ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 124
Results Per Page
Sort Options
- Sistema de monitorização e descoberta de hotspots Bluetooth por georeferenciaçãoPublication . Tavares, FredericoA tecnologia Bluetooth abre inúmeras possibilidades para aqueles que pretendem comunicações eficazes, sem fios, a curta distância. Utilizada em PDA´s, telemóveis, computadores e outros dispositivos, pode ser associada ao marketing de proximidade. O presente trabalho pretende evidenciar de que forma a tecnologia Google Maps pode ser utilizada para, juntamente com sistemas móveis equipados com Bluetooth, descobrir e monitorizar, em tempo real, o estado de um conjunto de hotspots. Neste caso específico, pretendeu-se dar a conhecer de que forma é possível georeferenciar e monitorizar hotspots Bluetooth e de que forma era possível disponibilizar tal ferramenta numa aplicação Web based. Uma vez que estes hotspots são utilizados na difusão de conteúdos publicitários, foi ainda feita uma abordagem ao marketing de publicidade, bem como às diferentes tecnologias disponíveis actualmente para dar resposta à georeferenciação de objectos. O sistema desenvolvido, aplicado ao marketing de proximidade, permitirá ainda analisar em tempo real o estado da rede, redireccionando as campanhas de marketing e maximizando o uso dos hotspots no envio de mensagens de publicidade.
- Um olhar sobre o meu perfil na orientação de práticas em expressão dramática : um estudo de investigação-ação na Escola Superior de Educação de ViseuPublication . Cavadas, Leandro RicardoEsta dissertação que agora se apresenta tem como tema principal o estudo do meu próprio perfil como docente na área de Expressão Dramática. Parte de uma questão investigativa inicial que procura encontrar os elementos que possam caracterizar a especificidade do meu agir dentro desta área artística. Assim, foi definido um trajeto que quer responder à questão: ‘Qual o meu perfil de professor de Expressão Dramática?’, abrindo, consequentemente, um espaço de reflexão sobre a minha própria prática profissional. Foi estabelecido um constructo teórico que define a Expressão Dramática como uma prática que procura a expressão e comunicação do sujeito, e onde é estabelecido o ponto de partida para a criação de uma base conceptual sobre as características de um professor de Expressão Dramática. No que ao trabalho empírico diz respeito, foi delineada uma Investigação-Ação que se insere dentro do paradigma qualitativo em simultaneidade com o método exploratório, fazendo-se recorrer de instrumentos que permitiram registar os dados que contribuíram para a resposta à pergunta inicial. Um dos recursos usados foi a construção de um portefólio pessoal que acompanhou e que descreveu todo o processo desenvolvido. O mesmo é editado em volume próprio que acompanha esta dissertação. Este processo foi desenvolvido num período de quatro meses e teve como pano de fundo o curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação de Viseu. Após o processo, foi possível coligir dados advindos das várias fontes que permitiram a realização de uma síntese sobre as características mais marcantes dentro do meu perfil enquanto orientador de práticas em Expressão Dramática.
- Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plásticaPublication . Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral; Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.O estudo desta investigação promove a utilização do Quadro Interactivo, em contexto de Jardim de Infância, no domínio da Expressão Plástica. Pretende determinar qual o impacto do Quadro Interactivo no desempenho, motivação, interesse e envolvimento das crianças na utilização desta tecnologia, em alternativa ao computador. O recurso ao Quadro Interactivo pode proporcionar uma maior interactividade, despertar a concentração e promover um maior envolvimento das crianças. Esta investigação consiste num estudo de caso, que pretende descrever como o Quadro Interactivo pode enriquecer as experiências de aprendizagem das crianças, do Jardim de Infância, através do desenho, utilizando o software Tux Paint. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas a doze crianças, e a utilização da Escala de Envolvimento da Criança, inserida no Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Os resultados desta pesquisa revelaram ligeiras discrepâncias no envolvimento da criança com o computador e com o Quadro Interactivo. Se aliarmos ao Quadro Interactivo uma aplicação de Expressão Plástica, é possível potenciar uma maior motivação e envolvimento, proporcionando à criança o desenvolvimento de novas experiências de aprendizagem. Os dados recolhidos, durante este estudo, sugerem que o Quadro Interactivo facilita a interactividade entre as crianças contribuindo positivamente no seu desempenho. A pesquisa também sugere, que quando subsiste intenção no docente, em preparar ambientes de qualidade, mediados por esta tecnologia, a criança permanecerá envolvida de forma activa e concentrada na execução das suas actividades. Finalmente são sugeridas algumas recomendações para o desenvolvimento de novos estudos, em contexto de Jardim de Infância, envolvendo a tecnologia do Quadro Interactivo.
