Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
641.63 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Programa de Mentoria (PM) assume-se como um meio por excelência de promoção de inclusão dos estudantes no contexto académico e institucional, independentemente das suas características individu-ais. Como tal, o PM deve ser planeado de forma consistente, estabelecendo-se, desde o início, metas e objetivos comuns ao mentor e mentorado, com vista à satisfação, realização, produtividade, benefícios, reconhecimento do outro na sua singularidade, respeito, suporte emocional, habilidades de gestão, habi-lidades interpessoais e reflexão crítica.
É com base nestes pressupostos, que surge o presente estudo que pretende: conhecer as melhorias sugeridas à implementação do programa de mentoria, de acordo com as perceções dos diferentes gru-pos focais, tutores, mentores e mentorados; identificar as semelhanças e diferenças entre as melhorias sugeridas ao programa de mentoria nos vários grupos focais; e construir uma proposta de melhorias complementares ao projeto piloto, o qual foi desenvolvido durante o ano letivo 2019-2020 em duas uni-dades orgânicas do Politécnico de Viseu.
Segundo Correia (2009), a inclusão, não consiste em “juntar as partes num todo”, mas sim em “fazer parte de um todo”, o que “implica o desenvolvimento de um sentido de comunidade onde, em apoio mútuo, se fomente o sucesso escolar para todos os alunos”. Para o mesmo autor, a inclusão pressupõe a inserção incondicional. Para haver inclusão, é necessário romper com os sistemas tradicionais, apostando em transformações profundas, de modo a beneficiar todos os estudantes.
Description
Keywords
Inclusão Mentoria Ensino superior Avaliação do programa
Citation
Coutinho, E., Alves, S., Coutinho, S., Jesus, A. M., Vala, H., Amaro Costa, C., & Santos, P. M. (2020). Programa de mentoria no Politécnico de Viseu – perceções dos grupos envolvidos no projeto piloto acerca das melhorias a desenvolver. In P. d. Leiria (Ed.), VI Conferência Internacional para a Inclusão. Livro de resumos (pp. 415-427). Leiria: Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação. ISBN 978-989-8797-55-1
Publisher
Politécnico de Leiria