Unidade de Enfermagem da Reabilitação (UER)
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Browsing Unidade de Enfermagem da Reabilitação (UER) by Author "Albuquerque, Carlos"
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- Abuse and maltreatment in the elderlyPublication . Martins, R.; Neto, Maria João; Andrade, Ana; Albuquerque, CarlosIntroduction: The aging population is increasing worldwide, but the abuse and mistreatment in the elderly (often silenced forms) has also been increasing, with strong implications for their quality of life. Objective: To identify forms of abuse and ill-treatment in the elderly, as well as the determinants of these abuses. Methodology: This is a quantitative study, of the non-experimental, descriptive, cross-sectional type attended by 135 Portuguese elderly. It uses the Family APGAR Scale and the Question to Elicit Elder Abuse (QEEA), which was applied between January and June 2013, in the elderly residing in the central of Portugal. Results: The data shows that 23.5% of the elderly have suffered some kind of abuse, these being especially of the emotional kind and neglect. We also found that the most abused elders were unmarried and widows, those who had lower academic qualifications, those who reported feeling lonely and less healthy and even those who perceive to integrate families with some degree of dysfunction. Conclusion: We found that the abuse and mistreatment are present in the everyday life of many seniors and are a difficult subject to approach. The evidence, invite us to reflect on the development of intervention strategies, particularly at the levels of emotional abuse, neglect, promotion of health and family functioning in order to contribute to the reduction or extinction of abuse and ill-treatment in the elderly.
- Avaliação do ensino superior na ótica dos estudantes e consequentes propostas de melhoriaPublication . Martins, R.; Ribeiro, Olivério; Albuquerque, Carlos; Andrade, AnaEnquadramento: As Políticas Governamentais actuais identificaram, como objectivo crucial para o Ensino Superior, a avaliação da sua Qualidade. A avaliação da qualidade tem por objecto a qualidade do desempenho dos estabelecimentos de ensino superior em função do cumprimento da sua missão e que, no quadro da evolução para um sistema de ensino baseado no desenvolvimento de competências, tenha em consideração a adequação do ensino ministrado em cada ciclo de estudos às competências cuja aquisição devem assegurar. Para serem bem sucedidas as Instituições do ensino superior devem instituir processos que garantam a auto-reflexão e a auto-avaliação. Assim na prossecução deste objectivo a Escola Superior de Saúde e o Instituto Politécnico de Viseu, validou algumas escalas de opinião dos estudantes sobre o processo ensino-aprendizagem e consequentemente estabeleceu algumas propostas de melhoria. Objectivos: Conhecer a opinião dos Estudantes do 1ºano do Curso de licenciatura em Enfermagem sobre o desempenho pedagógico da instituição e propostas de melhoria disponibilizadas pela Unidade orgânica. Métodos: Estudo descritivo, transversal de caracter quantitativo, aplicado a uma amostra (não probabilística por conveniência), constituída por 124 Estudantes,sendo estes maioritariamente do sexo feminino, com idades médias de 18,3 anos. Resultados: Os dados mostram que os estudantes avaliam de uma forma muito positiva (86,3% afirma considerar muito e totalmente adequado) as dimensões auto-avaliação, natureza da Unidades curriculares, e a implementação dos conteúdos programáticos. Entendem ainda que os aspectos relativos as estratégias de avaliação nºde ECTS e trabalho do estudante, meios informativos gerais, acesso a documentação e medidas de apoio social precisam ser melhorados. Face a esta avaliação as medidas de apoio implementadas foram: • Acesso a várias redes telemáticas, incluindo Bases de Dados Científicas; • Desenvolvimento e implementação da rede interna de comunicação através da Secretaria Virtual (plataforma e-learning: gestão on-line, do processo ensino – aprendizagem, consultas do processo académico, realização de matrículas …); • Acesso alargado ao Serviço de Biblioteca e Documentação com acervo específico para a área científica de Enfermagem e Saúde; • Atendimento ao aluno para além das horas de contacto estipuladas no Plano de Curso; • Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito; • Apoio da Acção social – Bolsas de Estudo para alunos carenciados; Residências com serviços de apoio, (lavandaria… ); Serviço de Refeições “Comparticipadas”;
