ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Title
Now showing 1 - 10 of 124
Results Per Page
Sort Options
- A desinformação nos meios de comunicação social portugueses, o papel do jornalismo e do factchecking: o caso da guerra na UcrâniaPublication . Santos, Tifany Isabel Valente dos; Midões, Miguel; Martins , JoanaA dissertação de mestrado apresentada tem como objetivo analisar, compreender e estudar a desinformação mediática em Portugal, com foco no caso da guerra da Ucrânia, procurando responder à questão: existe desinformação nos media portugueses relativamente ao caso da guerra na Ucrânia? Desta forma, foi realizado um enquadramento teórico de modo a entender melhor esta temática, quais os procedimentos que estão a ser tomados para combater os problemas que surgem através da desinformação e verificar de que forma as informações falsas se tornaram uma propaganda para qualquer tópico apresentado ao público, uma vez que, com o surgimento da internet e das redes sociais, este problema foi amplamente difundido. A dissertação tem como objetivo abordar o conflito bélico entre Ucrânia e Rússia, procurando explorar a relação entre ambos os países ainda antes da guerra, bem como perceber o seu passado e os motivos que possam ter levado ao conflito. Relativamente ao estudo de caso, foi realizada uma análise noticiosa, que envolve o jornal Público e o telejornal do canal de televisão TVI, de modo a perceber se existe desinformação nos media em Portugal. E, ainda por forma a perceber como lidam os jornalistas com esta realidade, também foram realizadas entrevistas a jornalistas de diferentes meios de comunicação social (imprensa, rádio e televisão), de modo a entender o lado dos profissionais nesta temática. Em relação às conclusões retiradas do estudo de caso, tanto a análise noticiosa como as entrevistas revelam que a desinformação nos media portugueses, relativamente à guerra na Ucrânia, é que de facto existe, porém poucas vezes os media portugueses difundem informação falsa sobre o assunto, e quando o fazem, tendem a corrigir essa informação. A análise noticiosa mostrou que, embora existam esforços para combater a desinformação, há certos casos de informação falsa que chega ao público. Já os jornalistas de meios de comunicação portugueses evidenciaram as dificuldades que os profissionais enfrentam em relação ao fact-checking, especialmente devido à velocidade com que a desinformação chega ao público geral.
- A mescla paradoxal da Sociedade da Comunicação: um esboço descritivo da ação do capitalismo da vigilãncia, do dataísmo e da infocracia. O caso da Cambridge Analytica e a reação da União Europeia.Publication . Santos, Kevin da Costa; Simões, Pedro CoutinhoO desenvolvimento tecnológico avança a um ritmo avassalador e cria novos fenómenos, como o dataísmo, a infocracia e o capitalismo da vigilância. Com o presente estudo, pretendemos fornecer o nosso contributo para a compreensão destes fenómenos e analisar o seu impacto na criação de uma nova sociedade assente numa mescla paradoxal resultante do choque entre uma visão dataista emergente e os pressupostos humanistas que servem de base às democracias liberais. Para tal, realizou--se uma viagem pela história, procurando perceber o papel da comunicação no desenvolvimento das sociedades humanas e na relação entre os individuos e as estruturas sociais; analisaram-se os paradoxos que caraterizam uma sociedade marcada pela velocidade e pelo poder crescente da informação; e, através de uma análise de caráter exploratório que consiste no estudo dos escândalos associados à Cambridge Analytica, atendendo igualmente à reação das autoridades da União Europeia, conseguiu-se perceber que é efetiva a ameaça produzida por uma visão dataista totalizadora e é, realmente, urgente e necessário estabelecer limites legais e morais para a exploração dos dados pessoais dos cidadãos.
