ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Brás, Sílvia Marina Amaro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do envolvimento da família na formação de leitores para a melhoria da prática de ensinoPublication . Brás, Sílvia Marina Amaro; Balula, João Paulo RodriguesRESUMO O presente relatório de estágio debruça-se sobre o culminar de uma etapa de formação profissional única desenvolvida no âmbito das práticas de ensino supervisionadas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante o ano letivo de 2011/2012. Assim, com este documento pretende-se, numa primeira instância fazer uma caraterização dos dois contextos pedagógicos onde a formação profissional foi desenvolvida. Por outro lado, ambiciona divulgar e partilhar opções e práticas concretizadas ao longo deste processo de formação, assim como refletir sobre as mesmas. Deseja-se ainda fazer uma análise das competências e conhecimentos profissionais desenvolvidos, já que o documento se carateriza pela transição entre a fase de formação e o princípio da profissionalização. Os trabalhos desenvolvidos no âmbito da leitura têm evidenciado o papel ativo e complementar que vários contextos detêm na formação de leitores. Partindo desta conceção, o estudo “O Contributo do Envolvimento da Família na Formação de Leitores”, apresentado neste relatório, debruça-se sobre dois desses contextos: a família e a escola. O estudo tem como principal propósito compreender a importância do envolvimento da família e da escola na formação de leitores. Com esta finalidade desenhou-se uma investigação-ação, englobando uma componente quantitativa e qualitativa. A investigação abrange alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica Integrada. Assim, procurámos promover, junto dos jovens leitores, atividades diversas que aliaram a leitura ao prazer de ler, criando hábitos de leitura que ajudaram a desenvolver o gosto e a compreensão na leitura.