Browsing by Author "Cavadas, Leandro Ricardo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Competência intercultural e performance criativa: práticas formativas na licenciatura em Publicidade e Relações Públicas.Publication . Cavadas, Leandro Ricardo; Figueiredo, Maria Pacheco; Martins, AmílcarApresentam-se resultados de uma investigação enquadrada no paradigma qualitativo que partiu do questionamento sobre uma prática artística para trazer para um plano reflexivo a presença das Artes em comunhão com a interculturalidade num contexto de Ensino Superior Politécnico, nomeadamente na Licenciatura de Publicidade e Relações Públicas. Tendo como partida a unidade curricular “Performance Criativa”, do 2.º ano do plano de estudos do curso, foi desenvolvido um percurso formativo onde se explorou uma prática performativa tendo como tema de fundo a interculturalidade. Este percurso teve a duração de um semestre letivo no qual participaram todos os discentes do 2.º ano do curso. Com este estudo procuramos o reforço das Artes nos currículos de formação não artística, realçando a importância da prática artística como uma componente fulcral na formação do aluno e onde fortalecemos as ligações entre o universo artístico e a dimensão cultural, presente através da interculturalidade, lançando propostas concretas que possam inspirar e ampliar a presença das Artes noutros contextos.
- Um olhar sobre o meu perfil na orientação de práticas em expressão dramática : um estudo de investigação-ação na Escola Superior de Educação de ViseuPublication . Cavadas, Leandro RicardoEsta dissertação que agora se apresenta tem como tema principal o estudo do meu próprio perfil como docente na área de Expressão Dramática. Parte de uma questão investigativa inicial que procura encontrar os elementos que possam caracterizar a especificidade do meu agir dentro desta área artística. Assim, foi definido um trajeto que quer responder à questão: ‘Qual o meu perfil de professor de Expressão Dramática?’, abrindo, consequentemente, um espaço de reflexão sobre a minha própria prática profissional. Foi estabelecido um constructo teórico que define a Expressão Dramática como uma prática que procura a expressão e comunicação do sujeito, e onde é estabelecido o ponto de partida para a criação de uma base conceptual sobre as características de um professor de Expressão Dramática. No que ao trabalho empírico diz respeito, foi delineada uma Investigação-Ação que se insere dentro do paradigma qualitativo em simultaneidade com o método exploratório, fazendo-se recorrer de instrumentos que permitiram registar os dados que contribuíram para a resposta à pergunta inicial. Um dos recursos usados foi a construção de um portefólio pessoal que acompanhou e que descreveu todo o processo desenvolvido. O mesmo é editado em volume próprio que acompanha esta dissertação. Este processo foi desenvolvido num período de quatro meses e teve como pano de fundo o curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação de Viseu. Após o processo, foi possível coligir dados advindos das várias fontes que permitiram a realização de uma síntese sobre as características mais marcantes dentro do meu perfil enquanto orientador de práticas em Expressão Dramática.