ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCEN - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Barroso, Helena da Cunha"
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- Matemática e literatura infantil : uma proposta de análisePublication . Barroso, Helena da Cunha; Menezes, LuísEste trabalho de investigação tem como objetivo analisar em termos matemáticos o livro “Histórias…com Matemática II” e retirar daí implicações para o plano didático. Para tal, procurou-se dar resposta às seguintes questões orientadoras: (i) Que imagem é que o livro transmite da Matemática? (ii) Que temas matemáticos são abordados no livro e de que maneira isso é feito? (iii) Que diferenças, na abordagem matemática, são possíveis encontrar entre as histórias/autores? (iv) Que implicações didáticas podem emergir destas histórias? O livro “Histórias… com Matemática II” é composto por nove histórias, três escritas por alunos do 1.º ciclo do ensino básico; três escritas por alunos do 2.º ciclo do ensino básico; e as três restantes escritas por professores do ensino superior. O enquadramento teórico encontra-se organizado em cinco secções: (i) a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade; (ii) documentos curriculares para a Matemática no ensino básico; (iii) Leitura e literatura infantil; (iv) Matemática e literatura infantil; e (v) Literatura infantil e Matemática escolar: alguns casos. Dado o objeto de estudo, a metodologia da investigação adotada segue uma abordagem de natureza essencialmente qualitativa, com base na recolha documental das nove histórias. Os resultados do estudo mostram diferenças entre as histórias da autoria dos alunos e as histórias da autoria dos professores. Os alunos abordam a Matemática de forma explícita, fazendo um uso intensivo de vocabulário matemático, tendendo a situar a narrativa no “mundo” da Matemática e a fazerem intervir personagens que são elementos da própria Matemática (como grafos e números). Já as histórias dos professores apresentam a Matemática de forma mais implícita, recorrem a menos vocabulário matemático e situam a trama num contexto mais realista. A forma como os problemas matemáticos surgem nas histórias dos alunos e dos professores é também diferente. Nas primeiras, os problemas tendem a ser resolvidos enquanto nas segundas se privilegiam as narrativas abertas. Em comum, as histórias apresentam a Matemática como uma atividade agradável e importante na vida das pessoas. Os temas matemáticos mais tratados são “Números e operações” e “Geometria e medida”. As histórias apresentam potencialidades didáticas, que são diferentes nas histórias da autoria dos alunos e dos professores.