Browsing by Author "Alves, Sabrina"
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- LGP em contexto de Educação Pré-escolar com crianças ouvintes: repercussões e interferências na compreensão global de históriasPublication . Alves, Sabrina; Silva, Ana IsabelO póster que apresentamos resulta de uma investigação realizada, no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar (EPE) e Professores do 1.º Ciclo do ensino Básico (1.º CEB), com dois grupos de crianças em idade pré-escolar de diferentes estabelecimentos educativos. Nesta investigação, apenas um grupo tinha conhecimentos prévios de LGP. Procuramos em ambos os grupos compreender se a utilização da Língua Gestual Portuguesa (LGP) em contexto de EPE, com crianças ouvintes, tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Propomos: (a) caracterizar o grau envolvimento das crianças face à utilização da LGP no conto de histórias; (b) analisar a presença de marcadores de interferência da LGP na compreensão global da história. Selecionámos o título “O passeio da D. Rosa” de Pat Hutchins e uma grelha de observação do Manual de Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (2009) para descrever o envolvimento das crianças no momento do conto desta história. A ambos os grupos, a história foi contada, primeiro em LGP, sem recurso às ilustrações, e depois recorrendo às mesmas. Observámos três crianças de diferentes idades em cada grupo, tendo em consideração alguns dos indicadores referenciados no Manual do DQP (2009). Sendo eles, concentração, energia, expressão facial e postura, persistência, tempo de reação e linguagem. Verificou-se que a maior parte das crianças atingiu níveis de envolvimento elevado no 1.º momento (conto da história em LGP), sendo que o envolvimento foi progressivamente diminuindo no 2.º momento (conto da história com as ilustrações), essencialmente nas crianças de três anos. No que diz respeito ao segundo objetivo, propusemos a todas as crianças a realização de um desenho sobre a história e solicitámos a algumas delas o reconto oral da mesma. Os desenhos possibilitaram aferir uma perspetiva global da compreensão da história pelas crianças, bem como o conhecimento dos elementos mais significativos por elas evidenciados. O reconto oral permitiu analisar a compreensão das crianças sobre a história com recurso a vocabulário em LGP. A maior parte das crianças desenharam momentos da história, evidenciando ter compreendido a narrativa. No reconto da história verificou-se que as crianças, com conhecimentos prévios de LGP, recorreram com facilidade a vocabulário desta língua. Porém, estas crianças manifestaram algumas dificuldades em compreender a relação existente entre as personagens da história.
- LGP na Educação pré-escolar com crianças ouvintes: repercussões e interferências na compreensão global de históriasPublication . Alves, Sabrina; Silva, Ana IsabelNeste artigo procura-se compreender se a utilização da Língua Gestual Portuguesa (LGP) em contexto de Educação Pré-escolar (EPE), com crianças ouvintes, tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Recorreu-se ao Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP) (2009) para descrever o envolvimento de crianças no momento do conto da história O Passeio da D. Rosa (2011). Foram selecionadas três crianças de diferentes faixas etárias de dois grupos. O Passeio da D. Rosa (2011) foi contado em LGP nos dois momentos, apenas no segundo, se recorreu às ilustrações. Apenas um grupo tinha conhecimentos prévios de LGP, no entanto, em ambos os grupos, atingiram-se níveis de envolvimento elevado no 1.º momento, diminuindo no 2.º momento. A análise da compreensão global da história foi feita a partir de desenhos e reconto oral. Os recontos orais permitiram evidenciar que as crianças de ambos os grupos compreenderam globalmente a história, recorrendo também a vocabulário em LGP.
- “O Passeio da D. Rosa” contado em Língua Gestual Portuguesa a crianças ouvintes: repercussões no envolvimento e compreensão global da históriaPublication . Alves, Sabrina; Silva, Ana IsabelA comunicação que nos propomos apresentar resulta de uma investigação realizada com dois grupos de crianças em idade pré-escolar de diferentes estabelecimentos educativos, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação pré-escolar (EPE) e Professores do 1.ºCEB. Apenas um dos grupos possuía conhecimentos sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Este estudo pretende, assim, compreender se a utilização da LGP em contexto de Educação Pré-Escolar com crianças ouvintes tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Para dar resposta ao primeiro objetivo: caracterizar o grau envolvimento das crianças face à utilização da LGP no conto de histórias, procedeu-se à seleção de um título recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL): o “O passeio da D. Rosa” de Pat Hutchins. Utilizámos uma grelha de observação do Manual de Desenvolvendo a qualidade em parcerias (2009) para descrever o envolvimento das crianças no momento do conto desta história em dois momentos: primeiro a história foi contada em LGP, sem recurso às ilustrações e depois recorrendo às mesmas. Durante estes momentos, a investigadora observou três crianças em cada grupo de diferentes níveis etários, analisando os seus comportamentos, tendo em consideração a concentração, energia, complexidade e criatividade, expressão facial e postura, persistência, precisão, tempo de reação, linguagem e satisfação, indicadores essenciais para a compreensão dos resultados obtidos. Na análise dos resultados, verificou-se que a maior parte das crianças atingiu níveis de envolvimento elevado em ambos momentos, ainda que esse envolvimento tenha, progressivamente, diminuído, essencialmente nas de três anos. Para além do envolvimento, prendeu-se, ainda, analisar a presença de marcadores de interferência da LGP na compreensão global da história. Para tal, propôs-se a todas as crianças a realização de um desenho sobre a história e solicitaram-se algumas delas para recontar a história oralmente. Os desenhos possibilitaram aferir uma perspetiva global da compreensão da história pelas crianças, bem como o conhecimento dos elementos mais significativos por elas evidenciados. Por sua vez, o reconto oral permitiu analisar a compreensão das crianças sobre a história e ainda verificar se recorreram a vocabulário da LGP durante esse momento. Partindo da análise, ainda que preliminar destes dados, constatou-se que a maior parte das crianças desenharam momentos da história, evidenciando ter compreendido a narrativa. Aquando do reconto da história verificou-se que as crianças, com conhecimentos prévios de LGP, recorreram com facilidade a vocabulário desta língua. No entanto, inicialmente as mesmas crianças manifestaram algumas dificuldades em compreender a relação existente entre as personagens da história.