ESTGV - DG - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)
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- As tecnologias de informação e comunicação na dinamização da Rota do Vinho do DãoPublication . Amaro, Suzanne; Barroco, Cristina; Antunes, JoaquimAs rotas dos vinhos, enquanto pólos catalisadores do Enoturismo, funcionam como alavancas do desenvolvimento local e regional. O objectivo deste estudo consiste em avaliar, através de um conjunto de indicadores, o nível de desenvolvimento e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na dinamização da Rota do Vinho do Dão, constituída por 35 aderentes. Os resultados demonstram que são ainda poucos os aderentes que utilizam as TIC como forma de divulgação dos seus serviços, limitando a dinamização de toda a rede. A informação obtida constituirá um ponto de partida na implementação de algumas estratégias para tornar a Rota do Vinho do Dão mais competitiva e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento das regiões envolvidas.
- Relationship Banking, Governance and SME’s Performance: The Portuguese EvidencePublication . Pinto, António; Augusto, Mário; Gama, PauloThe aim of this work is to analyze how bank relationships, corporate governance and the interdependence that is established between them, affect corporate performance, based on a sample of 5,900 Portuguese SMEs. The banks and the enterprises establish relationships which enable them to overcome problems of asymmetrical information thereby overcoming difficulties felt in obtaining financial resources. In addition, the specificities that SMEs face, namely their ownership structure, as they are often owned and controlled by families, lead us to study the role played by corporate governance and the various control mechanisms in achieving corporate objectives. These features confer an important supervisory role on credit institutions.
- O Impacto das Relações Bancárias e do Governo da Empresa no Desempenho: O caso das PME’s Portuguesas.Publication . Pinto, António; Augusto, Mário; Gama, PauloEste trabalho tem por objectivo analisar o modo como as relações bancárias e o governo da empresa, condicionam o desempenho empresarial, tendo por base uma amostra de 4.163 pequenas e médias empresas (PME’s) portuguesas. As PME´s têm sido nos últimos anos, objecto da atenção de numerosos trabalhos, pela capacidade que têm de gerar emprego e pelo papel que desempenham como criadoras de riqueza. Em sistemas de mercado, as questões de sobrevivência, a complexidade e o dinamismo da envolvente empresarial obrigam a um conhecimento cada vez mais profundo das organizações bem como das variáveis ou factores que se convertem em elementos chave do seu desempenho. Numerosos autores são unânimes em realçar os factores de carácter interno que condicionam o desempenho empresarial destacando: as relações bancárias (Degryse & Ongema, 2001; Ongema & Smith, 2001), o governo da empresa (Bhagat & Bolton, 2008), os recursos humanos (Rogoff, Lee & Suh, 2004), o marketing (Kara, Spillan & Deshields, 2005), a qualidade, a inovação e os recursos tecnológicos (Donovan, 1996), os valores culturais e os sistemas de informação (Tse & Soufani, 2003). Este estudo volta-se para os dois primeiros. Os bancos e as empresas estabelecem relações que permitem superar problemas de assimetria de informação aliviando, desse modo, as dificuldades sentidas na obtenção de recursos financeiros. Face às dificuldades em aceder ao mercado de capitais, o mercado de crédito constitui a principal fonte de financiamento das PME's, pelo que o estudo da intermediação bancária ganha particular relevância, nomeadamente quando se pretende avaliar o seu contributo no desempenho daquelas empresas (Boot, 2000). Paralelamente, as especificidades que estas empresas encerram, nomeadamente a natureza familiar que a estrutura de propriedade e controlo lhes confere, remetem-nos para o estudo do papel exercido pelo governo da empresa e dos diferentes mecanismos de controlo, no cumprimento dos propósitos empresariais. Como referem Denis e McConnel (2003) este desenrola-se em torno de duas grandes correntes de investigação: i) uma preocupada com as variáveis relacionadas com a estrutura de propriedade e ii) outra realçando os aspectos mais institucionais, como sejam os ligados ao conselho de administração e ao director geral. O modelo proposto pretende evidenciar o poder explicativo de um conjunto de atributos que caracterizam as relações bancárias e o governo da empresa, no desempenho empresarial, com recurso a uma amostra de empresas portuguesas utilizando o modelo de regressão múltipla. Os resultados indicam que o número de bancos com que a empresa trabalha e a duração da relação bancária influenciam negativamente a rendibilidade empresarial. Relativamente aos elementos caracterizadores do governo empresarial, verifica-se que o desempenho é condicionado negativamente pelo número de accionistas/sócios e pela participação dos gestores no capital da empresa e, positivamente, pela natureza industrial da propriedade e pela dimensão do concelho de administração.
