ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by Author "Almeida, Sílvia Catarina Pereira de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância do som no processamento sensorial em crianças com perturbação do espectro de autismo: um estudo de caso de exploração do ambiente da escola com sensoresPublication . Almeida, Sílvia Catarina Pereira de; Gomes, Cristina Azevedo; Rego, BelmiroEste projeto, no âmbito do mestrado em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Viseu, segue um Paradigma Construtivista (fenomenológico), inscrevendo-se numa metodologia de análise eminentemente qualitativa, procurando, a partir dos dados obtidos, estabelecer uma investigação que visa identificar as dificuldades presentes no dia- a dia das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) no âmbito do processamento sensorial relacionado com o som, e explorar a partir desta abordagem sensorial dinâmicas de inclusão. A nossa investigação é um estudo de caso, numa abordagem quase experimental, propondo envolver um grupo de alunos de uma turma do 1º ciclo do Ensino Básico da 3º classe tendo na sua constituição crianças com Pertubação do Espectro do Autismo (PEA) (amostra intencional, não probabilística). O objetivo com a aplicação desta recolha de dados passa por compreender os níveis de ruído/ poluição ambiental no contexto escolar, assim como perceber o processamento sensorial das crianças com PEA relativamente ao som, utilizando sensores de intensidade sonora de forma a que as crianças da turma possam experiênciar e atuar sobre o ruído em diferentes áreas e ambientes do contexto escolar, para assim desenvolver um conjunto de estratégias para melhorar a saúde ambiental na mesma, trabalhando para uma escola mais equitativa e inclusiva.