Browsing by Author "Chaves, Claudia"
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- Automedicação na comunidade : um problema de saúde públicaPublication . Amaral, Odete; Veiga, Nélio; Nelas, Paula; Coutinho, Emília; Chaves, ClaudiaIntrodução: A automedicação é um importante problema de saúde pública e constitui um desafio em diversos países europeus, designadamente em Portugal. Os objetivos deste estudo foram estimar a prevalência de automedicação numa amostra de adultos portugueses da Região Centro e Norte de Portugal e identificar fatores sociodemográficos e de saúde associados à automedicação. Participantes e métodos: Estudo transversal analítico. A amostra ficou constituída 197 indivíduos da comunidade, região centro e norte de Portugal, com uma média de idades de 38,26±14,20 anos e maioritariamente do género feminino (65,0%). Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário, composto por questões de caracterização sociodemográfica, de contexto de saúde e questões referentes à automedicação. Resultados: No total da amostra a prevalência de automedicação ao longo da vida foi de 74,1% e nos últimos 6 meses foi de 59,9%. A automedicação ao longo da vida associou-se significativamente com a área de residência urbana (p=0,018). A automedicação nos últimos 6 meses relacionou-se positivamente com a idade ≤25 anos (OR=3,69; IC95% 1,04-12,14) e negativamente com a área de residência (rural OR=0,36; IC95% 0,15-0,84). Conclusões: Observámos elevadas prevalências de automedicação ao longo da vida e nos últimos 6 meses na comunidade norte e centro de Portugal. A automedicação associou-se com variáveis sociodemográficas e de saúde. Os resultados do presente estudo criam evidência para o planeamento de intervenções no âmbito do controlo da automedicação na comunidade.
- Dependencia y riesgo de caídas en las personas mayores residentes en una comunidad ruralPublication . Coimbra, Vera; Marques, Ermelinda; Chaves, ClaudiaEncuadramiento: La población de personas mayor se encuentra expuesta a un mayor riesgo de caídas. La dependencia se convierte en un factor de riesgo para las caídas y concomitantemente una consecuencia de las mismas. Objetivo: Evaluar el riesgo de caídas en los mayores residentes en una comunidad rural y su relación con la dependencia. Métodos: Estudio cuantitativo, transversal, descriptivo y correlacional, realizado en una muestra probabilística, seleccionada de forma aleatoria simples, con una frecuencia estimada del 50% y con un margen de error aceptable del 5% y un nivel de confianza del 95%. La muestra consta de 321 personas mayores, usuarios de una Unidad de Cuidados de Salud Personalizados (Portugal) 175 (54,5%) mujeres y 146 (45,5%) hombres. La recogida de datos se realizó completando un protocolo de evaluación, utilizando la escala de Morse, validado para la población portuguesa por Costa-Días, Ferreira e Oliveira (2014) y el Índice de Barthel modificado, versión portuguesa de Araujo, Ribeiro, Oliveira y Pinto (2007). Resultados: El 33% de la muestra presenta bajo riesgo de caída y el 7,2% alto riesgo, evaluado con la escala de Morse. Con la aplicación del Índice de Barthel, verificamos que, en la muestra, el 3,7% de los mayores es totalmente dependiente, 1,2% tiene dependencia grave, 36,1% tiene pendencia moderada y la mayoría (58,9%) es totalmente independiente. Se observó la existencia de relaciones estadísticamente significativas entre el riesgo de caídas y el Índice de Barthel (rs = - 0,51; p <0,001). Conclusiones: Los resultados sugieren la necesidad de implementación de un proyecto comunitario, debiendo ser considerada la dependencia como un factor de riesgo para las caídas. Se sugiere también el estudio de la dependencia como consecuencia de las caídas.
