Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
392.36 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino. Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891
estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória. Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959. Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem.
Description
Keywords
Education Validation studies
Citation
Ferreira, M., Duarte, J., Abrantes, J.L., Cabral, L., Guiné, R., Campos, S., & Cardoso, A.P. (2019). Adaptation and validation to Portuguese of the reasons for higher education dropout scale. Revista de Enfermagem Referência, 4 (21), 35-44. doi: https://doi.org/10.12707/RIV18090
Publisher
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra