RE - Número 29 - Junho de 2004
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RE - Número 29 - Junho de 2004 by Title
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Análise das características químicas e físicas de pêras secadasPublication . Guiné, RaquelCom o presente trabalho pretendeu-se estudar a possibilidade de utilizar uma variedade de pêras diferente da tradicionalmente usada para a produção de “pêra passa de Viseu”, e ainda avaliar a possibilidade de simplificação do método tradicional de produção por secagem solar, com vista à sua aplicação industrial. Assim, foram estudadas pêras de diferentes variedades (S. Bartolomeu e D. Joaquina) secadas sob diferentes condições de secagem (secagem solar e secagem contínua a temperaturas constantes de 30, 40 e 50ºC), tendo os produtos finais sido comparados através da avaliação das suas propriedades químicas e físicas. Foi então possível concluir que a variedade D. Joaquina constitui uma boa alternativa à variedade tradicionalmente secada, e que o processo artesanal de secagem pode ser significativamente simplificado sem que isso comprometa as características finais do produto.
- Apresentando alguns aspectos históricos do desenvolvimento da lógica clássica, ciência das idéias e dos processos da mentePublication . Chagas, Elza Marisa Paiva de FigueiredoLógica é a ciência que tem por objeto determinar, entre as operações intelectuais orientadas para o conhecimento da verdade, as que são válidas e as que não são. Estuda os processos e as condições de verdade de todo e qualquer raciocínio. O conhecimento só é científico quando, além de universal, é metódico e sistemático, ou seja, lógico. Assim, a lógica se entende como método, ou caminho que as ciências trilham para determinar e conhecer seu objeto, e como característica geral do conhecimento científico.
- Células de combustívelPublication . Santos, Fernando António Castilho Mamede dos; Santos, Fernando Miguel Soares Mamede dosNa actualidade o consumo global de energia eléctrica é de 14 triliões de quilowathora, no ano 2020 prevê-se que deverá ser de 22. Os combustíveis fósseis são um bem escasso, na posse de apenas alguns países, que cada vez se vão tornando mais caros e cuja utilização liberta poluentes. Neste contexto, ter-se-á de encontrar uma forma alternativa e competitiva de produzir energia (eléctrica) que possa vir a substituir os combustíveis fósseis gradualmente. Esta pode estar nas células de combustível.
- Da “sociedade da criação” à “escola da criação” ou de como é urgente a criatividade na nossa escola breves notasPublication . Martins, Vítor Manuel TavaresHouve tempos em que se entendeu que a expressão da criatividade estava ligada a musas inspiradoras, a "um estado místico de receptividade, a algum tipo de mensagem proveniente de entidades divinas" (Alencar, 1991). Identificava-se o criador com o louco, pois a criação tinha natureza irracional ou involuntária e o trabalho criativo era visto como uma “tentativa de compensar desajustamentos ou como uma entre outras formas de expressão de conflitos inconscientes" (Alencar, 1991). As pesquisas de White, de Harlow e de outros investigadores do Laboratório de Primatas da Universidade de Wisconsin contribuíram para a mudança na concepção do ser humano, abrindo passagem do ser passivo, acomodativo ou apenas reactivo para o homem interpelativo, curioso, explorador. Esta perspectiva interagiu com novas formas de idealizar o próprio intelecto. "Conforme lembra Getzels e Csikszentmihalyi (1975), um dos grandes obstáculos à emergência da criatividade como uma área autónoma de estudo, na primeira metade deste século, foi o domínio de um determinado conceito de inteligência, apoiado no reconhecimento do valor dos testes construídos para a sua medida. Naquele período, o conceito de inteligência ligado à capacidade ou aptidão mental predominou. Se a inteligência se aplicava a qualquer pessoa, a criatividade era vista como prerrogativa de alguns poucos privilegiados" (Alencar, 1991). Guilford lançou as bases, com o seu modelo multidimensional da estrutura do intelecto, de novas formas de relacionar inteligência e criatividade e de posicionar cada uma delas no próprio ser humano. Por exemplo, viu nas categorias pensamento divergente (que inclui habilidades para gerar múltiplas respostas para um estímulo ou questão) e transformações (que incluem habilidades para produzir redefinições, revisões e outros tipos de mudanças na informação) ligações óbvias à criatividade, embora considerasse também outros factores ao longo do processo criador (Guilford, 1967).
- Da inadequação do termo “analfabetismo” e da necessidade de novos conceitos para a compreensão do aprendizado da leitura e da escrita em língua portuguesaPublication . Silva, Nilce daO presente artigo apresenta novos conceitos acerca da aquisição da leitura e da escrita materna. Partimos do conceito de “letrismo a-funcional” desenvolvido pelo professor Jean Biarnès, professor e pesquisador da Université Paris-Nord, e decorrentes deste, tratamos dos conceitos de “letrismo funcional”, “analfabetismo de resistência” e “alfabetização de opressão”. Fundamentando nossa exposição, mostramos o preconceito existente nos termos “analfabeto” (destinado às pessoas que encontram-se em situação de pouca ou nenhuma escolarização em sua própria língua materna). Finalmente, pretendemos contribuir para a compreensão do aprendizado da língua materna, do ensino das primeiras letras e ainda, oferecer conceitos que possam contribuir com pesquisa nesta área do saber.
