ESTGV - DG - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)
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Browsing ESTGV - DG - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas) by Author "Augusto, Luísa"
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- Os media digitais, a gastronomia e a marca do destino: o caso da Região Dão Lafões e Alto-PaivaPublication . Augusto, Luísa; Barroco, CristinaA gastronomia é um elemento poderoso na construção da marca das regiões e dos destinos. Os novos meios de comunicação podem reforçar a imagem destes através da disseminação regular de conteúdos e mensagens consistentes e coerentes, dos produtos endógenos, que definem a identidade gastronómica de uma região, desempenhando, assim, um papel crucial na promoção e valorização desses mesmos produtos e da marca do destino. Este estudo exploratório tem como objetivo analisar o papel dos media digitais (websites, facebook e blogues) na disseminação de informação sobre a marca do destino Dão Lafões e Alto Paiva (RDLAP), através da comunicação e divulgação da gastronomia e dos produtos endógenos desta região. São analisados os websites da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e das cinco Câmaras Municipais que integram a RDLAP. Analisaram-se, também, os websites, facebook e blogues das Entidades Produtoras e das Confrarias Gastronómicas desta região. A metodologia assenta na análise de conteúdo de caráter quantitativo dos dados recolhidos nos meios de comunicação referidos. Os resultados obtidos confirmam que nos media digitais dos Produtores e das Câmaras Municipais são privilegiados os conteúdos relacionados com a descrição dos produtos endógenos, o que é relevante para a afirmação da identidade gastronómica da RDLAP. Os meios de comunicação utilizados pelas Confrarias disseminam conteúdos mais associados aos eventos confrádicos. Este estudo traz um contributo científico, na medida em que aprofunda o conhecimento sobre marcas de regiões e prático, sugerindo pistas orientadoras para os diferentes intervenientes responsáveis pela comunicação da identidade gastronómica do destino.
- Turismo Gastronómico Dão Lafões e Alto-Paiva: Formas de Comunicar os Produtos EndógenosPublication . Barroco, Cristina; Augusto, LuísaO objetivo deste artigo é identificar as formas de comunicar os produtos endógenos associados ao Turismo gastronómico da Região Dão, Lafões e Alto Paiva (RDLAP). Nesse sentido, é analisado o papel dos meios de comunicação online (websites, facebook e blogues) de entidades com responsabilidade na produção, promoção e valorização desses produtos: Confrarias Gastronómicas; Produtores; Câmaras Municipais e Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal. São, também, analisados os cartazes dos eventos gastronómicos que se realizam nos cinco concelhos que integram a área geográfica Dão, Lafões e Alto Paiva. A metodologia assenta na análise de conteúdo de carácter quantitativo dos dados recolhidos nos meios de comunicação referidos e de cariz quantitativo e qualitativo no que se refere à análise dos cartazes dos eventos gastronómicos. Os resultados obtidos confirmam que nos meios de comunicação online dos Produtores e das Câmaras Municipais, bem como nos cartazes dos eventos, são privilegiados os conteúdos relacionados com a descrição dos produtos endógenos, o que é relevante para a afirmação da identidade gastronómica da RDLAP. Os meios de comunicação utilizados pelas Confrarias disseminam conteúdos mais associados aos eventos confrádicos. A principal limitação deste estudo, prende-se com a inexistência de uma base de dados dos Produtores dos produtos endógenos da RDLAP, o que dificultou a sua caracterização.