- Características psicológicas associadas à saúde: a importância do auto-conceitoPublication . Albuquerque, Carlos; Oliveira, Cristina Paula Ferreira dePara compreensão do processo do desenvolvimento humano, torna-se imprescindível o recurso ao auto-conceito (Gecas,1982). Devido à sua importância, tal constructo tem sido estudado nas diversas áreas da Psicologia, das quais salientamos a Psicologia da Educação (Burns,1979; Crook,1984, Veiga, 1988, 1989), Psicologia Clínica (Vaz Serra,1986; Vaz Serra e Firmino,1986; Vaz Serra et al.,1986) e Psicologia Social (Gecas,1982; Neto,1986). Segundo Burns (1986), o auto-conceito é composto por imagens acerca do que nós próprios pensamos que somos, o que pensamos que conseguimos realizar e o que pensamos que os outros pensam de nós e também de como gostaríamos de ser. Para este autor, o auto-conceito consiste em todas as maneiras de como uma pessoa pensa que é nos seus julgamentos, nas avaliações e tendências de comportamento. Isto leva a que o auto-conceito seja analisado como um conjunto de várias atitudes do eu e únicas de cada pessoa. O auto-conceito tem um papel extremamente importante na medida em que tenta explicar o comportamento, ou seja, porque consegue manter uma certa consistência nesse mesmo comportamento, explicita a interpretação da experiência e fornece um certo grau de previsão (Burns,1986). Epstein (1973) afirma mesmo que "para os fenomenologistas, o auto-conceito é o constructo central da Psicologia, proporcionando a única perspectiva através da qual o comportamento humano pode ser compreendido" (p.404). Assim, é nosso propósito abordar, neste artigo, o papel que o auto-conceito desempenha no comportamento do indivíduo, tendo em conta que a interacção dos diferentes factores contribui, de forma salutar, para a sua formação e desenvolvimento e, consequentemente, para todo o desenvolvimento e comportamento pessoal e social. Começaremos por traçar uma pequena resenha histórica sobre as origens do interesse pelo auto-conceito e tentaremos clarificar alguns aspectos relevantes para a sua definição, para a sua estrutura e para o seu conteúdo. Finalmente, concluiremos esta análise destacando alguns resultados de investigações que se têm efectuado no âmbito do estudo do auto-conceito.
- Contributos da psicanálise para a educação e para a relação professor - alunoPublication . Franco, Vítor; Albuquerque, CarlosA Psicanálise trouxe uma nova forma de olhar a criança e a infância. O maior contributo de Freud, para os profissionais da educação, reside no facto de ter conduzido a uma forma nova de olhar a infância, que contrasta fortemente com a crença vitoriana de que o mau comportamento ou os problemas de personalidade da criança eram o resultado do pecado original, só corrigíveis por uma disciplina severa e rígida (Fontana, 1986). Ao longo dos últimos cem anos, a Psicanálise teve um papel incontornável na compreensão do funcionamento mental e, inevitavelmente, os seus contributos foram sendo progressivamente integrados no domínio educativo. Este artigo centrar-se-á sobre a descrição deste contexto.
- Estilo de vida, percepção e estado de saúde em estudantes do instituto politécnico de Viseu: influência da área de formaçãoPublication . Albuquerque, Carlos; Matos, Ana Paula SoaresRecentemente, as ciências sociais e humanas têm dado um contributo importante para o estudo da saúde e do bem estar das populações. Neste contexto pensa-se que uma das principais funções dos profissionais de saúde é ajudar a promover nas pessoas comportamentos saudáveis. Porém, muitos destes profissionais, quando sugerem que, por exemplo, não se beba em excesso, que se faça exercício físico ou que não se fume, etc., em pouco tempo se apercebem e interiorizam que os seus bem intencionados programas de intervenção não têm um resultado satisfatório, não se verificando, muitas vezes, mudanças significativas nos comportamentos dos indivíduos. Assim, para que seja viável promover a aprendizagem de estilos de vida saudáveis não basta a boa vontade e o bom senso. É preciso muito mais. Há que compreender a dinâmica da saúde-doença nas pessoas. Há que conhecer quais os factores – biológicos, sociais e psicológicos – que acentuam a vulnerabilidade e como agir para reforçar a resilience individual.
