pode ter esbatido as diferenças entre género normalmente encontradas na literatura científica. Na generalidade, concluímos que um programa de exercitação de sete semanas com exercícios específicos de equilíbrio acompanhado de exercícios de força, resistência e flexibilidade, aumentam o equilíbrio e diminuem o risco de queda em idosos de 55 a 78 anos.
- Competências do treinador de jovens : estudo de treinadores das equipas de futebol de formação do concelho de ViseuPublication . Sapata, André Teixeira; Oliveira, Maria Teresa Mateus, orient.O Futebol assume extrema importância na sociedade atual. O elevado número de praticantes, de espetadores e a atenção que desperta no público em geral e nos diversos órgãos de comunicação social, garantiu-lhe um forte impacto na sociedade. Esta dimensão universal exigiu, por parte dos seus profissionais, reflexões profundas e novas abordagens em relação ao processo de treino. Parece-nos que não existem formas mais ou menos corretas de pensar o Futebol, mas todas elas devem focar a sua atenção no desenvolvimento do jogo e do praticante. No presente relatório pretendemos abordar a nossa forma de ver e pensar o jogo e o treino no Futebol, assente na aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica e da experiência como treinador de futebol, evidenciando os princípios e as estratégias inerentes à operacionalização do processo de treino e intervenção pedagógica como treinador do escalão Iniciados A da ACRCCD “O CRASTO” na época desportiva 2011/12. O contexto que envolve o jogo do futebol, o seu enquadramento institucional e a sua abordagem multifatorial, evidenciando a preponderância do contexto tático no futebol e na melhoria da tomada de decisão do atleta, foram alguns dos conteúdos abordados. A identificação com uma metodologia de treino especifica – Periodização Tática, e o reconhecimento da importância do Modelo de Jogo e da qualidade de intervenção do treinador foram aspetos realçados na revisão da literatura e pontos fundamentais que sustentaram a intervenção prática como treinador. Para isso, tivemos presente a necessidade de construção de um Modelo de Jogo, que define os princípios do “jogar” que pretendemos e que serviu de guia de todo o processo de treino, e a importância da intervenção pedagógica do treinador nesse processo de desenvolvimento. Posto isto, este documento apresenta todo o conteúdo relacionado com esse processo de planeamento, operacionalização e condução do processo de treino e relaciona alguns princípios que para nós assumiram particular importância em todo este processo de ensino/aprendizagem com vista ao desenvolvimento desportivo e social do atleta. O papel do treinador no desenvolvimento destas duas vertentes, pressupõe que este possua um conjunto de conhecimentos e competências diversificadas que permitam orientar e melhorar este processo. Neste sentido, apresentamos um estudo que carateriza os treinadores das camadas jovens dos clubes do concelho de Viseu e a valorização dada por estes em relação ao perfil de competências de um treinador de jovens.
- Contributos do RSI na proteção das crianças e jovens em risco : a perspetiva de diferentes agentesPublication . Ribeiro, Eugénia Eliete Ferreira; Mendes, FranciscoUm dos principais problemas da sociedade atual é a grande desigualdade e o crescimento da pobreza e exclusão social, com particular enfase nas crianças e jovens. São objetivos deste estudo conhecer a opinião dos diferentes agentes sobre o contributo do RSI na proteção de crianças e jovens em risco, bem como conhecer e contrastar a opinião dos beneficiários sobre o contributo do RSI, em função de características sócio demográficas (género, idade, habilitações e urbanidade). Em última instância pretende-se aprofundar o conhecimento sobre o quotidiano, com vista à alteração das políticas sociais que permitam minimizar ou mesmo inverter esta situação. Para o efeito será utilizada uma amostra de 100 participantes (20 técnicos e 80 beneficiários) com recurso a uma entrevista semiestruturada. Espera-se responder às hipóteses a testar e discutir os resultados por confronto com a literatura.