- A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativoPublication . Monteiro, Ana Paula Sousa; Calheiros, Luis orient.; Gomes, António Ferreira orient.A utilização das tecnologias de informação e comunicação como suporte a novas práticas de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT permite, entre outros aspectos, proporcionar aos alunos ferramentas e ambientes de aprendizagem estimulantes, motivadoras e potenciadoras de novas formas de expressão artística. A questão de saber se a utilização dessas tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, foi o ponto de partida do presente projecto. O levantamento teórico efectuado com base na revisão da literatura considerada relevante sobre o tema, permitiu identificar uma forma de responder à referida questão. A parte empírica do projecto consistiu, pois, na aplicação dos Testes de Pensamento Criativo de Torrance. A amostra foi constituída por alunos de uma turma do 5º ano, da Escola Básica 2º e 3º Ciclos, do Viso, em Viseu, no ano lectivo de 2010/2011. Os resultados obtidos apontam, estatisticamente, para um efeito positivo da utilização do computador e a consequente exploração de diversificado software educativo, no desenvolvimento da criatividade dos alunos. Consequentemente, poderá inferir-se que a utilização das tecnologias de informação e comunicação valorizam o processo de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT. Mas não obstante a possibilidade que estas tecnologias dão de estender o ambiente lectivo muito para além da sala de aula e potenciarem a abertura e maior dimensão da comunicação, não poderão constituir um fim em si, mas um meio de acesso à informação e a novas formas de desenvolvimento do conhecimento.
- Prevenir o cyberbullyingPublication . Pinto, Elisa Maria de Oliveira; Rego, BelmiroO cyberbullying é um tema relativamente recente e envolve o uso das tecnologias digitais por crianças e adolescentes com o intuito de promover constrangimento moral ou psicológico, sobretudo entre pares. No âmbito do projecto do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco pretendo caracterizar o comportamento cyberbullying e alertar sobre os riscos de tal prática no desenvolvimento e saúde física, social e psicológica de crianças e adolescentes, bem como consciencializar sobre a possível dimensão e alcance dessa prática. O presente projecto tem como objectivo explorar e definir as características do cyberbullying e os conhecimentos dos pais e de crianças do 2º ciclo face ao mesmo. Na sua componente teórica, é feita uma exploração dos conceitos de bullying, cibercultura e cyberbullying e também uma abordagem à prevenção e Intervenção em Portugal, neste sentido segue-se a implementação do projecto de investigação tendo em vista os pais das crianças de diferentes agrupamentos do 2º ciclo.
