Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DCSH)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DCSH) by Author "Alves, Susana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Programa de mentoria no Politécnico de Viseu – perceções dos grupos envolvidos no projeto piloto acerca das melhorias a desenvolverPublication . Coutinho, Emília; Alves, Susana; Coutinho, Salomé; Jesus, Margarida; H, Vala; Costa, Cristina Amaro Da; Marques Dos Santos, PaulaO Programa de Mentoria (PM) assume-se como um meio por excelência de promoção de inclusão dos estudantes no contexto académico e institucional, independentemente das suas características individu-ais. Como tal, o PM deve ser planeado de forma consistente, estabelecendo-se, desde o início, metas e objetivos comuns ao mentor e mentorado, com vista à satisfação, realização, produtividade, benefícios, reconhecimento do outro na sua singularidade, respeito, suporte emocional, habilidades de gestão, habi-lidades interpessoais e reflexão crítica. É com base nestes pressupostos, que surge o presente estudo que pretende: conhecer as melhorias sugeridas à implementação do programa de mentoria, de acordo com as perceções dos diferentes gru-pos focais, tutores, mentores e mentorados; identificar as semelhanças e diferenças entre as melhorias sugeridas ao programa de mentoria nos vários grupos focais; e construir uma proposta de melhorias complementares ao projeto piloto, o qual foi desenvolvido durante o ano letivo 2019-2020 em duas uni-dades orgânicas do Politécnico de Viseu. Segundo Correia (2009), a inclusão, não consiste em “juntar as partes num todo”, mas sim em “fazer parte de um todo”, o que “implica o desenvolvimento de um sentido de comunidade onde, em apoio mútuo, se fomente o sucesso escolar para todos os alunos”. Para o mesmo autor, a inclusão pressupõe a inserção incondicional. Para haver inclusão, é necessário romper com os sistemas tradicionais, apostando em transformações profundas, de modo a beneficiar todos os estudantes.