ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Author "Barroca, Kelly Gaspar"
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- A importância do uso da cor na comunicação publicitáriaPublication . Barroca, Kelly Gaspar; Barroso, PauloO presente estudo centra-se na importância do uso da cor na comunicação publicitária, e tem o objetivo geral de aferir se a escolha das cores em publicidade afeta a interpretação das mensagens publicitárias e a reação emocional dos seus destinatários, bem como verificar se as cores influenciam os efeitos pretendidos e se são determinantes e eficazes nos anúncios. A partir de um estágio de quatro meses em regime presencial na Desigm - Comunicação e Publicidade, empresa gráfica situada em Mangualde, pretendeu-se pesquisar e analisar qual é a importância do uso da cor em projetos de comunicação publicitária e como a mesma é utilizada nos trabalhos pedidos pelos clientes, relacionando-os com projetos da concorrência. Neste relatório é apresentada a instituição acolhedora assim como as atividades desenvolvidas no local de estágio. Recorrendo à elaboração de um questionário e apresentando exemplos de algumas publicidades, pretendeu-se analisar se a interpretação das mensagens e as reações emocionais no público sofrem ou não alteração com e sem o uso da cor. Por outro lado, analisaram-se projetos realizados pela gráfica acolhedora do estágio (Desigm) e por uma gráfica concorrente (Ser e Parecer), com a finalidade de se realizar uma comparação cromática de publicidades e analisar como é usada a cor em cada projeto publicitário e se esse uso da cor difere entre as gráficas. Os resultados deste estudo afirmam que a maioria dos inquiridos consideram mais adequados os anúncios publicitários com cor, julgando que a mesma torna os anúncios mais apelativos, percetíveis, interessantes e agradáveis, face aos anúncios publicitários a preto e branco. Conclui-se que a presença da cor na comunicação publicitaria tem um papel importante para a maioria das pessoas, relativamente à compreensão das mensagens que os anúncios pretendem transmitir, assim como à reação emocional positiva. Para além dos inquiridos, os autores consultados na revisão de literatura que fundamenta teoricamente o presente estudo, atribuem uma grande importância à presença da cor na comunicação publicitária sendo esta, também, a principal conclusão deste trabalho académico.