- Aquilino Ribeiro e as "Terras do Demo" : o marketing num território literárioPublication . Pinto, Paulo Jorge Pereira; Matias, Ana Mafalda; Sousa, Luís NunoNum contexto cada vez mais global, em que os países e as regiões competem entre si para conseguirem notoriedade e projeção, parece cada vez mais consensual que apenas quem conseguir comunicar, de forma profissional, os seus territórios, mostrando os atributos culturais, patrimoniais e históricos, conseguirá projetar uma imagem de valor, atrair turistas, investimentos e rendimentos. No caso dos espaços rurais, marcados por graves problemas estruturais, o recurso mais precioso que podem exibir é o seu património cultural, o único "minério" que conjuga memória, história e evolução, e que não pode ser desterritorializado. É único, irrepetível e apenas faz sentido e tem potencial num ponto concreto do globo terrestre. Por isso, cada lugar poderá beneficiar do seu património se conseguir que o mesmo seja gerido de forma sustentada, englobado numa programação cultural correta e assente em estratégias de marketing territorial que apontem para o longo-prazo. As "Terras do Demo", concretamente os territórios de Sernancelhe e Moimenta da Beira, são guardiãs de um recurso cultural que jamais poderá ser exibido por outro território: a naturalidade do escritor Aquilino Ribeiro, uma referência da literatura portuguesa do século XX. Mas, afinal, de que serve ter este recurso e não conseguir transformá-lo em elemento diferenciador, em fator de notoriedade e gerador de riqueza para a região? Ora, o grande enfoque da presente dissertação é precisamente procurar respostas para a pergunta: "Qual o papel do marketing para que as Terras do Demo, de Aquilino Ribeiro, se assumam como um território literário?". Esta dissertação é, pois, uma proposta de linha de rumo, sustentada em conceitos estratégicos como território, turismo cultural, património, comunicação e marketing, procurando ser um contributo para que as "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro, sejam encaradas como um benefício para a comunidade e para a sua sustentação económica. Provavelmente, para que isso se confirme, é imperioso que haja uma vontade organizada e que o planeamento de marketing seja encarado como uma ciência capaz de produzir contributos, tanto os que proporcionou no passado como os que todos esperamos dela amanhã.
- "O baú das histórias" : idealização, conceção e materialização de um espetáculo multidisciplinar itinerantePublication . Soares, Bruno Martins; Leitão, Madalena orient.; Mendonça, Jorge Fraga de orient.A ideia central do desenvolvimento deste projeto reside na idealização, conceção e materialização de um Espetáculo Multidisciplinar Itinerante. Neste projeto, a arte performativa destaca-se essencialmente através da conjugação da animação teatral e do espetáculo de sombras, estando sempre presente o conceito de itinerância. Trata-se de um espetáculo que procura o seu público. Todo o espetáculo é criado e construído pelo autor deste projeto, pelo que o mesmo assume o papel de autor, criador, gestor e intérprete, aplicando apenas um conceito - artista multidisciplinar. O baú constitui-se como o centro do espetáculo, derivando do mesmo o nome deste projeto: “O Baú das Histórias”. Tudo está dentro do baú, tudo anda à sua volta, como se se tratasse de uma caixa mágica, onde tudo se transforma, ganha vida e através do qual se cria um mundo imaginário. O projeto está inserido no domínio da Animação Artística, seguindo os pressupostos da animação aliada à arte, através de um processo de criação implícito e a materialização de um espetáculo tendo uma preocupação estética ao nível da criação dos elementos/objetos pertencentes ao espetáculo e com a ação do artista como performer – Animação Teatral.
