ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by Author "Augusto, Cláudia Raquel Domingues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da comunicação digital em serviços de streaming: Netflix, HBO e Disney+Publication . Augusto, Cláudia Raquel Domingues; Augusto, Luísa; Diogo, JulienA forma como as empresas estabelecem relações com os seus públicos encontra-se em constante mudança e parte dessa mudança tem como causa principal a emergência de utilização e importância das redes sociais. Desta forma, a comunicação sofre alterações com o surgimento e desenvolvimento das mesmas, uma vez que estas assumem um papel cada vez mais estratégico na comunicação entre a marca e os stakeholders (Costa, 2019). A par de todas estas mudanças, os serviços de streaming também vêm sendo desenvolvidos, conquistando o seu espaço, nomeadamente nas redes sociais. De entre as várias empresas do ramo do streaming, destacam-se a Netflix, com 78 888 269 gostos na página de Facebook e 596 199 seguidores no Instagram, a HBO, com 90 799 gostos na página de Facebook e 58 262 seguidores no Instagram e a Disney+, com 4 270 855 gostos na página de Facebook e 46 496 seguidores no Instagram, à data de publicação do trabalho. Como resultado da crescente utilização das redes sociais e a consequente presença das marcas nas mesmas, os marketeers têm o desafio de delinear fortes estratégias comunicacionais por forma a cativar e seduzir os consumidores, uma vez que estes podem utilizar o espaço digital para se envolver e mostrar o seu apoio ou desagrado com a marca em causa. Posto isto, para o sucesso das estratégias comunicacionais delineadas, as marcas devem alinhar a sua comunicação tendo em conta o marketing 5.0, uma vez que este visa atingir o lado emocional do cliente, despertando gatilhos mentais para o que mesmo se comporte a favor da empresa. O presente projeto de investigação tem como objetivo principal identificar e explorar do ponto de vista gráfico, semântico e de envolvimento, as ações de comunicação das plataformas de streaming, Netflix, HBO e Disney+, nas redes sociais, Facebook e Instagram. A investigação deste tema é elaborada através de uma abordagem mista, a partir da utilização de métodos qualitativos (observação e análise) e métodos quantitativos (inquérito online). Assim, a investigação encontra-se dividida em 2 campos: a análise de conteúdo e a perceção do utilizador. Deste modo, na análise de conteúdo (método qualitativo e quantitativo) foram analisadas 1 030 publicações no Facebook e 1 376 publicações no Instagram, onde foi realizada a mensuração de reações, comentários e partilhas de cada publicação, bem como a classificação do tipo de conteúdo e formato. No entanto, quanto à perceção do utilizador (método quantitativo) foi aplicado um inquérito online, que foi respondido por 74 pessoas com o objetivo de compreender a perceção dos stakeholders quanto à presença digital da Netflix, HBO e Disney+. Em suma, após toda a conjetura verifica-se que tanto na análise de conteúdo como na perceção do utilizador a Netflix é a marca que apresenta melhores resultados em todos os parâmetros estudados (Facebook, Instagram e questionário online). Comparando as outras duas marcas em estudo, a HBO apresenta melhores resultados no Facebook, ao contrário da Disney+ que se destaca mais no Instagram. Quanto à perceção do utilizador, fazendo um balanço-geral, a Disney+ também apresenta melhores resultados que a HBO.