ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Author "Almeida, Diana Heloísa Amaral"
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- Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das históriasPublication . Almeida, Diana Heloísa Amaral; Silva, Ana Isabel; Lopes, Fernando AlexandreO presente Relatório Final de Estágio, intitulado “Linguagem oral e abordagem à escrita na Educação pré-escolar: A importância das histórias.” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte remete para as práticas realizadas ao longo das PES (Práticas de Ensino Supervisionadas) e inclui uma contextualização dos estágios realizados, bem como uma apreciação crítica das competências desenvolvidas no decorrer desta. A segunda parte referese ao projeto de investigação que assenta na questão-problema “Qual a importância do contacto das crianças com as histórias, ao longo da EPE, para o desenvolvimento de comportamentos literácitos?”. A investigação de índole qualitativa recorreu a um estudo de caso de natureza exploratória e, com vista ao suporte da análise qualitativa, o inquérito por questionário e por entrevista. Para desenvolver a presente investigação e dar resposta à questão problema, foram selecionadas como participantes todas as 25 crianças da Educação Pré-Escolar de uma IPSS do concelho de Viseu, do ano letivo 2021/2022; 10 crianças que frequentaram a IPSS e que estavam no 1.º CEB; e 10 Encarregados de Educação de crianças que frequentaram a IPSS e que estavam no 1.º CEB. Com as atividades e ações, desta investigação, foi possível compreender que o facto de envolver as crianças em rotinas das quais fazem parte histórias, livros, biblioteca, etc., as beneficia no desenvolvimento da leitura e da escrita; e verificou-se uma relação positiva entre o contacto precoce com a literatura e o desenvolvimento de comportamentos literácitos. Em resposta à questão-problema “Qual a importância do contacto das crianças com as histórias, ao longo da EPE, para o desenvolvimento de comportamentos literácitos?”, foi possível aferir que o contacto das crianças com as histórias apresenta uma relação positiva com o desenvolvimento da leitura e da escrita.