ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCDM - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Bravo, Luís Manuel Soares Dias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de ensino de competências no jogo de Futsal - intervenção profissional num grupo - equipa de Futsal do Desporto Escolar - Investigação sobre os princípios do jogoPublication . Bravo, Luís Manuel Soares Dias;Resumo Ao longo dos anos temos verificado que o jogo tem sido compreendido e ensinado de diferentes maneiras. A investigação sobre os modelos de ensino vem valorizando cada vez mais uma dimensão táctica na abordagem do jogo, provocando uma ruptura na investigação pedagógica sobre os jogos desportivos em contexto escolar, estabelecendo como prioridade o ensino da táctica antes das habilidades técnicas. Neste trabalho o nosso desafio passou por aplicar um modelo alternativo, congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar e alicerçado nos seguintes aspectos: a) o modelo de ensino de Competências nos Jogos de Invasão fornece uma ideia central para o ensino dos jogos desportivos colectivos e é adequado ao Futsal, b) o treino deve ser centrado numa abordagem multifactorial integrando todos os factores de treino, c) privilegiámos o ensino da táctica, mais especificamente, os princípios do jogo. Os objectivos do trabalho estão relacionados com: 1) A construção do modelo – o nosso modelo de ensino inspirou-se no Modelo de Ensino de Competências nos Jogos de Invasão que valoriza a componente táctica. Na concepção do modelo tivemos como primeira preocupação, conhecer o jogo de Futsal no escalão de Infantis Masculinos, relativamente à componente táctica e no que respeita aos princípios do jogo. Os resultados mostram que os princípios do jogo ofensivos e defensivo são executados de modo diferenciado durante o jogo de Futsal. Uns princípios são mais concretizados do que outros e a sua concretização é diferente em função da posição que o jogador ocupa no terreno de jogo. No planeamento do treino vamos ter em conta o que acontece no jogo competição. 2) A aplicação do modelo - a sua aplicação deu-se no treino da Equipa de Futsal de Infantis Masculinos do Desporto Escolar da Escola Ferreira Lapa - Sátão e concretizou-se em 20 sessões de 70 minutos. Os resultados estão apresentados nas reflexões das sessões de treino e mostram que o modelo de ensino de Competências nos Jogos de Invasão fornece uma ideia central para o ensino dos jogos desportivos colectivos sendo adaptado ao Futsal, e revela-se congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar. 3) A verificação do modelo - verificámos o modelo de ensino comparando 4 jogos de competição antes e após a aplicação do modelo, relativamente à concretização dos princípios do jogo. Os resultados revelam que os jogadores modificaram positivamente comportamentos na execução do total das acções tácticas e no número médio de concretização de três princípios ofensivos: Cobertura Ofensiva, Espaço e Mobilidade. Pode concluir-se que o modelo de ensino se revelou congruente e adequado ao contexto do Desporto Escolar. Com a aplicação deste modelo verificou-se que os alunos melhoraram, para além do desenvolvimento de competências como jogador, aspecto que é prioritário, o desenvolvimento de competências no desempenho de papéis de apoio e coordenação da prática desportiva, nomeadamente o papel de capitão e árbitro de acordo com o estipulado no programa do Desporto Escolar.