ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Author "Amaral, Ana Raquel Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: espaço exterior e aprendizagens de GeologiaPublication . Amaral, Ana Raquel Silva; Figueiredo, Maria Pacheco; Abrantes, IsabelNeste relatório final de estágio está incluída uma reflexão crítica sobre as práticas que foram desenvolvidas em contexto, onde são focadas as aprendizagens realizadas no decorrer das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além disso, este relatório contempla um estudo desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar em que o objetivo foi predispor, futuramente, as crianças para a aprendizagem da geologia, a partir de atividades realizadas com afloramentos rochosos existentes na cidade de Viseu. Este estudo é concretizado de forma qualitativa, sendo que recorremos à observação dos intervenientes (crianças) através dos níveis de implicação e bem-estar. O estudo foi desenvolvida com um grupo de crianças de uma sala regular da Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Em relação aos dados obtidos, podemos perceber que a utilização do espaço exterior é de extrema importância e proporciona aprendizagens que se revelam mais motivadoras e implicantes para as crianças em idade pré-escolar. No que concerne à utilização de elementos geológicos nas aprendizagens das crianças, estes revelam-se importantes, pois o contacto que o grupo tem com afloramentos de diferentes tamanhos, formas e texturas, trazem curiosidade às mesmas. Desta forma, podemos perceber que ao incutir o termo “rocha” as crianças acabam por o substituir em vez de “pedras”, assim tornam-se crianças com um vocabulário científico mais correto. Além disto, o facto de proporcionar às crianças o contacto com elementos de geologia, despertou a sua curiosidade sobre os mesmos, tornando-se evidente que estas ficaram mais predispostas a aprender conceitos de Geologia.