ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Trabalhos de projeto (após aprovados pelo júri) by Author "Coelho, Inês Alexandra Gomes"
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- Os vieses da Economia Comportamental aplicados às estratégias de Comunicação Interna da Palópina – Estudo de caso e o contributo para a valorização do capital humanoPublication . Coelho, Inês Alexandra Gomes; Diogo, Julien; Silva, PauloA presente dissertação intitulada “Os vieses da Economia Comportamental aplicados às estratégias de Comunicação Interna da Palópina – Estudo de caso e o contributo para a valorização do capital humano” aborda a aplicação dos vieses da Economia Comportamental nas estratégias de Comunicação Interna da Palópina, explorando o impacto dessas práticas na valorização do capital humano da organização. O principal objetivo foi investigar como é que os conceitos de nudges e heurísticas podem ser aplicados à Comunicação Interna e, de que forma os colaboradores se sentem mais envolvidos com a organização. A metodologia qualitativa incluiu um estudo de caso que, utilizou questionários aplicados a 57 colaboradores do serviço de transporte e, uma entrevista semiestruturada à gerência da organização em estudo, permitindo uma análise detalhada das dinâmicas de Comunicação Interna, sensação de motivação e aplicação dos vieses. Os resultados indicam que é possível aplicar conceitos da Economia Comportamental às estratégias de Comunicação Interna, baseadas em heurísticas como a disponibilidade e a ancoragem, bem como a aplicação de nudges, a fim de contribuírem para uma comunicação mais eficiente e transparente. Essas intervenções demonstraram um impacto significativo no aumento do envolvimento, da motivação e do sentimento de valorização dos colaboradores. Adicionalmente, constatou-se que a personalização das mensagens, adaptadas às necessidades dos trabalhadores, aumenta a eficácia da Comunicação Interna. No entanto, foram identificadas barreiras relacionadas com a falta de consistência entre a comunicação formal e informal e clareza na transmissão de mensagens. Conclui-se que a integração dos conceitos da Economia Comportamental na Comunicação Interna pode ser um diferencial estratégico para as organizações, promovendo ambientes de trabalho mais produtivos e motivadores. Contudo, a escassez de estudos que correlacionem a Economia Comportamental com a Comunicação Interna, aponta para a necessidade de serem realizadas futuras investigações, especialmente em contextos e setores distintos, para ter uma abrangência geral destes conceitos adaptados às diferentes especificidades e objetivos das organizações.