- O computador Magalhães no contexto do 1º ciclo do ensino básico : da ideia às práticasPublication . Fonseca, Marlene Rodrigues; Gomes, Cristina AzevedoO crescente desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é o resultado da sociedade em que vivemos, impulsionando mudanças significativas em vários sectores, nomeadamente no ensino. Numa época em que a utilização das TIC atinge enorme relevância na nossa sociedade torna-se pertinente o seu recurso no ensino. O nosso país assumiu, com alguma intensidade, o “enfoque tecnológico”, criando novos espaços de aprendizagem numa lógica de renovação do próprio sistema educativo. A introdução do computador Magalhães na escola permite ao professor acompanhar a modernização tecnológica que ocorre à sua volta e ao mesmo tempo criar novos desafios na função educativa, de forma inovadora. Com este trabalho, pretende-se analisar o contributo da sociedade tecnológica e das TIC para o ensino e investigar até que ponto o projecto e-escolinhas veio trazer inovação e alteração nas práticas de ensino, através da utilização do computador Magalhães, no contexto de sala de aula, e como é feita a sua utilização e monitorização em casa. Para a realização do mesmo, recorreu-se inicialmente à recolha documental e, posteriormente, à realização de inquéritos por questionário, que foram aplicados aos professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e aos seus alunos do 3º e 4º ano de dois Agrupamentos do concelho de Viseu. De forma conclusiva, o recurso ao computador Magalhães, em contexto escolar, poderá ser um importante complemento às práticas pedagógicas, numa vertente mais inovadora, uma vez que, utilizado de forma correcta poderá promover ambientes educativos mais enriquecedores e motivadores nas diferentes áreas curriculares e não curriculares. Porém, a introdução do computador Magalhães, na prática pedagógica, não é tarefa fácil, pois é necessária a observação de várias questões para que este se torne um recurso didáctico efectivo para o ensino-aprendizagem e não apenas um mero transmissor de informações. Como principais resultados podemos salientar, que de um modo geral, os docentes que estão preparados e motivados para diversificarem os seus instrumentos de trabalho, na sala de aula, compreendem as potencialidades didácticas e fomentam as boas práticas de utilização do computador Magalhães, no entanto alguns entendem que ainda existem alguns entraves, nomeadamente a falta de formação a professores e Pais/Encarregados de Educação (EE) e a melhoria de condições físicas nas escolas.
- Projeto de desenvolvimento comunitário : Maceira - uma aldeia culturalPublication . Fulgêncio, Elsa Fortunato Cardoso; Sousa, Luís, orient.Maceira, é considerada por muitos uma das mais lindas aldeias do concelho. Sant’Anna Dionísio anotou no “guia de Portugal: “Maceira, aldeia tranquila de altitude (700m), rodeada de terrenos férteis, com muita água de rega e bons ares. A paisagem campesina que envolve a pequena aldeia respira tão íntima doçura que mesmo sem querer se lembrará Bernardim” (Dicionário Enciclopédico das Freguesias, 1997, p.278). No entanto, um exemplo vivo do fenómeno que é a desertificação. Possuidora de um riquíssimo património quer natural, quer construído, sem esquecer todo o seu património imaterial, pelo que reúne as condições essenciais para dinamizar um projeto de carácter social, cultural, de desenvolvimento e educativo. Uma vez que a descoberta faz parte do passeio e caminhar é um meio de descobrir uma região, a implementação de itinerários turísticos neste território rural, contemplando atividades lúdico-pedagógicas e ambientais são uma mais valia para a sua dinamização, promoção e valorização, aliado à sua preservação, respeito e transmissão dos valores incutidos na cultura deste território.
