RE - Número 46-A - novembro de 2014
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- Corpos Fixos e Identidades Fluidas: Felicidade DemaisPublication . Poletto, Ana JúliaAo analisar o conto Felicidade Demais, da autora canadense Alice Munro, efetuámos uma releitura da história e da constituição das identidades femininas, dentro de algumas correntes feministas. A ampliação do espaço de debate sobre o universo feminino, entrecruzando Literatura e História, ilumina padrões aceitos inconscientemente, tirando-os da penumbra, com possibilidade de mudança.
- Bufo & Spallanzani e a paródia pós-modernistaPublication . Brandão, Saulo; Mourão, ManfredO presente trabalho tem por objetivo investigar as considerações acerca da paródia e sua implicação na linha teórica pós-modernista, partindo das análises de Fredric Jameson e Linda Hutcheon, quando conceituando pastiche. Desse modo, nos propomos a fazer uma análise das paródias no romance Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca, a partir da leitura de Ana Cristina T. de B. Carvalho (2013) que corrobora para sonegar a proposta de Jameson. Desse modo, procuraremos, no emaranhado de citações do romance, que remetem aos mais diversos campos da cultura, elementos que qualifiquem a característica paródica do romance, tendo por embasamento a contraproposta feita por Linda Hutcheon.
- Memória e Intertextualidade em Mãos de Cavalo e ReparaçãoPublication . Giacomolli, DórisSegundo a crítica literária Tiphaine Samoyault, a intertextualidade é um fenômeno comum a todos os textos e consiste na relação que eles estabelecem entre si. O nosso objetivo é analisar a intertextualidade entre as narrativas Reparação de Ian McEwan e Mãos de Cavalo de Daniel Galera. Analisaremos a memória e o sentimento de culpa que a personagem-narradora Briony Tallis e Hermano, o Mãos de cavalo, carregam, bem como a maneira que encontraram para lidar com este problema.
- Espaços Íntimos e Espaços Públicos na Narrativa de Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882)Publication . Colombini, Maikely Teixeira; Siqueira, Joelma SantanaNo presente trabalho monográfico, o nosso objetivo foi analisar os espaços privados e públicos nas obras A Moreninha (1844) e O Moço Loiro (1845), de Joaquim Manuel de Macedo, como espaços fenomenológicos e sociais que demarcam modos de agir e de ser dos personagens, buscando investigar se a análise desses espaços confirma ou nega a observação recorrente sobre a pequena importância social da obra do escritor. De fato, se analisarmos o romance com os olhos críticos daqueles que buscaram ver nele o realismo da escola realista ou o da escola modernista, é possível que ele seja apontado como menor, superficial, piegas em razão do sentimentalismo, da representação dos costumes e da ausência de aprofundamento na psicologia dos personagens. No entanto, é preciso observá-lo, como disse Campedelli, na perspectiva do passado, na perspectiva da visão romântica que não se encerra na pura expressão da emoção, mas também na tomada de consciência da estilização da emoção por parte do artista.
- Ave, a Palavra do Sertanejo na Literatura BrasileiraPublication . Pelinser, André Tessaro; Malloy, LetíciaPublicada postumamente, a coletânea de textos intitulada Ave, Palavra, de Guimarães Rosa, vem ganhando pouca atenção da crítica, sobretudo ao se considerar as contribuições que pode trazer aos estudos da obra daquele autor. Dentre os textos mais interessantes do volume, destaca-se a reportagem poética “Pé-duro, chapéu-de-couro”, em cujas páginas o autor procede, à sua maneira, a uma verdadeira gênese do vaqueiro sertanejo, imputando-lhe raízes a princípio improváveis. Com isso, Guimarães Rosa sugere vincular-se à tradição literária regionalista brasileira, destoando das vozes da crítica. Busca-se, neste artigo, dar uma parte da merecida atenção que aquela reportagem poética, um texto altamente complexo, não tem recebido.
- A Transcriação de Poesia Através de Diferentes Mídias no BrasilPublication . Tosin, GiulianoA utilização de meios eletrônicos e digitais é um fator marcante na produção de poesia contemporaneamente e as questões que suscita têm sido tema de inúmeras indagações. No conjunto de esforços com a finalidade de fomentar essas iniciativas e abrir novas trajetórias de reflexão, propomos neste artigo abordar a transcriação de poesia através de diferentes mídias no Brasil. O trabalho concentra-se inicialmente na análise do material bibliográfico que aborda o conceito de transcriação, situando-o no âmbito da tradução de poesia e, em seguida, no da tradução entre meios de comunicação distintos.
- Memória Afetiva e Memória Histórica nas Crônicas de Rubem BragaPublication . Martins, Priscila RosaConsagrado pela escrita da crônica, pela qual se tornou referência do gênero no Brasil, Rubem Braga ocupou grande parte de sua vida registrando o cotidiano. Este trabalho apresenta uma leitura de sete crônicas do escritor que retratam cenas da cidade. Com respaldo nos textos “Culturas híbridas, poderes oblíquos”, de Néstor García Canclini (2008), e “Tempo e Espaço”, de Zygmunt Bauman (2001), trazemos alguns questionamentos provindos dos estudos acerca da pós-modernidade, no que diz respeito à abordagem do espaço público, para propor uma diferenciação entre memória histórica e memória afetiva na obra de Braga.
- Literatura Comparada e Intertextualidade. Saramago e Patativa do Assaré: O Homem Faz do Mundo um Texto para Produzir SentidoPublication . Giacomolli, DórisO presente trabalho tem por objetivo discutir as conceções de texto e discurso, conceitos usados como ponto de partida para a reflexão acerca da intertextualidade e interdiscursividade, à luz da teoria bakhitiniana. Os textos escolhidos foram o poema A terra é natura de Patativa do Assaré e o texto/prefácio escrito por José Saramago para o livro Terra de Sebastião Salgado, autores que se abastecem da cultura popular a fim de comporem textos que dialogam e se complementam. Vamos analisá-los sob a luz dos pressupostos de Tânia Franco Carvalhal sobre literatura comparada. Este artigo refere-se à intertextualidade entre as duas obras e ao tema presente tanto numa como na outra: a questão da terra, problema que aflige a contemporaneidade e permanece longe de ser resolvido. Estes dois escritores assemelham-se, ao se solidarizarem com essas vozes das minorias. A herança cultural deixada por muitos homens nesta luta desigual por um lugar para se fixarem expressa-se e concretiza-se nas obras destes artistas, que se fazem transmissores dessa memória. Haverá ainda uma abordagem referente à oralidade nos dois autores, tendo em vista que o poema em questão e o texto de José Saramago são essencialmente orais.
- O Romance e a História em A Costa dos Murmúrios e Netto Perde Sua AlmaPublication . Giacomolli, DórisO presente trabalho tem por objetivo discutir as concepções de literatura que, ao problematizar a história, acabam fazendo referências ao passado. Os textos escolhidos foram Netto perde sua alma de Tabajara Ruas e A costa dos murmúrios de Lídia Jorge. A metodologia selecionada é a problematização de figuras e episódios históricos, uma característica da metaficção historiográfica. Problematizando-os, torna-os verdadeiros, provocando assim, uma autorreflexão, um questionamento das verdades históricas.
- Em 10 de outubro de 1912Publication . Santos, AlckmarPor certo, o pai de Tsui Ah Fai sonhou bem mais do que entendia: jogo de bola? e gritaria... e contra toda uma torcida. Era o início (nascia o filho!) de uma carreira, que chegou longe: Jogos Olímpicos, (no futebol, ele era um meia) lá em Berlim (que o pai enfim nunca é que viu!).