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Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O consumo de substâncias nos estudantes está associado ao fato de pretenderem ter mais rendimento escolar, resistir
ao cansaço, diminuir o impacto do stresse e do insucesso estando implícitas novas experiências pessoais e sociais, assumindo um
papel central em rituais de integração.
Objetivos: Determinar se as variáveis sociodemográficas, académicas e contextuais interferem na literacia em Comportamentos
Aditivos.
Métodos: Estudo descritivo e correlacional, amostra de 924 estudantes, idade média de 22,35 anos, maioritariamente feminina.
Dados obtidos por um protocolo constituído por um questionário de dados sociodemográficos, e uma Escala de Literacia em
Comportamentos Aditivos.
Resultados: Estudantes com moderada literacia em comportamentos aditivos (42,2%), baixa literacia (29,8%), e 28,0% a
manifestarem elevada literacia. É o sexo masculino que manifesta níveis de literacia ligeiramente superiores (M=75,50±19,24),
comparativamente ao feminino (M=75,49±19,36). As variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na literacia em
comportamentos aditivos, são o desempenho académico (p=0,028)e o ano curricular (p=0,000).
Conclusão: Aponta-se para a necessidade de programas de intervenção formativa e metodologias ativas, capazes de empoderar
os estudantes neste âmbito. O recurso a tecnologias, ambientes de aprendizagem virtuais fazem com que o envolvimento dos
estudantes no processo formativo seja maior e a aprendizagem facilitada.
Description
Keywords
literacia em saúde comportamentos aditivos ensino superior
Citation
Ferreira, M., Campos, S., Magalhães, C., Gonçalves, A., Nelas, P., Cardoso, A.P., & Guiné, R. (2022). Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(ed espec nº11), e27653.
Publisher
Collections
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