- Desenvolvimento da orientação no concelho de Viseu : Representações, práticas e aspiraçõesPublication . Celestino, Tadeu Ferreira de Sousa; Pereira, AntoninoResumo Enquadrado no âmbito do ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Desporto e Actividade Física, a realização deste Relatório visa reflectir acerca das acções planeadas no Projecto Individual de Estágio e concretizadas no Clube de Orientação de Viseu – Natura. Assente numa perspectiva de formação ao longo da vida, procura a um tempo só e sob um paradigma da dupla vigilância epistemológica, primeiramente, desenvolver conhecimentos, aprofundar competências numa modalidade com características, multiplicidade de saberes e especificidades próprios. Para tal, aglutina um conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo do tempo e particularmente neste processo formativo, que agregam e se concretizam numa matriz multidisciplinar de intervenção, onde se procura colocar em evidência a visão integradora do professor/treinador-decisor no professor/treinador-reflexivo. Em segundo e concomitantemente, procura, num duplo movimento, rumo a um conhecimento esclarecido, dar início a uma ruptura nos paradigmas do ensino e do treino da Orientação, mantendo uma atitude vigilante, com vista à estimulação da crítica. Por último, e como resultado final, tem o objectivo de desenvolver e promover a Orientação no Concelho de Viseu. Subdividido em duas componentes, prática profissional e investigação acção, estas procuram inter-relacionar-se entre si onde a primeira, mais operacional, demonstra, de modo pragmático, mas consistente, a conceptualização subjacente que suporta a concretização das acções definidas nos objectivos que se repartem pelo ensino/promoção e treino da Orientação. Em cada uma destas procura-se desenvolver modelos de intervenção onde, no ensino, a tónica dominante reside no desenvolvimento de uma aprendizagem efectiva, com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Já no treino perpetua-se a visão e a gestão integrada dos cinco factores do treino, entendido sob um paradigma multifactorial, onde o indivíduo, no seu desempenho, é visto e entendido como um todo. Ambas as perspectivas de intervenção procuram aglutinar-se numa visão macroscópica de uma matriz biopsicossocial do homem. A segunda, claramente desenvolvida numa perspectiva de investigação, procura, numa perspectiva exploratória, encontrar respostas às questões levantadas durante a fase de planeamento, com as quais se pretende contribuir, no seu todo, para a compreensão e esclarecimento das representações, práticas e aspirações da população alvo em relação ao desporto Orientação, no Concelho de Viseu. Os resultados alcançados, com o grupo em estudo, na sua globalidade, denotam uma reconhecida valorização e uma elevada importância que é atribuída à Orientação, enquanto modalidade desportiva. Os entrevistados demonstram que os aspectos sociais e as particularidades da modalidade são as principais razões para a prática e não prática da Orientação, destacando-se, também, a grande predisposição manifestada por estes para a prática da mesma. No término deste documento conclui-se que este percurso formativo, em termos gerais, concretizou os objectivos definidos, realçando-se a sua perspectiva de continuidade no futuro, enquadrado numa estratégia de promoção da modalidade numa visão macroscópica.
- Desporto escolar - basquetebol: intervenção e inclusão de jovens imigrantesPublication . Silva, Manuel António Pinto da; Pereira, AntoninoResumo A actividade física regular assume um papel proeminente na promoção de um estilo de vida saudável, nomeadamente quando esta é de níveis elevados durante a infância e a juventude o que se vem a traduzir na idade adulta. O presente trabalho integrado no âmbito do Mestrado em Desporto e Actividade Física e com o tema “O contributo da Actividade Física e Desporto na integração de jovens de nacionalidade não Portuguesa”, pretende apresentar uma metodologia a utilizar para o ensino e treino do basquetebol feminino. Contempla ainda, um estudo de caso na Escola Maria Alberta Menéres – Sintra com o tema: “Contributo da Educação Física/Desporto na inclusão social de jovens imigrantes”. Este estudo tem como objectivo principal apresentar, através de um estudo de caso com jovens do 2.º ciclo do ensino básico oriundos dos países da zona leste da Europa, bem como dos países designados por PALOP1 praticantes de desporto escolar estudantes na escola E.B. 2,3 Maria Alberta Menéres, perceber a sua forma de inclusão na sociedade com o seguinte tema: “O contributo da Educação Física/Desporto na inclusão social de jovens não portugueses do 2.º ciclo do Ensino Básico na E.B. 2,3 Maria Alberta Menéres - Sintra”. O estudo teve como amostra 4 alunas, duas dos países do Leste da Europa e duas dos países designados por PALOP. Através de inquérito directo (entrevista), tentámos perceber, em jovens do 2.º ciclo do ensino básico que praticam desporto escolar na E.B. 2,3 Maria Alberta Menéres, de que forma a/o Educação Física/Desporto promove, ou não, a sua inclusão na sociedade.