- Functional rehabilitation of the upper limb in women with mastectomies : systematic review of the literaturePublication . Martins, Rosa; Sequeira, Aurora; Andrade, Ana; Moreira, Helena; Albuquerque, Carlos; Martins, ConceiçãoResumo Enquadramento: O cancro da mama, constitui uma patologia altamente lesiva para a mulher com consequências emocionais e psicológicas que podem afetar a sua qualidade de vida. As intervenções precoces e estruturadas da enfermagem de reabilitação, podem ser fundamentais na recuperação funcional do membro superior e no próprio bem-estar das doentes. Objetivo: Avaliar a eficácia dos programas de reabilitação funcional do membro superior, iniciados no pós-operatório imediato, na mulher submetida a mastectomia radical. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Após estabelecimento de critérios de inclusão, de exclusão e análise dos investigadores foram selecionados seis estudos primários pesquisados através dos motores de busca: PubMed; The Cochrane Library; Repositórios Institucionais; PEDro. Utilizaram-se diferentes combinações com os descritores “reabilitação”, “neoplasia da mama”, “membro superior”, “mastectomia radical modificada” e “complicações pós-operatórias” nos idiomas portugueses e inglês. A pesquisa decorreu entre o mês de Janeiro e Abril de 2014, seguindo os princípios propostos pelo Cochrane Handbook1. Resultados: Os estudos sugerem benefícios clínicos estatisticamente significativos quando existe uma intervenção de reabilitação precoce, com efeitos na diminuição da dor, na prevenção do linfedema, na recuperação das amplitudes articulares e consequentemente maior independência nas atividades de vida diária. Conclusão: Programas estruturados e sistematizados de enfermagem de Reabilitação geram benefícios na funcionalidade e qualidade de vida das mulheres com ganhos substantivos em saúde. Keywords: Reabilitação funcional. Neoplasia mamária. Mulher. Mastectomia, Membro superior.
- Impacto da fibromialgia na qualidade de vida dos doentesPublication . Martins, Rosa; Henriques, Andreia; Andrade, Ana; Moreira, Helena; Albuquerque, Carlos; Cunha, Madalena; Ribeiro, OlivérioIntrodução: A Fibromialgia (FM) é uma síndrome dolorosa e crónica, com impacto negativo na Qualidade de Vida dos Doentes. Objetivos: Identificar o impacto e fatores determinantes da fibromialgia na qualidade de vida dos Doentes. Método Estudo quantitativo, não experimental, transversal e descritivo-correlacional. A amostra é constituída por 140 doentes com FM, inscritos na consulta da dor de dois Centros Hospitalares da região centro de Portugal. O protocolo de investigação integra questões de caracterização sociodemográfica, de saúde, e ainda uma escala que avalia o Impacto da Fibromialgia na qualidade de vida dos Doentes. Resultados: A amostra é maioritariamente (84,2%) feminina, com idade média de 56 anos, baixa escolaridade (6º ano) e em vida laboral ativa. Os dados revelam que o impacto global da FM é relevante (M= 63,76) o que significa má qualidade de vida dos doentes. Os fatores mais determinantes no impacto negativo foram: possuir idade superior a 60 anos (p=0.000), estar desempregado/reformado (p=0.027) não praticar exercício físico regular (p=0. 001), sentir dor moderada/intensa, (p=0.000) e não efetuar programa de reabilitação (p=0.016). Conclusão: A FM exerce impacto negativo na qualidade de vida dos Doentes e evidencia a necessidade da implementação de estratégias de intervenção que minimizem a dor, limitem a incapacidade funcional e promovam a qualidade de vida dos doentes fibromiálgicos.
