ESSV - UEMC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSV - UEMC - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Author "Almeida, Ana Isabel Manta de Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Satisfação do cliente oncológico com as intervenções do nursing navigatorPublication . Almeida, Ana Isabel Manta de Carvalho; Cunha, MadalenaIntrodução: Visando uma máxima eficiência através do desenvolvimento de capacidades éticas, humanas, técnicas e científicas adquiríveis na realização de estágios em contexto de urgência e cuidados intensivos para uma abordagem em Enfermagem Médico Cirúrgica mais qualificada e cuidados prestados baseados na evidência científica. Objetivo: Retratar o processo de aquisição e desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico Cirúrgica. Métodos: Divide-se em parte I onde está esquematizado as competências comuns e específicas de enfermagem médico-cirúrgica adquiridas nos respetivos estágios e as atividades desenvolvidas. A parte II apresenta-se em forma de artigo, uma scoping review – Satisfação do Cliente Oncológico com as Intervenções do Nursing Navigator. Resultados: Trata-se de um documento que pretende sistematizar, organizar e interpretar as muitas aprendizagens efetuadas. A investigação realizada permitiu desenvolver conhecimentos que anseio transpor para a prática diária, podendo implementar o papel do Nursing Navigator no meu eu, pois as evidências encontradas apoiam a mais-valia das intervenções deste profissional, traduzindo-se em resultados clínicos mais favoráveis para o cliente oncológico, quer na facilitação da coordenação, empoderamento e/ou companheirismo durante a sua caminhada oncológica. Conclusão: A aquisição de novas competências, conhecimentos e habilidades durante todo este percurso assume-se como a matriz de mudança na minha construção pessoal de enfermeira especialista. Com a investigação demonstra-se que o Nurse Navigator trabalha como elemento chave em programas multidisciplinares, tendo maior efeito na redução dos tempos de espera, melhoria dos resultados dos clientes com cancro ao prestar cuidados mais atempados e o aumento substancial das taxas de adesão aos tratamentos. Este aumento de satisfação poderá atingir-se globalmente se for implementado nos serviços de oncologia a figura do Nursing Navigator. Palavras Chave: Oncologia, Nursing Navigator, Satisfação, Cliente Oncológico