- Turismo em espaço rural: tendências e oportunidadesPublication . Barroco, Cristina; Antunes, Joaquim; Amaro, SuzanneO Turismo em Espaço Rural surgiu como um produto alternativo ao turismo de massas, destinado a captar segmentos específicos da procura turística. O nosso país possui um conjunto considerável de empreendimentos desta natureza, capazes de criar oportunidades para requalificar e revitalizar territórios rurais. Neste contexto, surgiu o presente estudo centrado na análise da oferta e(des)ajustamento da procura do turismo em espaço rural, tomando como referência as estatísticas nacionais, complementadas com um estudo empírico a turistas portugueses. Foram realizados 145 inquéritos a potenciais turistas da população portuguesa, com o objectivo de perceber as suas necessidades e motivações para o Turismo em Espaço Rural. Através da técnica de Cluster Analysis, foram identificados quatro segmentos que valorizam diferentemente os factores relacionados com os empreendimentos TER. Esta análise pode fornecer informação útil para orientar os empreendedores e os responsáveis pelas políticas locais nas suas estratégias de desenvolvimento de um turismo sustentável apropriadas ao contexto local.
- Determinantes da relação bancaria e restrições de crédito nas PME PortuguesasPublication . Pinto, António; Augusto, Mário; Gama, PauloEste trabalho tem dois objectivos fundamentais. Por um lado, determinar as características empresariais que condicionam o número de relações bancários e, por outro, analisar os factores que determinam o racionamento de crédito das pequenas e médias empresas. Os resultados sugerem que a dimensão empresarial, a selecção adversa e o sector de actividade, influenciam o número de relações bancárias. Por sua vez, o número de relações bancárias, a dimensão empresarial e a idade estabelecem relações significativas com as restrições de crédito; não sendo relevante a natureza familiar da propriedade e a participação dos accionistas na gestão empresarial.
- Relações Bancárias e Desempenho: Uma Abordagem Integrada no contexto das PME’s portuguesasPublication . Pinto, António; Augusto, Mário; Gama, PauloEste trabalho pretende dar um contributo para o estudo integrado das relações bancárias e do desempenho empresarial e avaliar a sua endogeneidade através de um sistema de equações simultâneas. Entre os factores de carácter interno que condicionam o desempenho empresarial referem-se: as relações bancárias (Degryse & Ongema, 2001, Ongema & Smith, 2001), o governo da empresa (Bhagat & Bolton, 2008), os recursos humanos (Rogoff, Lee & Suh, 2004), o marketing (Kara, Spillan & Deshields, 2005), a qualidade, a inovação e os recursos tecnológicos (Donovan, 1996), os valores culturais e os sistemas de informação (Tse & Soufani, 2003). Centramo-nos nos dois primeiros. As relações bancárias permitem superar problemas de assimetria de informação e aliviar as dificuldades na obtenção de recursos financeiros, constituindo o mercado de crédito a principal fonte de financiamento das pequenas e médias empresas (PME's), ganhando relevância o estudo da intermediação bancária, como condicionante do desempenho empresarial (Boot, 2000). A revisão da literatura (Degryse & Van Cayselle, 2000, Hernandez & Martinez, 2010) identifica um conjunto de factores externos e internos que justificam a selecção das entidades de crédito. Entre os primeiros, Ongena & Smith (2000) advertem que o número de relações bancárias nos países de tradição continental é maior do que nos países de tradição anglosaxónica e Soenen (1989) e Lundahl, Vegholm, & Silver (2009) referem o custo dos serviços financeiros, a flexibilidade e qualidade dos serviços, as relações pessoais e os serviços especiais. Nos segundos, destacam-se a dimensão (Iturralde, Maseda, & Jose, 2010), a selecção adversa (Detragliache, Garella, & Guiso, 2000), o sector de actividade (Neuberger, Solving, & Schacht, 2007), a internacionalização (Hernandez & Martinez, 2010) e as tecnologias de informação (Johns & Perrrot, 2008). Neste trabalho apenas serão analisados os factores internos. A literatura sustenta também que as relações bancárias condicionam a rendibilidade (Ongema & Smith, 2001) e esta por sua vez o número daquelas (Yosha, 1995, Detraguiache et al., 2000), sugerindo essa mesma literatura uma relação de causalidade recíproca entre elas (Degryse & Ongena, 2001, Fok, Chang, & Lee, 2004). Paralelamente, as especificidades das PME’s , nomeadamente a natureza familiar que a estrutura de propriedade e controlo lhes confere, remetem-nos para o estudo do governo da empresa e dos mecanismos de controlo, no cumprimento dos propósitos empresariais (Denis & McConnel, 2003). O modelo de equações simultâneas utilizado permite uma abordagem integrada das relações bancárias e do desempenho empresarial. Os resultados sugerem uma relação de reciprocidade entre si. A estimação do modelo formulado indica uma relação directa entre a rendibilidade e o número de relações bancárias e que as empresas, em contextos de assimetria de informação, são incentivadas a procurar novas relações. Os resultados apontam ainda para que a diminuição da selecção adversa, que resulta de uma maior rendibilidade, permite às empresas reduzirem os constrangimentos que decorrem de uma relação bilateral.
