RE - Número 29 - Junho de 2004
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Browsing RE - Número 29 - Junho de 2004 by Author "Lopes, Hélio Bernardo"
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- Escoamento anual: distribuição estatísticaPublication . Lopes, Hélio BernardoO escoamento anual numa secção de um rio tem, essencialmente, uma natureza aleatória, não sendo, portanto, possível prever, deterministicamente, os seus valores futuros a partir do conhecimento de uma amostra de valores já ocorridos. Pode, pois, ser considerado uma variável aleatória. Tem-se considerado que os valores do escoamento anual são independentes no tempo, uma vez que a influência do escoamento do ano anterior sobre o do ano seguinte é, para o clima português, praticamente eliminada através da adopção do ano hidrológico e a existência de ciclos plurianuais não foi demonstrada de modo irrefutável, (QUINTELA,1967). Assim, os valores assumidos pelo escoamento anual numa sequência de anos hidrológicos constituem um vector de amostragem aleatório, sendo, portanto, as suas componentes independentes entre si. Sendo o escoamento anual uma variável aleatória, importa estudar a lei de distribuição respectiva. O método seguido consiste em adoptar o tipo de lei estatística que promova o melhor ajustamento entre as frequências dos valores observados e as correspondentes probabilidades, determinadas pela referida lei estatística.
- A matemática no ensino do direitoPublication . Lopes, Hélio BernardoDesde meados da década de sessenta que se vem assistindo, entre nós, a uma modernização do ensino da Matemática, desde o período do secundário, até ao nível superior. Esta evolução, que nos últimos anos se acentuou bastante, atingiu sectores do saber cada vez mais vastos, bem para lá do domínio das ciências exactas, ou das que o são quase, e encontrou na generalizada utilização da Informática um incentivo e um instrumento complementar extremamente potenciador. De entre os domínios que, por tradição, se encontravam fora da alçada da Matemática, mas que vieram a incorporá-la nos planos de estudos dos respectivos cursos de licenciatura, estão os da Psicologia, do Ensino Superior Policial e os de Formação de Professores do Ensino Básico, nas suas variantes de Português/Francês e Português/Inglês, que surgem, por exemplo, nas Escolas Superiores de Educação de muitos Institutos Politécnicos.
- A resolução de equaçõesPublication . Lopes, Hélio BernardoAs primeiras noções do que é uma equação surgem logo nos primeiros anos do ensino secundário, onde se estudam as equações algébricas dos primeiro e segundo graus. Para lá do carácter formativo de tais conceitos, a verdade é que a grande maioria dos alunos que prosseguem estudos superiores onde a Matemática continua a ser estudada, não mais voltam a abordar o aperfeiçoamento do que vem já de trás, muito em especial as equações do tipo algébrico, completas e de grau superior ao segundo. É certo que, mesmo ao nível do ensino secundário, são ainda estudados alguns tipos simples de equações trigonométricas, embora os últimos anos venham mostrando uma lamentável tendência para uma redução perigosa da extensão do estudo da Trigonometria. Ora, de um modo extremamente geral, quando se prosseguem estudos superiores, se se exceptuar o caso do Curso de Licenciatura em Matemática, jamais se volta a tocar nesta problemática, mau grado chegarem mesmo a tratar-se outros tipos de equações, como são os casos das equações diferenciais, das equações integrais, ou das equações às diferenças, mas sem que se consiga deixar no aluno uma visão geral e abrangente da noção de equação.