- Determinantes da perceção da saúde em idosos na comunidadePublication . Chaves, Claudia; Duarte, João; Amaral, Odete; Nelas, Paula; Coutinho, Emília; Cruz, CarlaO presente estudo tem como objetivo geral conhecer a perceção que os idosos têm da sua saúde, avaliar com que regularidade os idosos sentem dor e verificar o regime terapêutico, patologias diagnosticadas, hábitos nutricionais e dependência nas actividades de vida diária. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, com caraterísticas de estudos descritivos, utilizando uma amostra de conveniência com 263 indivíduos idosos, com uma média de 72,81 anos (± 0,377 anos), a maioria dos homens, 81,9%, referem ter companheira e 59,9% das mulheres declaram ter companheiro. 18,1% dos homens e 25,2% das mulheres afirmaram não saber ler e escrever. A nível dos rendimentos a maioria aufere entre 200 e 485 euros (58,6% dos homens e 65,3% das mulheres). A frequentar centros de dia ou associações recreativas apenas 8,6% dos idosos do sexo masculino e 12,9% dos do sexo feminino. Recorreu ao centro de saúde três ou mais vezes nos últimos 6 meses (47,4% dos homens e 56,5% das mulheres). Sem alterações dos seus hábitos nutricionais, com todas as inoculações da vacina antitetânica actualizadas (93,2%). Com patologia crónica, 97,4% dos homens e 98,0% das mulheres. A maioria dos idosos afirma tomar 3 ou menos medicamentos diariamente (49,1% dos homens e 42,2% das mulheres) e 25,9% dos homens e 27,2% das mulheres tomam 6 ou mais medicamentos. Afirmam que o seu estado de saúde é razoável, 45,7% dos homens e 55,1% das mulheres, com uma associação altamente significativa ao género (p=0,000). Refere sentir dores muitas vezes surgem 11,2% no sexo masculino e 25,9% no sexo feminino, com uma associação estatística altamente significativa para o género (x2=22,208; df=4; p=0,000). Nas atividades básicas de vida diária de Katz, verificámos que, com ausência de incapacidade ou incapacidade leve surgem 62,6% dos inquiridos, com incapacidade moderada, 29,0%, e com incapacidade severa 8,4%. As diferenças se encontram no género masculino quando este tem ausência de incapacidade ou incapacidade leve e no género feminino quando este tem incapacidade moderada (t=-3,105; p=0,002). Em Portugal existem ainda poucos estudos sobre a temática apresentada sendo emergente um maior número de investigações em contexto comunitário. Palavras-Chave: Idoso; Enfermagem Comunitária; Perceção da saúde
- Eating Attitudes of Patients with Celiac Disease in Brazil: A Nationwide Assessment with the EAT-26 InstrumentPublication . Franco, Luiza; Yoshio Nakano, Eduardo; Raposo, Antonio; Alturki, Hmidan; Alarifi, Sehad; Chaves, Claudia; Teixeira-Lemos, Edite; Romão, BernardoCeliac disease (CD) is an immune-mediated enteropathy triggered by the ingestion of gluten in genetically predisposed individuals. In this sense, a gluten-free diet is the only safe treatment available. Due to the restrictions resulting from this eating pattern, this treatment may impair the relationship of the people with CD with food, increasing the risk of a disordered eating attitude, which is associated with eating disorders. The EAT-26 is a validated instrument already applied worldwide in different populations, and higher scores are suggestive of eating attitudes prone to evolve into eating disorders. Studies carried out in other countries have already shown that people with CD are prone to developing eating disorders; however, no study has been carried out with this theme in the population with CD in Brazil. We carried out a nationwide cross-sectional study in three steps: (i) study design and instrument; (ii) recruitment of participants and ethics; (iii) statistical analysis. A total of 385 participants were included in our sample, 96.36% of them being women. The internal consistency of the applied self-administered Brazilian version of the EAT-26 online questionnaire presented a satisfactory Cronbach’s alpha of 0.812, and in total, 36.1% of the respondents were classified with a disordered eating attitude. No differences were found among the scores of participants when divided by categories regarding gender, average monthly income, age, and educational level. However, scores classified as a disordered eating attitude were found in respondents with a body mass index classified as overweight and obese. Our study highlights that disordered eating attitudes are present in overweight and obese women with celiac disease; thus, public health politics are needed to prevent and treat these attitudes.