- Brincar com as tecnologias de informação e comunicação : investigar e refletir sobre as práticas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Sara Maria Silva; Rego, Belmiro; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório de investigação surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré- Escolar e ensino do 1.°CEB. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte inclui uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto. A segunda parte diz respeito ao estudo realizado sobre o brincar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação Pré-Escolar, integrando uma revisão da literatura, apresentação da metodologia, análise e discussão dos dados e respetivas conclusões. O estudo teve como objetivo a conceção de uma área de interesse referente às TIC e desenvolveu-se em torno de uma questão central: que significados são atribuídos pelas crianças – na sua atividade e no seu discurso – às tecnologias de informação e comunicação no contexto de criação e exploração de uma área de interesse. A recolha de dados foi realizada num jardim de infância de Viseu, tendo como participantes 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade, sendo de caráter descritivo com recurso à observação e a entrevistas às crianças. Os resultados do estudo indicam que a criação da área “reparar as TIC” e a exploração de ferramentas e aparelhos eletrónicos foram promotores de aprendizagem por parte das crianças. Discutem-se os significados atribuídos pelas crianças durante o processo. A diversidade de aparelhos eletrónicos e as possibilidades de manipulação e exploração livre em contexto de brincar permitiram às crianças uma maior proximidade com a área das TIC, assim como um maior aprofundamento de conhecimentos.
- Caminhos da profissionalização : princípios e valores do software livre na educação : Relatório final de estágioPublication . Rosa, Cláudia Micaela Ferraz; Gomes, Cristina Azevedo; Figueiredo, Maria PachecoO relatório final de estágio culmina um percurso académico e profissionalizante de três semestres, no qual foram desenvolvidas práticas de ensino supervisionadas na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante dois dias da semana. A prática de ensino supervisionada permitiu-nos colocar em prática muitas das aprendizagens que foram obtidas durante todo o percurso académico indo sempre ao encontro das orientações das cooperantes, assim como dos supervisores. Neste sentido, torna-se pertinente a abordagem dos seus contextos e a sua análise para uma melhor compreensão do percurso efetuado. Ao longo da prática de ensino supervisionada, a preocupação e valorização da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foi uma constante no percurso, pois são ferramentas chave na sociedade em que vivemos. Não é possível abdicar das suas potencialidades, pois encontram-se impregnadas nos contextos e na vida das crianças. Torna-se assim urgente a construção do sentido crítico e reflexivo do consumo das tecnologias por parte das crianças, tirando o seu maior proveito, numa perspetiva de educação ao longo da vida. Procurando aprofundar o interesse pelo papel das TIC na educação, desenvolveu-se um estudo de carácter qualitativo e interpretativo, apoiado em documentos orientadores do Sistema Educativo Português e do Software Livre/Aberto. A linha orientadora foi a exploração de linhas de articulação entre princípios e valores do Software Livre e do Sistema Educativo Português, de modo a contribuir para uma melhor compreensão e utilidade do Software Livre e do seu potencial contributo para a prática docente. Desta forma, podemos afirmar que nos foi possível encontrar vários princípios do software livre nos documentos Orientadores do Sistema Educativo Português escolhidos, pelo que apraz-nos afirmar que é possível a utilização de software livre nas escolas e assim promover atitudes, de partilha, colaboração, solidariedade, entre outros nas crianças numa perspetiva moralista e cívica, para que possam ser no futuro jovens capazes de agir criticamente e reflexivamente na sociedade.
- CAUQI - comunidade de aprendizagem de utilização de quadros interativos - diagnóstico e intervenção : um estudo de caso no agrupamento de escolas de Castro DairePublication . Carvalho, Paulo Jorge Rodrigues de; Pinto, MaribelResumo A CAUQI é uma comunidade de aprendizagem através da qual se pretende incrementar o domínio e utilização de quadros interativos em sala de aula por parte dos professores do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, mas também por todos os intervenientes, dado que é uma comunidade aberta e gratuita. Depois de um enquadramento teórico sobre tecnologias na Educação, nomeadamente Quadros Interativos, este projeto apresenta duas etapas: O diagnóstico e a intervenção. Na fase de diagnóstico, procuraremos aferir o nível de formação, domínio e utilização de quadros interativos no Agrupamento de Escolas de Castro Daire, através de uma entrevista ao diretor do Centro de Formação Castro Daire Lafões e de um questionário aos docentes do referido Agrupamento. Na fase de intervenção, e de acordo com os resultados obtidos no diagnóstico, dinamizaremos uma comunidade de aprendizagem, utilizando a plataforma “MOODLE”, com componente de formação e de colaboração interativa. Terminaremos com a análise de interações na CAUQI e as conclusões do projeto.