- Diário - um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemasPublication . Alves, Francisco CordeiroApós uma apresentação do conceito de diário, devidamente enquadrado nos instrumentos de recolha de dados que a investigação qualitativa vem designando por documentos pessoais, analisamos o problema da redacção e contributos investigacionais a que aquele, respectivamente, está sujeito e pode operar. Como nota importante e axial do nosso percurso, destacámos o impacto do diário sobre o desenvolvimento pessoal- profissional dos professores, na medida em que permite a sua interiorização e reflexão, fundamentais para uma auto-análise que capacite para uma nova forma de encarar os problemas profissionais, isto é, construtiva, pessoal e altruisticamente. Debruçamo-nos, também, de forma breve, sobre as precauções metodológicas e a dimensão ética do diário, mostrando que, em qualquer utilização investigacional, o autor de um diário deverá ser respeitado no seu direito a um tratamento sigiloso e fiel das suas confidências, mesmo que, sob anonimato, os seus dados possam ser publicamente expostos e reflectidos. Por fim, analisamos o diário como uma metodologia de estudo de dilemas dos professores, destacando algumas investigações sobre o tema e apontando para uma tipologia por nós conseguida. Em qualquer caso, concluímos, o diário pode permitir aos professores uma autoreflexão, que pode ser compartilhada, sobre as suas tensões e conflitos, de natureza variada, é certo, mas que, consciencializados, darão lugar à serenidade e empenhamento profissional, indispensáveis ao enriquecimento da comunidade.
- A educação e o mito do ensino a distância no BrasilPublication . Rosini, Alessandro MarcoEste artigo reporta a questão da educação a distância e seu cenário, retratando alguns pontos críticos e importantes sobre o ensino e a aprendizagem nesta nova visão sendo construída no Brasil, com o surgimento de uma nova cultura influenciada pelas novas tecnologias de informação, a educação a distância vem a representar um importante papel em um País com as dimensões territoriais como o nosso.
- Educação matemática na sala de aula: problemáticas e possíveis soluçõesPublication . Chagas, Elza Marisa Paiva de FigueiredoO presente trabalho, propõe-se apresentar os fracassos da educação matemática que ocorre em muitas de nossas instituições educacionais. Nesta direção, primeiramente destaca alguns problemas que auxiliam neste fracasso. Em seguida, discute algumas possíveis soluções para minimizar aspectos negativos que levam ao fracasso do ensino de matemática.ABSTRACT This project proposes to present the failures of mathematics education that occurs in many of our educational institutions. First, it stands out some problems that favours these faiures. Next, it discusses some possible solutions to minimize the negative aspects that lead to the failure of the mathematics teaching.
- Escoamento anual: distribuição estatísticaPublication . Lopes, Hélio BernardoO escoamento anual numa secção de um rio tem, essencialmente, uma natureza aleatória, não sendo, portanto, possível prever, deterministicamente, os seus valores futuros a partir do conhecimento de uma amostra de valores já ocorridos. Pode, pois, ser considerado uma variável aleatória. Tem-se considerado que os valores do escoamento anual são independentes no tempo, uma vez que a influência do escoamento do ano anterior sobre o do ano seguinte é, para o clima português, praticamente eliminada através da adopção do ano hidrológico e a existência de ciclos plurianuais não foi demonstrada de modo irrefutável, (QUINTELA,1967). Assim, os valores assumidos pelo escoamento anual numa sequência de anos hidrológicos constituem um vector de amostragem aleatório, sendo, portanto, as suas componentes independentes entre si. Sendo o escoamento anual uma variável aleatória, importa estudar a lei de distribuição respectiva. O método seguido consiste em adoptar o tipo de lei estatística que promova o melhor ajustamento entre as frequências dos valores observados e as correspondentes probabilidades, determinadas pela referida lei estatística.
- Estereótipos sobre idosos: uma representação social gerontofóbicaPublication . Martins, Rosa Maria Lopes; Rodrigues, Maria de Lurdes MartinsTópicos, ditos, refrões, frases feitas, etiquetas verbais ou adjectivações a respeito de pessoas e grupos, são alusões que frequentemente encontramos, quer nas conversas diárias da rua, quer nos meios de comunicação social. O mundo social e humano, dificilmente se nos apresenta, em sua crua realidade objectiva e objectual, sem possuir adjectivações (frequentemente estereotipadas), porque o estereótipo é precisamente uma percepção extremamente simplificada e geralmente com ausência de matrizes. Na medida em que o conhecimento humano não é capaz de ser sempre complexo, flexível e crítico podemos dizer que tendemos a cair no estereótipo (Castro, et al, 1999). Os estereótipos mais estudados actualmente são os que se referem a grupos étnicos, no entanto existem estereótipos em todos os domínios da vida social: relativos a ambos os sexos, às ocupações, ao ciclo vital, à família, à classe social, ao estado civil, aos desvios sociais e a qualquer campo da vida que desejamos diferenciar.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »