Browsing by Author "Alves, Susana"
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- Characterisation of gaseous emissions from tunnel ventilated broiler buildings during winter season in PortugalPublication . Pereira, José Luís; Alves, Susana; Trindade, Henrique; Borges, João; Ferreira, Pedro
- Manual de mentoria : Programa do Politécnico de ViseuPublication . Coutinho, Emília; Alves, Susana; Santos, Elisa; Coelho, Inês; Almeida, Simone; Loureiro, Cátia; Alves, Ana Berta; Sousa, Artur; Quental, Carlos; Chaves, Claudia; Costa, Cristina Amaro da; Peixoto, Cristina; Vala, Helena; Martins, Isabel; Contente, Olga; Correia, Paula; Santos, Paula; Campos, Sofia; Bettencourt, Paula; Paiva, João MonneyA implementação dos princípios da educação inclusiva no Ensino Superior (ES) é um desafio à própria academia, docentes e estudantes, concretizável através da implementação de Programas de Tutoria/Mentoria. A educação inclusiva foi originalmente desenvolvida para estudantes mais jovens, antes da sua aplicação ao ES. No entanto, à medida que aumenta a heterogeneidade de estudantes no ES, tem aumentado também a necessidade de implementação de práticas inclusivas neste contexto académico. A missão das instituições de ES centra-se na promoção do desempenho e na preparação dos estudantes para a competitividade global, promovendo a excelência educacional e garantindo a igualdade no acesso. Cada vez mais as instituições de ensino superior (IES) têm incentivado e atraído estudantes de diversas origens e experiências, requerendo esforços para criar comunidades académicas inclusivas e acolhedoras para todos os estudantes. Com esta nova realidade, as IES têm procurado desenvolver estratégias de inclusão educativa em que as premissas passam por reconhecer a importância de um trabalho centrado na diversidade, equidade, inclusão de todos os estudantes, e restante comunidade académica, independentemente das suas características pessoais, situacionais ou culturais (Newman & Conway, 2016, pp. 100-101). No contexto de práticas inclusivas no ES, assume toda a importância fornecer aos estudantes o acesso a orientações que os levem a sentir-se plenamente incluídos, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que ingressam no ES. A mentoria/tutoria pode ser eficaz no tratamento de questões-chave e problemas que as instituições do ES atualmente enfrentam, incluindo a necessidade de aumentar as taxas de conclusão dos cursos, reduzir o abandono escolar e as desigualdades nos resultados em grupos sub-representados, bem como ampliar a participação de todos os estudantes na vida académica, sem qualquer exclusão. Por outro lado, os estudantes também enfrentam muitos desafios, decorrentes do desconhecimento da organização e dinâmica institucional, como carga horária, quantidade e diversidade de matéria lecionada, ambiente académico e meio envolvente, processo no qual, a experiência prévia do mentor pode ser fundamental. Os estudantes envolvidos em programas de mentoria/tutoria desenvolvem mais conhecimento teórico e prático, com aplicação na futura vida profissional (Arnesson & Albinsson, 2017, pp. 202-203). Os programas de mentoria/tutoria definem-se como uma troca de conhecimentos e experiências entre mentor e mentorado. Além disso, a orientação é descrita como um processo democrático em que os pensamentos, as reflexões e os conhecimentos são aprofundados e resultam em práticas inclusivas. Um mentor é uma pessoa que contribui com o seu conhecimento, experiência e perspetivas, ou seja, está subjacente a ideia de que o mentor dá orientação ao mentorado no seu desenvolvimento pessoal e académico. O mentor, neste processo, desenvolve-se profissionalmente e o mentorado desenvolve-se a nível psicossocial. O mentor também pode ser descrito como uma pessoa sensata que tem interesse no apoio às pessoas menos experientes. Na prática, a mentoria/tutoria pode ser resumida como uma combinação de apoio emocional e prático (Arnesson & Albinsson, 2017, p. 203).
- Programa de mentoria no Politécnico de Viseu – perceções dos grupos envolvidos no projeto piloto acerca das melhorias a desenvolverPublication . Coutinho, Emília; Alves, Susana; Coutinho, Salomé; Jesus, Ana Margarida; Vala, Helena; Costa, Cristina Amaro Da; Marques Dos Santos, Paula; Mangas, C.O Programa de Mentoria (PM) assume-se como um meio por excelência na promoção de inclusão dos estudantes no contexto académico e institucional, independentemente das suas características individuais. Como tal, o PM deve ser planeado de forma consistente, estabelecendo-se, desde o início, metas e objetivos comuns ao mentor e mentorado, com vista à satisfação, realização, produtividade, benefícios, reconhecimento do outro na sua singularidade, respeito, suporte emocional, habilidades de gestão, habilidades interpessoais e reflexão crítica. Este estudo tem como objetivos: conhecer as melhorias sugeridas à implementação do programa de mentoria em diferentes grupos focais: tutores, mentores e mentorados; comparar as melhorias sugeridas ao programa de mentoria por vários grupos focais; construir uma proposta de melhorias complementares ao projeto-piloto. A nossa investigação baseia-se num estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, utilizando a metodologia de grupos focais na recolha e tratamento de dados durante o projeto-piloto de implementação do programa de mentoria. Ao nível de resultados, foram sugeridas várias melhorias pelos grupos focais para o PM, desde a criação de linhas orientadoras, a apresentação inicial entre mentor e mentorado, a capacitação para o papel a desempenhar na mentoria por parte de todos os envolvidos, a definição do seu papel, assente em propostas de técnicas básicas de aconselhamento, estímulo da comunicação e de entreajuda entre os participantes, a criação de uma plataforma de partilha e apoio entre mentores e mentorados.
- Programa de mentoria no Politécnico de Viseu – perceções dos grupos envolvidos no projeto piloto acerca das melhorias a desenvolverPublication . Coutinho, Emília; Alves, Susana; Coutinho, Salomé; Jesus, Margarida; H, Vala; Costa, Cristina Amaro Da; Marques Dos Santos, PaulaO Programa de Mentoria (PM) assume-se como um meio por excelência de promoção de inclusão dos estudantes no contexto académico e institucional, independentemente das suas características individu-ais. Como tal, o PM deve ser planeado de forma consistente, estabelecendo-se, desde o início, metas e objetivos comuns ao mentor e mentorado, com vista à satisfação, realização, produtividade, benefícios, reconhecimento do outro na sua singularidade, respeito, suporte emocional, habilidades de gestão, habi-lidades interpessoais e reflexão crítica. É com base nestes pressupostos, que surge o presente estudo que pretende: conhecer as melhorias sugeridas à implementação do programa de mentoria, de acordo com as perceções dos diferentes gru-pos focais, tutores, mentores e mentorados; identificar as semelhanças e diferenças entre as melhorias sugeridas ao programa de mentoria nos vários grupos focais; e construir uma proposta de melhorias complementares ao projeto piloto, o qual foi desenvolvido durante o ano letivo 2019-2020 em duas uni-dades orgânicas do Politécnico de Viseu. Segundo Correia (2009), a inclusão, não consiste em “juntar as partes num todo”, mas sim em “fazer parte de um todo”, o que “implica o desenvolvimento de um sentido de comunidade onde, em apoio mútuo, se fomente o sucesso escolar para todos os alunos”. Para o mesmo autor, a inclusão pressupõe a inserção incondicional. Para haver inclusão, é necessário romper com os sistemas tradicionais, apostando em transformações profundas, de modo a beneficiar todos os estudantes.