- As cidades como marcas : Proposta de Modelo de Comunicação de Marca Territorial : Projeto de MestradoPublication . Diogo, Julien; Sousa, Luís Nuno, orient.; Moreira, Paulo, co-orient.Resumo As cidades apresentam-se como polos dinamizadores das sociedades mundiais globalizadas, em resultado da sua dimensão social, económica e política, caracterizando-se pelo dinamismo cultural, promoção de crenças e comportamento bem como de tendências de consumo, encontrando-se num contexto concorrencial pela atração de público, residentes, investimentos, estudantes e visitantes. A estratégia de city marketing permite a adequação dos recursos existentes, visando o desenvolvimento sustentável das cidades através da atração de um vasto públicoalvo nesse contexto concorrencial. Através da análise das estratégias de city marketing e comunicação das cidades de Lyon (França), Madrid (Espanha) e Nyköping (Suécia), verificou-se a importância da articulação dos mais diversos meios de comunicação no processo, assentes na dimensão experiencial como meio de sucesso na promoção da identidade cidade. Integração, experiência e emoção apresentam-se como as bases da proposta de modelo de comunicação apresentada no presente projeto, sendo igualmente caracterizado pela articulação de diversos meios de comunicação.
- Colorir para agir : um contributo da educação não formal pela arte, para a pazPublication . Santos, Catarina Mafalda Vaz; Cardoso, Ana Paula; Marcelino, LuísaRESUMO O projeto “Colorir para Agir” procurou desenvolver um conjunto de atividades de carácter interventivo com alunos do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, no concelho de Águeda. Este projeto teve como objetivo alertar para a problemática crescente da violência escolar e contribuir para a prevenção e diminuição das práticas agressivas de crianças em idade escolar, procurando valorizar a convivência harmoniosa entre pares. Aliando a educação não formal às artes, foi concebido e implementado um programa de intervenção em que foram desenvolvidas atividades no âmbito das artes plásticas. Estas culminaram na realização de um mural gigante pintado na parede exterior da instituição, que ficou como símbolo da não violência escolar e da educação para a paz. Foi através de atividades lúdicas que o público-alvo foi sensibilizado, propiciando, simultaneamente, a interação, a participação ativa, a troca de experiências e, sobretudo, a oportunidade de as crianças serem protagonistas no processo de fortalecimento da paz. Com este trabalho foi possível, não só confirmar a presença de violência dentro das escolas, mas também constatar que as crianças estão conscientes de que é necessário fazer algo de forma a reverter esta situação. Podemos, de igual forma, verificar que os participantes ficaram sensibilizados para a participação em projetos de índole artística, tendo como instrumento a educação não formal e a educação pela arte.
- Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCHPublication . Ramos, Ana Filipa Nunes Esteves; Gomes, Cristina AzevedoO presente estudo pretende analisar o contributo da ferramenta Scratch para o desenvolvimento de competências de resolução de problemas em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. O enquadramento teórico procura fazer uma abordagem do impacto das tecnologias na sociedade, nomeadamente, nas gerações mais novas, e na forma como se aprende, questionando o papel da escola e reforçando a importância da mobilização da tecnologia para o reforço da aprendizagem, numa perspectiva construtivista. Será apresentado o Scratch, uma ferramenta inovadora, que visa o desenvolvimento da fluência tecnológica e de competências de aprendizagem para o século XXI. Este estudo desenvolve-se em torno da construção de projectos na ferramenta Scratch, por alunos de uma turma do 3º/ 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. A actividade desenvolvida teve como ponto de partida a temática ―A qualidade do Meio Ambiente‖, inserida na Organização Curricular do 1º Ciclo. Os produtos desenvolvidos pelos alunos, bem como os seus processos de construção, sugerem potencialidades pedagógicas do Scratch, designadamente, no desenvolvimento de competências de resolução de problemas.