Browsing by Author "Barros, Teresa Antas de"
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- Centenário da República: memórias da história na Biblioteca NacionalPublication . Barros, Teresa Antas deMúltiplas foram as comemorações dos 100 anos da implantação da República Portuguesa, múltiplos os espaços de debate e reflexão, múltiplos os olhares sobre episódios e singularidades. Aproveitemos este número da Revista Polistécnica para entreabrir a porta a um outro espaço. Propomos, com estas linhas e, no âmbito deste centenário, contribuir para avaliar a forma como a Biblioteca Nacional de Portugal trabalhou sobre o tema e construiu o seu espaço próprio de memória, divulgando um dos mais importantes espólios de que é detentora. Entre outras que sinalizaremos, nada mais que a colecção dos periódicos portugueses, na clandestinidade, e que são na sua maioria material de valor excepcional para a história das ideias republicanas no nosso país. "Não tanto pela qualidade doutrinária dos mesmos ou pelo impacto que à época tivessem tido, mas porque marcam um salto qualitativo na posição do liberalismo mais radical em relação à questão do regime." (Pereira Marques, F., BN)
- A Europa Medieval: Tempo de Copistas, Iluminadores e MiniaturistasPublication . Barros, Teresa Antas desuperfície ocupada pela iluminura num manuscrito é variada. O iluminador pode simplesmente contentar-se com elementos decorativos abstractos ou figurativos cuja disposição possua um papel essencial e funcional na estrutura e divisão do texto, sublinhando o valor e a importância de certas passagens ou parágrafos (método decorativo). Pode, por outro lado, juntar ilustrações que acompanhem o texto para esclarecer ou elucidar do seu conteúdo (método ilustrativo). Estes dois métodos sempre se complementaram de uma forma ou doutra desde os princípios da produção medieval. Certos períodos do final da Idade Média acusam uma preponderância do método ilustrativo sem, no entanto, eliminarem completamente a decoração dos fólios.
- A Europa medieval: tempo de copistas,iluminadores e miniaturistasPublication . Barros, Teresa Antas deA partir do séc. IX o latim torna-se uma língua morta, praticada exclusivamente por especialistas. Será, no entanto, o principal veículo do pensamento ocidental até ao século XVI, época em que começa o seu verdadeiro declínio. O acesso à cultura escrita da Cristandade no período românico era concedido unicamente àqueles que dominavam a língua erudita. Este acesso é reservado aos clérigos formados nas escolas conventuais ou nos cabidos, única via de promoção social num sistema em que o nascimento determinava com rigor o papel de cada um na sociedade. As necessidades culturais dos laicos, nobres, plebeus ou servos, eram satisfeitas por uma iniciação oral rudimentar e por uma cultura imagética que estava na origem dos vastos programas decorativos das igrejas, verdadeiras escolas visuais. A récita através de imagens com o seu conteúdo mágico e narrativo cumpria uma função social importante: dar a qualquer um o sentimento de uma verdade e de um bem comuns. A partir de meados do séc. XII, a função e o destino do livro mudam de forma considerável. Uma após outra, todas as diferentes regiões do Ocidente cristão ascendem a formas de vida social diferenciada, formas que exigem documentação escrita, livros mais numerosos e especializados. A
- Identidade e comunicação organizacional - contributos para a construção de uma imagem : o caso da escola superior de educação de ViseuPublication . Oliveira, Daniela Isabel Martins de; Barros, Teresa Antas de; Rasquilha, LuísO Ensino Superior Português atravessa, atualmente, umas das fases mais complexas da sua história. A diminuição do número de candidatos e a quebra significativa do financiamento a par de uma expressiva concorrência, resultante do elevado número de instituições existentes, tornam necessária uma alteração na postura destas instituições. O Marketing tem vindo a assumir um papel cada vez mais presente nas organizações e as instituições de ensino superior não são exceção. São estudadas estratégias e formulados planos que, perante a especificidade do serviço Educação, ajudem a potenciar a imagem da instituição, consigam de forma mais eficaz chegar aos seus públicos oferecendo-lhes os conteúdos que mais se adaptem às suas necessidades e objetivos. Uma das estratégias passa naturalmente pelo recurso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Estas ferramentas, nomeadamente a Internet, estão hoje disseminadas por todo o mundo e com índices de utilização de enorme impacto. Tendo em consideração os pressupostos enunciados foi realizada a revisão da literatura nas áreas do ensino superior, do marketing, da identidade e comunicação organizacional e da internet. Contributos teóricos que orientaram a presente investigação suportada pela análise de Websites de estabelecimentos de ensino superior seleccionados. De acordo com esta pesquisa foi construída e aplicada, às homepages de instituições de ensino superior, uma grelha de análise, com o intuito de verificar se esta ferramenta permite reforçar a imagem das instituições, face às suas concorrentes, recrutar novos públicos, em suma, ser auto-suficientes na condução do seu futuro. Os resultados obtidos por este estudo permitem-nos propor, no âmbito da IDENTIDADE E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL- CONTRIBUTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM, o redesign da Homepage da escola incubadora deste projeto, a Escola Superior de Educação de Viseu.
- A Miniatura: Uma Criação Original.Publication . Barros, Teresa Antas dePara sabermos qual o grau de criatividade e de espírito imaginativo dos iluminadores deveremos analisar detalhadamente a ilustração dos textos. Esta ilustração, longe do sentido puramente estético da simples decoração, pode figurar em cenas isoladas, em iniciais historiadas e, eventualmente, nas margens de um manuscrito iluminado.