CERNAS - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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Browsing CERNAS - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Author "Campos, Sofia"
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- Learning Performance and School Dropout in Higher EducationPublication . Ferreira, Manuela; Cabral, L.; Campos, Sofia; Duarte, João; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Guiné, Raquel
- Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superiorPublication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Magalhães, Cátia; Gonçalves, Amadeu; Nelas, Paula; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.Introdução: O consumo de substâncias nos estudantes está associado ao fato de pretenderem ter mais rendimento escolar, resistir ao cansaço, diminuir o impacto do stresse e do insucesso estando implícitas novas experiências pessoais e sociais, assumindo um papel central em rituais de integração. Objetivos: Determinar se as variáveis sociodemográficas, académicas e contextuais interferem na literacia em Comportamentos Aditivos. Métodos: Estudo descritivo e correlacional, amostra de 924 estudantes, idade média de 22,35 anos, maioritariamente feminina. Dados obtidos por um protocolo constituído por um questionário de dados sociodemográficos, e uma Escala de Literacia em Comportamentos Aditivos. Resultados: Estudantes com moderada literacia em comportamentos aditivos (42,2%), baixa literacia (29,8%), e 28,0% a manifestarem elevada literacia. É o sexo masculino que manifesta níveis de literacia ligeiramente superiores (M=75,50±19,24), comparativamente ao feminino (M=75,49±19,36). As variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na literacia em comportamentos aditivos, são o desempenho académico (p=0,028)e o ano curricular (p=0,000). Conclusão: Aponta-se para a necessidade de programas de intervenção formativa e metodologias ativas, capazes de empoderar os estudantes neste âmbito. O recurso a tecnologias, ambientes de aprendizagem virtuais fazem com que o envolvimento dos estudantes no processo formativo seja maior e a aprendizagem facilitada.
- Literacia em saúde nos estudantes do ensino superior: estudo exploratórioPublication . Campos, Sofia; Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.; Ferreira Aparício Costa, Maria Da Graça; Nelas, PaulaIntrodução: A literacia em saúde é definida como a capacidade de obter, ler, compreender e utilizar a informação no âmbito da saúde, que possibilite tomar decisões no decurso da vida, importante determinante social para a equidade em saúde. Objetivo: Identificar os níveis de literacia nos domínios, da sexualidade e comportamentos aditivos (tabaco e álcool) dos estudantes do ensino superior Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo com uma amostra de 924 estudantes do Ensino Superior Politécnico. Resultados: Os estudantes apresentavam uma média de idades de 22 anos, 79,8% eram do sexo feminino, 89,5 % eram solteiros e 96,0% de nacionalidade portuguesa. Da amostra, 76,9% frequentavam a licenciatura, 58% estavam deslocados da sua residência habitual. Em relação aos consumos, 74,7% nunca fumou. Sobre o consumo de álcool, 73, 9% consumiu ou consome. Sobre o impacto da utilização do computador/Internet na saúde e bem-estar, 51,9% referiu algumas vezes, e 11,3% muitas vezes. 92,7% afirmou que utiliza a contraceção. Conclusão: Os resultados obtidos permitem um diagnóstico de necessidades de formação dos estudantes no âmbito da sexualidade e comportamentos aditivos, bem como elaborar um Manual de apoio que será disponibilizado em acesso aberto. Espera-se contribuir para melhorar os níveis de literacia em saúde, disseminando materiais que possam ser usados para capacitar e empoderar os estudantes para tomadas de decisão e comportamentos promotores da sua saúde.