ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Antunes, Joaquim Gonçalves orient."
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- A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientesPublication . Fernandes, Susana Marques; Antunes, Joaquim Gonçalves orient.Com os constantes avanços tecnológicos e, consequentemente, com o surgimento de novas tecnologias da comunicação e da informação, as empresas sentiram a necessidade acrescida de se preocuparem com a relação que têm com os seus clientes, os quais são um fator muito importante para a manutenção das mesmas. Os comerciais de vendas surgem como moderadores dessa relação. O Marketing Relacional compreende tudo aquilo que uma empresa tem que fazer para melhorar a relação com os seus clientes e para atrair novos. O presente Projeto de Investigação procura desenvolver um estudo que chame a atenção para a importância da relação entre comprador e vendedor no processo de satisfação e de fidelização dos clientes. Pretende-se, ainda, perceber se esta relação está diretamente relacionada com a satisfação dos clientes. Este estudo segue uma metodologia assente em pesquisas bibliográficas e inquérito. Os resultados são baseados na análise dos dados do questionário e vão incidir na imagem da empresa e do comercial de vendas, no contato com a empresa, nos aspetos valorizados na escolha de um fornecedor, na satisfação e na fidelização dos clientes. As principais conclusões que tiramos do estudo são que a imagem do comercial de vendas, a imagem da empresa e os aspetos mais valorizados para a escolha de um fornecedor estão diretamente ligadas com a satisfação dos clientes. Comprovamos, ainda, que a satisfação está relacionada com a fidelização dos clientes.