- Musculoskeletal disorders in adolescents: a study on prevalence and determining factors.Publication . Martins, Rosa; Carvalho, N.; Albuquerque, Carlos; Andrade, Ana; Campos, Sofia; Batista, S.; Dinis, A.Objective: To identify the prevalence of musculoskeletal disorders in adolescents, and to analyze this prevalence relationship with sociodemographic, anthropometric and contextual variables. Methods: An observational, cross-sectional, descriptive/relational study with quantitative approach was conceptualized, involving 632 adolescents with mean age of 13.36 from six school groups from Central and North Portugal. Data collection protocol included questions of sociodemographic, anthropometric and contextual nature, and also the “Nordic Musculoskeletal Questionnaire” to assess musculoskeletal disorders. Results: Data showed that 47.4% of adolescents mentioned musculoskeletal disorders within the last 3 months, located in the shoulders (27.8%), dorsal region (25.3%), thigh/hips (26.1%), neck (23.4%), lumbar region (22.8%), and knees (19.6%). We found that musculoskeletal disorders are more prevalent in female adolescents, and among those who spend longer time watching television per day, and also those who go to school by foot or bicycle. Conclusion: The prevalence of musculoskeletal disorders in adolescents is high and has multicausal origin, turning imperative the implementation of preventive and readapted actions to promote a better musculoskeletal function.
- Musculoskeletal injuries in musical arts professional : prevalence and determinantsPublication . Martins, Rosa; Andrade, Ana; Martins, Conceição; Albuquerque, Carlos; Sales, TeresaBackground: Musculoskeletal injuries related to the work of professional musicians constitute a real public health problem. Objectives: To identify the prevalence of musculoskeletal injuries in professional musicians practicing plucked string instruments and to analyze their relationship with sociodemographic variables, health status and characteristics of instrumental practice. Methods: This was a non-experimental correlation, descriptive and quantitative character study, involving 140 Portuguese musicians living in 3 cities from Portugal, aged 18 to 55 years old. A questionnaire was used that included variables of sociodemographic characterization, health / style and musical practice. For the evaluation of musculoskeletal disorders we used the “Nordic Musculoskeletal Questionnaire”. Results: Of the musicians studied, 70.0% reported musculoskeletal disorders (MI) that manifested as pain / tingling / numbness in the last 12 months, mainly in the wrists / hands (68.6%) and shoulders (54.3%), We found that MI were more frequent in older musicians with higher Body Mass Indexes, those who consumed alcoholic beverages and did not practice physical activity, those who had excessive performances, those who used heavier instruments and took fewer breaks. Conclusions: The prevalence of MI in Portuguese musicians of plucked string instruments is high (70%) and these are related to individual characteristics, life styles and instrumental practice demands, which is urgent to modify through preventive measures.
- Perception of informal caregivers on planning for the discharge of hospitalised elderly patientsPublication . Martins, Rosa; Rodrigues, Ana; Albuquerque, Carlos; Andrade, Ana; Martins, ConceiçãoUnderstanding the perception of the Informal Caregivers (IC) about the planning of the discharge of hospitalised elderly patients with dependency, allows Nurses to identify their needs and to help them more effectively so as to provide care at home. Thus, it is intended to know the perception of the informal caregivers about the planning of hospital discharge of the elderly patients and to analyse determinant variables in that sense. The study is quantitative, cross-sectional, descriptive and correlational, using a non-probabilistic sample for convenience, consisting of 41 ICs of elderly patients hospitalised in a Hospital Centre of Southern Portugal. A questionnaire was used for sociodemographic and clinical characterization, as well as the scales of Barthel, Hospital Anxiety and Depression and Planning of the Discharge (PREPARED). 73.17% of the ICs were female, married (78%), professionally active (62.7%), children of elderly parents (52.2%) and with a mean age of 78.78 years. The majority (82.9%) resides with the elderly patient and provides care between 3 and 6 months (58.5%). The perception of the ICs in the planning of discharge is positive (65.9%), especially in daily living activities. However, they feel that they are not adequately trained. The presence of the formal network support significantly influences the perception in the planning of discharge (p=0.000), in which gender, the family household and the degree of dependence are predictive variables of perception (p=0.000). Results show the importance of a better discharge preparation on behalf of the Nurses to the IC, in order to provide a better integration of the elderly patient in the family and the search for a better quality for the elderly and caregivers.