ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Antunes, Joaquim, orient."
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- Determinantes que influenciam a satisfação e fidelização de clientes no setor de distribuição de produtos de higiene e limpeza profissionalPublication . Carvalho, Luciana Renata Bricci; Antunes, Joaquim, orient.O presente trabalho teve como objetivo investigar e conhecer os determinantes que alicerçam um processo de Satisfação e Fidelização no contexto de Distribuição de Produtos de Higiene e Limpeza Profissional. Procurou-se desenvolver um modelo integrador de diversos determinantes do relacionamento e de algumas variáveis – chave do marketing de relacionamento, que permitisse medir os seus efeitos simultâneos e observar e examinar as correlações existente entre as variáveis. A metodologia para validar o modelo e respetivas hipóteses assentou na realização de inquéritos com os clientes da empresa Futurdis2- Distribuidora de Produtos de Higiene e Limpeza Profissional no Distrito de Viseu, num total de 100 clientes. Após a validação da escala de medição, optamos por uma pesquisa exploratória e confirmatória, e as hipóteses foram testadas através do Modelo de Equações Estruturais. O estudo permitiu concluir que as variáveis escolhidas para analisar os Determinantes da Satisfação e Fidelização de clientes podem ser consideradas fidedignas e consistentes. Os resultados mostraram que são vários os determinantes, quer tradicionais, quer os especificamente relacionados com o contexto em estudo, que têm efeito positivo e direto sobre a Satisfação e Fidelização de Clientes. Os determinantes tradicionais do Marketing de Relacionamento tais como: Compreensão das Necessidades, Relação com a Empresa, Marketing Interno, Marketing Interativo, Qualidade dos Serviços têm um efeito positivo e direto sobre a Satisfação. A análise estatística aponta para um efeito positivo e direto entre Satisfação e Compromisso e também revela um efeito positivo e direto entre Satisfação e Fidelização. Identificou-se os efeitos positivos e diretos entre Satisfação e Confiança. Reconheceu-se ainda que a Confiança tem efeito positivo e direto no Compromisso e também, que a Confiança tem efeito positivo e direto sobre a Satisfação. Identificou-se uma relação direta e positiva entre Compromisso e Fidelização. No contexto da validação do modelo, é possível constatar, que este pode ser utilizado e merece continuar a ser discutido como estrutura teórica para analisar a referida propensão à satisfação e fidelização de clientes.