- Ownership structure and performance: An empirical application with panel data in the context of Portuguese SMEsPublication . Pinto, António; Augusto, Mário; Gama, PauloThis paper analyzes the causal relationship between the ownership concentration, insider ownership and profitability using a sample of 4163 Portuguese SMEs and panel data methodology. The results show an endogenous and dynamic relationship between the variables. The quadratic specification established between ownership concentration and profitability suggests that for low levels of control rights the expropriation hypothesis prevails and for high levels the supervision hypothesis prevails. It was also possible to validate the effect of entrenchment and convergence of interests in the relationship established between the insider ownership and profitability. The relationships established suggest a reciprocal causality between the variables, as well as an interdependence expressed by the relevance of the estimators obtained in the simultaneous equations model. Thus, each of the attributes – ownership concentration, insider ownership and profitability – is a function of the others.
- Factors affecting Foreign Direct Investment in the Accommodation SectorPublication . Barroco, Cristina; Castro, Eduardo Anselmo; Costa, CarlosDespite the many theories that suggest an explanation for international trade and why certain countries attract Foreign Direct Investment (FDI) more than others, researchers are unanimous in affirming that FDI is influenced by pull factors (specific characteristics of the host country) and by push factors (specific characteristics of companies and of their home country). This study aims to identify the key factors influencing FDI in the Portuguese tourism sector. With this purpose, a theoretical model was developed which was validated through semi-structured exploratory interviews and questionnaire surveys applied to foreign investors exploiting accommodation units in mainland Portugal. Fifty three questionnaires were considered valid, representing 63.9% of the universe of foreign investors in Portugal (accommodation sector). The results obtained indicate that Portugal’s geographical location, its image/brand as a tourist destination and the Portuguese tourism offer are considered the key factors influencing FDI. This study also identifies that the main barriers to FDI are bureaucracy, tax burden and Portugal’s current economic situation.
- Religious Tourism in Portugal: the Case of Nossa Senhora da Lapa ShrinePublication . Dias, Hermínio; Antunes, Joaquim; Barroco, Cristina; Amaro, SuzanneSince the Portuguese are predominately Roman Catholic, religious tourism has a great potential to contribute to tourism development in several regions of the country. Religious tourism in Portugal is extremely rich and diverse and integrates several organized and well known routes (e.g. The Way of St. James and Ways of Fátima), a variety of religious festivities, sacred heritage, Jewish legacy and famous religious shrines. Among them, the Nossa Senhora da Lapa Shrine should be distinguished since it is one of the oldest in Europe. In fact, during the Medieval Period, the Lapa Shrine and the Santiago Shrine (in Spain) were the most important pilgrimage sites on the Iberian Peninsula. However, over time the Lapa shrine has been forgotten and its development has been far below expectations. The aim of this study is to examine the importance of religious tourism in the economic development of a small community (Lapa) and identify the most important aspects when visiting a shrine. For this purpose, a questionnaire was developed and applied between October and November of 2014 to the visitors of the Lapa Shrine. A total of 250 responses were obtained. The results reveal that the majority of the respondents consider religious tourism very important to local development. The most important factors when visiting a Shrine are the existent monuments, cleanliness, the existence of museums and exhibition rooms, the religious festivities that occur there and having restaurants in the surroundings. It should also be noted that over 94% of the respondents consider the Lapa Shrine an attractive religious tourism site. Thus, religious tourism could be a great opportunity to strengthen local economy. Accordingly, the Lapa Shrine should be considered as an anchor for the region’s tourism development.
- Turismo Gastronómico Dão Lafões e Alto-Paiva: Formas de Comunicar os Produtos EndógenosPublication . Barroco, Cristina; Augusto, LuísaO objetivo deste artigo é identificar as formas de comunicar os produtos endógenos associados ao Turismo gastronómico da Região Dão, Lafões e Alto Paiva (RDLAP). Nesse sentido, é analisado o papel dos meios de comunicação online (websites, facebook e blogues) de entidades com responsabilidade na produção, promoção e valorização desses produtos: Confrarias Gastronómicas; Produtores; Câmaras Municipais e Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal. São, também, analisados os cartazes dos eventos gastronómicos que se realizam nos cinco concelhos que integram a área geográfica Dão, Lafões e Alto Paiva. A metodologia assenta na análise de conteúdo de carácter quantitativo dos dados recolhidos nos meios de comunicação referidos e de cariz quantitativo e qualitativo no que se refere à análise dos cartazes dos eventos gastronómicos. Os resultados obtidos confirmam que nos meios de comunicação online dos Produtores e das Câmaras Municipais, bem como nos cartazes dos eventos, são privilegiados os conteúdos relacionados com a descrição dos produtos endógenos, o que é relevante para a afirmação da identidade gastronómica da RDLAP. Os meios de comunicação utilizados pelas Confrarias disseminam conteúdos mais associados aos eventos confrádicos. A principal limitação deste estudo, prende-se com a inexistência de uma base de dados dos Produtores dos produtos endógenos da RDLAP, o que dificultou a sua caracterização.