- Caminhos da profissionalização : princípios e valores do software livre na educação : Relatório final de estágioPublication . Rosa, Cláudia Micaela Ferraz; Gomes, Cristina Azevedo; Figueiredo, Maria PachecoO relatório final de estágio culmina um percurso académico e profissionalizante de três semestres, no qual foram desenvolvidas práticas de ensino supervisionadas na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante dois dias da semana. A prática de ensino supervisionada permitiu-nos colocar em prática muitas das aprendizagens que foram obtidas durante todo o percurso académico indo sempre ao encontro das orientações das cooperantes, assim como dos supervisores. Neste sentido, torna-se pertinente a abordagem dos seus contextos e a sua análise para uma melhor compreensão do percurso efetuado. Ao longo da prática de ensino supervisionada, a preocupação e valorização da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foi uma constante no percurso, pois são ferramentas chave na sociedade em que vivemos. Não é possível abdicar das suas potencialidades, pois encontram-se impregnadas nos contextos e na vida das crianças. Torna-se assim urgente a construção do sentido crítico e reflexivo do consumo das tecnologias por parte das crianças, tirando o seu maior proveito, numa perspetiva de educação ao longo da vida. Procurando aprofundar o interesse pelo papel das TIC na educação, desenvolveu-se um estudo de carácter qualitativo e interpretativo, apoiado em documentos orientadores do Sistema Educativo Português e do Software Livre/Aberto. A linha orientadora foi a exploração de linhas de articulação entre princípios e valores do Software Livre e do Sistema Educativo Português, de modo a contribuir para uma melhor compreensão e utilidade do Software Livre e do seu potencial contributo para a prática docente. Desta forma, podemos afirmar que nos foi possível encontrar vários princípios do software livre nos documentos Orientadores do Sistema Educativo Português escolhidos, pelo que apraz-nos afirmar que é possível a utilização de software livre nas escolas e assim promover atitudes, de partilha, colaboração, solidariedade, entre outros nas crianças numa perspetiva moralista e cívica, para que possam ser no futuro jovens capazes de agir criticamente e reflexivamente na sociedade.
- Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológicaPublication . Correia, Marcelino Paulo Rodrigues; Pereira, José; Rego, BelmiroRESUMO O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de ensino-aprendizagem das turmas CEF (Cursos de Educação e Formação), identificando, sobretudo, os motivos que poderão estar na origem de situações de desmotivação, indisciplina e consequente mau aproveitamento. Este estudo, apoiado em bases multidisciplinares, cruza as áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Ensino de Educação Tecnológica e assenta numa metodologia de projeto que procura se ajustar às necessidades dos alunos e às práticas de ensino e aprendizagem. Desta forma pretende-se desenvolver um motivador e inovador projeto de investigação/ação, onde os alunos irão assumir um compromisso de responsabilização num trabalho executado segundo práticas de ensino não tradicionais e numa abordagem eminentemente prática. Assim, através deste projeto que aborda as diferentes fases que caraterizam o método de resolução de problema, pretende-se que os alunos desempenhem determinada tarefa e trabalhem em conjunto para o mesmo fim, com responsabilidade e interesse, num projeto com aplicabilidade tecnológico-digital no ensino artístico.
- Política 2.0 : os deputados de Viseu nas redes sociaisnovas tendências de comunicação e marketing político em PortugalPublication . Pais, Joana Alexandra da Silva; Carreira, José Gonçalves, co-orient.; Barros, Teresa Antas deCom a emergência das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, os políticos debatem-se com novas formas de fazer chegar a sua mensagem aos cidadãos. A Internet trouxe para a Política um ambiente em rede onde os cidadãos se conseguem fazer ouvir e têm acesso a diversas formas de produção e receção de informação. Marcar a diferença e aproximar-se dos eleitores são objetivos ambicionados pelos políticos ao investirem na sua presença online. Em Portugal, o Marketing Político parece dar os primeiros passos no recurso à Internet para fazer campanha, com destaque para a utilização das Redes Sociais digitais. O presente Projeto de Investigação procura elaborar um estudo que convide à reflexão sobre a importância das Redes Sociais ao serviço da Política e perceber se o futuro da Comunicação e do Marketing Político em Portugal passa mesmo por explorar a imagem virtual dos políticos. Abordando as Redes Sociais como uma nova ferramenta de Marketing Político, recorrendo a revisão bibliográfica alargada, à aplicação e análise de entrevistas e à observação da presença, atividade desenvolvida e relações estabelecidas nas Redes Sociais, neste Projeto de Investigação procura-se compreender como estão os deputados do círculo eleitoral de Viseu a integrar as Redes Sociais como ferramenta de Comunicação e Marketing Político.