RE - Número 46-A - novembro de 2014
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Browsing RE - Número 46-A - novembro de 2014 by Author "Giacomolli, Dóris"
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- O Delfim e o Crime PerfeitoPublication . Giacomolli, DórisEste trabalho pretende levantar, analisar e discutir as hipóteses sobre duas mortes, ocorridas numa aldeia de Portugal, a Gafeira, lugar criado pelo autor/narrador que lá se instala e tenta compreender o mistério não elucidado: o que aconteceu, de verdade, à Maria das Mercês, esposa do Delfim, assim como ao criado do casal, Domingos. Essas mortes podem ser consideradas crimes? A resolução do enigma é de pouca importância para a apreciação da narrativa, mas os movimentos de acareação do crime despertam o interesse do leitor e sustentam o valor da obra. O declínio da família de nobres pode ser lido como uma paródia da história de Portugal.
- Literatura Comparada e Intertextualidade. Saramago e Patativa do Assaré: O Homem Faz do Mundo um Texto para Produzir SentidoPublication . Giacomolli, DórisO presente trabalho tem por objetivo discutir as conceções de texto e discurso, conceitos usados como ponto de partida para a reflexão acerca da intertextualidade e interdiscursividade, à luz da teoria bakhitiniana. Os textos escolhidos foram o poema A terra é natura de Patativa do Assaré e o texto/prefácio escrito por José Saramago para o livro Terra de Sebastião Salgado, autores que se abastecem da cultura popular a fim de comporem textos que dialogam e se complementam. Vamos analisá-los sob a luz dos pressupostos de Tânia Franco Carvalhal sobre literatura comparada. Este artigo refere-se à intertextualidade entre as duas obras e ao tema presente tanto numa como na outra: a questão da terra, problema que aflige a contemporaneidade e permanece longe de ser resolvido. Estes dois escritores assemelham-se, ao se solidarizarem com essas vozes das minorias. A herança cultural deixada por muitos homens nesta luta desigual por um lugar para se fixarem expressa-se e concretiza-se nas obras destes artistas, que se fazem transmissores dessa memória. Haverá ainda uma abordagem referente à oralidade nos dois autores, tendo em vista que o poema em questão e o texto de José Saramago são essencialmente orais.
- Memória e Intertextualidade em Mãos de Cavalo e ReparaçãoPublication . Giacomolli, DórisSegundo a crítica literária Tiphaine Samoyault, a intertextualidade é um fenômeno comum a todos os textos e consiste na relação que eles estabelecem entre si. O nosso objetivo é analisar a intertextualidade entre as narrativas Reparação de Ian McEwan e Mãos de Cavalo de Daniel Galera. Analisaremos a memória e o sentimento de culpa que a personagem-narradora Briony Tallis e Hermano, o Mãos de cavalo, carregam, bem como a maneira que encontraram para lidar com este problema.
- O Romance e a História em A Costa dos Murmúrios e Netto Perde Sua AlmaPublication . Giacomolli, DórisO presente trabalho tem por objetivo discutir as concepções de literatura que, ao problematizar a história, acabam fazendo referências ao passado. Os textos escolhidos foram Netto perde sua alma de Tabajara Ruas e A costa dos murmúrios de Lídia Jorge. A metodologia selecionada é a problematização de figuras e episódios históricos, uma característica da metaficção historiográfica. Problematizando-os, torna-os verdadeiros, provocando assim, uma autorreflexão, um questionamento das verdades históricas.
- A Supressão das LiberdadesPublication . Giacomolli, DórisEste trabalho analisa personagens, situações, sentimentos e alguns conceitos como intertextualidade e racismo, que são apresentados em As vésperas esquecidas de Maria Isabel Barreno. Ao descrever uma breve biografia e o encontro de três personagens que aparentemente não têm nada que os ligue, acaba entrelaçando os seus destinos com o final da ditadura e do regime salazarista em Portugal, que culmina na Revolução de 25 de abril. A Revolução dos Cravos acaba sendo o grande personagem da história, já que os aproxima; sem ela as suas vidas não se entrecruzariam. Trata-se de um acontecimento que, ao perpassar a vida de todos eles, acaba por ser o coroamento de algo que neles se achava latente, ainda que fosse um sentimento vago e não totalmente reconhecido.