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Abstract(s)
O objetivo deste artigo é identificar as formas de comunicar os produtos endógenos associados ao Turismo gastronómico da Região Dão, Lafões e Alto Paiva (RDLAP). Nesse sentido, é analisado o papel dos meios de comunicação online (websites, facebook e blogues) de entidades com responsabilidade na produção, promoção e valorização desses produtos: Confrarias Gastronómicas; Produtores; Câmaras Municipais e Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal. São, também, analisados os cartazes dos eventos gastronómicos que se realizam nos cinco concelhos que integram a área geográfica Dão, Lafões e Alto Paiva.
A metodologia assenta na análise de conteúdo de carácter quantitativo dos dados recolhidos nos meios de comunicação referidos e de cariz quantitativo e qualitativo no que se refere à análise dos cartazes dos eventos gastronómicos.
Os resultados obtidos confirmam que nos meios de comunicação online dos Produtores e das Câmaras Municipais, bem como nos cartazes dos eventos, são privilegiados os conteúdos relacionados com a descrição dos produtos endógenos, o que é relevante para a afirmação da identidade gastronómica da RDLAP. Os meios de comunicação utilizados pelas Confrarias disseminam conteúdos mais associados aos eventos confrádicos.
A principal limitação deste estudo, prende-se com a inexistência de uma base de dados dos Produtores dos produtos endógenos da RDLAP, o que dificultou a sua caracterização.
Description
Keywords
Meios de comunicação Divulgação Entidades promotoras Produtos endógenos
Citation
Barroco, C. e Augusto, L. (2015). "Turismo Gastronómico Dão Lafões e Alto-Paiva: Formas de Comunicar os Produtos Endógenos". Book of Abstracts of the CIT 2015 - IV Congresso Internacional de Turismo, Guimarães, Portugal, de 03 a 05 de dezembro de 2015. (pp.54).