ESTGL - DCSH - Capítulo em obra internacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGL - DCSH - Capítulo em obra internacional, como autor by Author "Coutinho, Emília"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Exclusion Experiences in the academy: challenges to interculturalityPublication . Coutinho, Emília; Oliveira, A.; Reis, C.; Oliveira, Isabel; Maltez, L.; Osório, S.; Parreira, V.; Nelas, Paula; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Antunes, Sandra Maria Gouveia; Marques Dos Santos, Paula; Duarte, JoãoIntrodução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.
- Looking into Foreign Languages and Multimodal Creativity as a Tool for Pedagogical Innovation in Higher Education: The JASM Project - Open Window onto the WorldPublication . Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, VéroniqueThe innovation of pedagogical practices is a challenge currently faced by higher education, in which the student is the main actor in the learning process. The aim of this project is to develop collaborative work, using multimodality in communication, adapted to the professional context, as a strategy to foster the learning of foreign languages. The JASM project ([Janela aberta sobre o mundo].Open Window onto the World: Foreign Languages, Multimodal Creativity and Pedagogical Innovation in Higher Education), developed by a multidisciplinary team, rests upon an active learning dynamic based on projects, through the creation of digital narratives focused on the linguistic and cultural diversity of a city in Beira Alta, Viseu. The use of several action-research approaches allowed students of the undergraduate course in media studies at the School of Education in Viseu to develop a multilingual and multicultural awareness, in a creative, collaborative, and interdisciplinary environment.