- Efeito de um Programa de Videojogos na Flexibilidade em Idosos com Osteoartroses : Trabalho final de estágioPublication . Almeida, António José Tavares; Oliveira, Maria Teresa MateusResumo O envelhecimento é um processo inevitável e implica a regressão das capacidades físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais do ser humano dando origem a diversas alterações, nomeadamente ao nível do sistema músculo-esquelético. Este facto afecta negativamente a funcionalidade e logo a qualidade de vida do idoso. Assim, a actividade física tem efeitos benéficos na saúde do idoso, na medida em que atenua os efeitos nefastos associados ao envelhecimento, proporcionando um envelhecimento mais activo, através da utilização de um programa de videojogos que estimula o exercício físico. O nosso estudo divide-se, assim, em duas partes, uma de investigação e outra de intervenção profissional e teve em vista a utilização de um programa de videojogos activos, com o objectivo de melhorar a flexibilidade dos idosos com osteoartroses, proporcionando-lhes um aumento das capacidades funcionais, bem-estar e uma melhor qualidade de vida. A realização deste estudo contou com a ajuda dos idosos residentes na “Residência Rainha Dona Leonor” da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, sendo que o programa de videojogos da consola da Nintendo Wii foi aplicado duas a três vezes por semana, em dias não consecutivos. Todos os idosos em estudo apresentam osteoartroses e foram divididos em dois grupos, uns com patologias nos membros superiores e o outro com patologias dos membros inferiores, e todos eles realizaram os mesmos videojogos. Com este estágio profissionalizante, podemos concluir que um idoso que beneficie da aplicação de videojogos activos de forma regular e orientada, apresenta diferenças visíveis ao nível da flexibilidade, melhorando, assim, a sua funcionalidade, bem-estar e qualidade de vida. No que concerne à nossa actuação, este estudo teve a virtude de me proporcionar um enriquecimento de experiências, através da actividade física desenvolvida com os idosos, por meio da aplicação do programa de videojogos activos.
- Estratégias de ensino de competências no jogo de Futsal - intervenção profissional num grupo - equipa de Futsal do Desporto Escolar - Investigação sobre os princípios do jogoPublication . Bravo, Luís Manuel Soares Dias;Resumo Ao longo dos anos temos verificado que o jogo tem sido compreendido e ensinado de diferentes maneiras. A investigação sobre os modelos de ensino vem valorizando cada vez mais uma dimensão táctica na abordagem do jogo, provocando uma ruptura na investigação pedagógica sobre os jogos desportivos em contexto escolar, estabelecendo como prioridade o ensino da táctica antes das habilidades técnicas. Neste trabalho o nosso desafio passou por aplicar um modelo alternativo, congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar e alicerçado nos seguintes aspectos: a) o modelo de ensino de Competências nos Jogos de Invasão fornece uma ideia central para o ensino dos jogos desportivos colectivos e é adequado ao Futsal, b) o treino deve ser centrado numa abordagem multifactorial integrando todos os factores de treino, c) privilegiámos o ensino da táctica, mais especificamente, os princípios do jogo. Os objectivos do trabalho estão relacionados com: 1) A construção do modelo – o nosso modelo de ensino inspirou-se no Modelo de Ensino de Competências nos Jogos de Invasão que valoriza a componente táctica. Na concepção do modelo tivemos como primeira preocupação, conhecer o jogo de Futsal no escalão de Infantis Masculinos, relativamente à componente táctica e no que respeita aos princípios do jogo. Os resultados mostram que os princípios do jogo ofensivos e defensivo são executados de modo diferenciado durante o jogo de Futsal. Uns princípios são mais concretizados do que outros e a sua concretização é diferente em função da posição que o jogador ocupa no terreno de jogo. No planeamento do treino vamos ter em conta o que acontece no jogo competição. 2) A aplicação do modelo - a sua aplicação deu-se no treino da Equipa de Futsal de Infantis Masculinos do Desporto Escolar da Escola Ferreira Lapa - Sátão e concretizou-se em 20 sessões de 70 minutos. Os resultados estão apresentados nas reflexões das sessões de treino e mostram que o modelo de ensino de Competências nos Jogos de Invasão fornece uma ideia central para o ensino dos jogos desportivos colectivos sendo adaptado ao Futsal, e revela-se congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar. 3) A verificação do modelo - verificámos o modelo de ensino comparando 4 jogos de competição antes e após a aplicação do modelo, relativamente à concretização dos princípios do jogo. Os resultados revelam que os jogadores modificaram positivamente comportamentos na execução do total das acções tácticas e no número médio de concretização de três princípios ofensivos: Cobertura Ofensiva, Espaço e Mobilidade. Pode concluir-se que o modelo de ensino se revelou congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar. Com a aplicação deste modelo verificou-se que os alunos melhoraram, para além do desenvolvimento de competências como jogador, aspecto que é prioritário, o desenvolvimento de competências no desempenho de papéis de apoio e coordenação da prática desportiva, nomeadamente o papel de capitão e árbitro de acordo com o estipulado no programa do Desporto Escolar.
- Futebol 7 no concelho de Viseu : treino de futebol 7 da equipa de sub 10 do Sport Viseu e Benfica na época 2010/11 e a satisfação profissional dos treinadores de futebol 7 do concelho de ViseuPublication . Ribeiro, Miguel Ângelo Figueiredo; Figueiredo, AbelRESUMO O presente relatório tem como objectivo expor toda a intervenção prática efectuada ao longo da época desportiva no sentido da concretização do processo de treino/ensino/aprendizagem numa equipa de Sub 10 das escolas de formação do clube Sport Viseu e Benfica. Neste documento está descrito o meio envolvente e o contexto do grupo em causa, quais os recursos disponíveis para o processo de treino, o conhecimento dos atletas e os objectivos a alcançar pelos mesmos, assim como quais os meios de acção para a obtenção dos mais diversos objectivos e todo o planeamento efectuado. Inicialmente foi efectuada uma revisão bibliográfica onde se pretendeu expor diversos temas de relativa importância para esta intervenção profissional, procurando-se levantar e analisar na literatura o contexto relativo ao desporto para crianças e ao futebol de formação com todos os preceitos adequados ao processo de treino com crianças. Verificou-se que o treino de força favorece não só, a performance desportiva como assume particular importância na prevenção das lesões. Para além disso, identificou-se o treino em circuito como a forma mais adaptada para o desenvolvimento da Força, nas idades mais jovens. Identificou-se também o “Teaching Games for Understanding” como o modelo ideal para o ensino dos jogos colectivos colocando o atleta numa posição de construtor activo das suas próprias aprendizagens. O relacionamento do treinador com a criança aparece como sendo o mais importante elemento dentro de todo o contexto desportivo e é através da sua acção que ele tem de conseguir provocar nos que aprendem e treinam, o interesse e motivação essenciais para o progresso e êxito. Contudo, esta é uma actividade que está constantemente envolta em polémicas tornando-se extremamente desgastante, repercutindo-se na satisfação dos treinadores que, por sua vez, afectam a disposição, o empenho e seus sentimentos futuros. Posto isto, este mostra-se um documento que facilita a compreensão do estado actual do futebol de formação no concelho de Viseu. Verifica-se, através deste estudo da satisfação do treinador mediante as mais diversas dimensões que, os treinadores estão mais satisfeitos profissionalmente com os Aspectos Pessoais e de Planeamento uma menor satisfação é atribuída aos Aspectos da Formação e Carreira e, a menor satisfação está associada aos Aspectos Financeiros.
- A importância do jogo lúdico na aprendizagem e na vida escolar da criançaPublication . Morais, Graça Maria Fernandes; Figueiredo, Abel; Eira, PauloNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, o presente Relatório Final de Estágio reflete o percurso nele efetuado. As intervenções realizadas em contexto de educação pré-escolar permitiram compreender a pertinência do jogo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e como este constitui uma ferramenta facilitadora para o educador enquanto promotor de aprendizagens. Neste sentido, empreendemos uma investigação de índole qualitativa, em torno do jogo lúdico, neste ciclo de formação. Procuramos, por um lado, averiguar como aquele influência a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, por outro lado, validar a sua utilidade, como estratégia de ensino, utilizada pelo educador. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: - O jogo tem um papel crucial para a aprendizagem e desenvolvimento (físico, motor, psicológico e cognitivo) completo e mais saudável das crianças do Jardim de Infância; - Permite que os papéis de educadores e crianças sejam realçados, na medida em que os primeiros podem aqui transmitir os seus conhecimentos bem como estratégias que adquiriram ao longo da experiência que têm comprovada. Já as crianças podem mostrar a sua essência e, através dela, enriquecer esse meio de aprendizagem; - As experiências livres são tão ou mais importantes que as delineadas (quer por meio de atividades diárias, quer por planos de atividades anuais, ou até planificações mensais) visto que é nelas que os educadores têm possibilidade de ver repercutido o seu trabalho; - A organização dos espaços é essencial, interior e exteriormente, tendo em conta que é neles que as crianças têm de se sentir seguras; estes espaços devem também ser potenciadores de convivências positivas, inter-relações criança-criança, educador-criança e auxiliar-criança de forma a incrementar a importância das relações (de amizade, respeito, colaboração, parceria, partilha, entre outras); - Os projetos também ganham um peso considerável ao envolverem pessoas de fora, para que mais uma vez, diferentes conhecimentos sejam transmitidos e enriquecidas as mentes destas crianças para o que as espera no futuro.
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