ESAV - DIA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAV - DIA - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Author "Abrantes, J.L."
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Adaptation and validation to Portuguese of the Reasons for Higher Education Dropout ScalePublication . Ferreira, Manuela; Duarte, João; Abrantes, J.L.; Cabral, Lídia Rosário; Guiné, Raquel; Campos, Sofia Margarida; Cardoso, Ana PaulaEnquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino. Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959. Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem.