Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
683.86 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução Relatos de vivências de exclusão académica apresentam-se como desafios às instituições de ensino superior (IES) na sua capacidade de desenvolverem, mas também de aplicarem políticas promotoras de interculturalidade; Objetivos Conhecer as práticas institucionais interpretadas como barreiras à inclusão e desafios à interculturalidade; e desocultar os sentimentos vividos pela comunidade académica em contextos experienciados que considerem de exclusão; Métodos Estudo qualitativo, fenomenológico-hermenêutico com recurso à entrevista fenomenológica a trinta membros da comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes) de uma IES de Portugal, de abril a julho de 2019, com suporte a análise qualitativa de dados apoiada pelo Nvivo12. Este trabalho insere-se num projeto mais alargado intitulado “Práticas inclusivas no Ensino Superior: O desafio de construir comunidade”, autorizado pela Comissão de Ética da Instituição envolvida; Resultados Apresentam-se as categorias “Barreiras à inclusão na instituição” e “Sentimentos vivenciados em experiências de exclusão”. As barreiras à inclusão na instituição mais referenciadas foram barreiras arquitetónicas e desunião hierárquica na instituição. No que concerne aos sentimentos vivenciados em experiências de exclusão, os participantes referenciaram essencialmente o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza; Conclusões. As barreiras arquitetónicas da instituição, o sentir-se desvalorizado, a solidão e a tristeza são os principais desafios institucionais à inclusão e interculturalidade.
Description
Keywords
Sentimentos Academia Exclusão Interculturalidade
Citation
Coutinho, E. ., Oliveira, A. P., Reis, C. M., Cabral Oliveira, I. R., Maltez, L. de A. ., Pereira Osório, S. M. ., Parreira, V. ., Nelas, P., Chaves, C. ., Duarte, J. ., Antunes, S. ., & Santos, P. (2020). Vivências de exclusão na academia: desafios à Interculturalidade . New Trends in Qualitative Research, 4, 391-405. https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.391-405
Publisher
Ludomedia