- Emotional skills and promoting School Success in the 3rd cycle: students perceptionPublication . Campos, Sofia; Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Chaves, Claudia; Duarte, João; Felizardo, SaraProblem Statement: The perceptions about school, play a central role in behavior, performance and results. There is evidence that an improvement in emotional skills is associated with a higher success. Research Questions: What is the relationship between internalizing and externalizing behaviors, emotional skills and academic success in the 3rd cycle of basic education? Purpose of Study: To promote social and emotional skills of students, in the 3rd cycle of basic education. Research Methods: A pilot study with groups of 7th year at a school central Portugal. Made diagnosis of disruptive behavior (ASEBA) was identified 6 children aged 12 0s and 14 and followed by 3 focus groups with students, parents, and teachers respectively. Findings: 6 students mostly male were identified (70 %), with the predominance of externalizing behaviors and academic failure. Not like school (80%) and have no motivation for learning. The relationship between parents and teachers is conflituoso. 100 % of parents have the utmost concern academic success and teachers perceptional good practices, but without success. Conclusions: This program is seen in a perspective of empowerment of the various educational agents to manage various environments and relationships. The results point to the importance of the focus group in the awareness of relational problems in schools. Less adjusted change behaviors imply the involvement of all educators.
- Higher Education Students’ Dropout Intentions: Organizational And Profession/Career FactorsPublication . Campos, Sofia; Ferreira, Manuela; Duarte, João; Chaves, Claudia; Cardoso, Ana Paula; Ambiel, Rodolfo; Correia, TiagoBackground: The promotion of students' academic success has been a growing concern for higher education institutions, a responsibility that should have an impact on the reduction of failure and dropout rates, as well as on the general improvement of the students’ training and on the development of their skills competencies and on the students’ graduation rates. Objectives: Our general objective was to identify the factors that interfere in the dropout intentions of the students who attend the Polytechnic Institute of Viseu. Specifically, we sought to identify socio-demographic variables, organizational and profession/career factors that may have an impact on higher education students’ dropout intentions and to analyze the relationship between them. Method: Quantitative, cross-sectional, descriptive and correlational study. A socio-demographic characterization questionnaire was applied to the students and the Brazilian “Reasons for Higher Education Dropout Scale” (M- ES; Ambiel, 2015) was also used. The sample is composed of 891 higher education students attending different organic units in a Polytechnic Institute. The elements of the sample were predominantly female (68.2%), with a mean age of 19.68 years (± 2.34 years), with a predominance of older students (≥20 years) (38.3%). Results: Our intention was to know whether or not gender will influence school dropout. It was possible to find out that male students consider the organizational dimension as an inherent element of school dropout, while female students indicate the profession/career dimension as the most important dimensions. It turns out that the 19-year-old students are those who reveal more reasons that can lead them to school dropout, especially in terms of organizational and relational dimensions. Conclusion: In view of these results, it is suggested that more measures should be implemented in order to contribute to the prevention / reduction of school dropout among higher education students. This strategy requires that the institution should be aware of the students' personal attitude, of their interest in learning, of their commitment and determination.
- Living Conditions and Helicobacter pylori in AdultsPublication . Amaral, Odete; Fernandes, Isabel; Veiga, Nélio; Pereira, Carlos; Chaves, Claudia; Nelas, Paula; Silva, DanielInfection by the bacterium Helicobacter pylori (H. pylori) is transmissible and is considered a public health issue which affects people of all ages. The objective of this study was to identify factors (lifestyles, dietary factors, and hygiene conditions) related to the prevalence of H. pylori infection.
- Manual de mentoria : Programa do Politécnico de ViseuPublication . Coutinho, Emília; Alves, Susana; Santos, Elisa; Coelho, Inês; Almeida, Simone; Loureiro, Cátia; Alves, Ana Berta; Sousa, Artur; Quental, Carlos; Chaves, Claudia; Costa, Cristina Amaro da; Peixoto, Cristina; Vala, Helena; Martins, Isabel; Contente, Olga; Correia, Paula; Santos, Paula; Campos, Sofia; Bettencourt, Paula; Paiva, João MonneyA implementação dos princípios da educação inclusiva no Ensino Superior (ES) é um desafio à própria academia, docentes e estudantes, concretizável através da implementação de Programas de Tutoria/Mentoria. A educação inclusiva foi originalmente desenvolvida para estudantes mais jovens, antes da sua aplicação ao ES. No entanto, à medida que aumenta a heterogeneidade de estudantes no ES, tem aumentado também a necessidade de implementação de práticas inclusivas neste contexto académico. A missão das instituições de ES centra-se na promoção do desempenho e na preparação dos estudantes para a competitividade global, promovendo a excelência educacional e garantindo a igualdade no acesso. Cada vez mais as instituições de ensino superior (IES) têm incentivado e atraído estudantes de diversas origens e experiências, requerendo esforços para criar comunidades académicas inclusivas e acolhedoras para todos os estudantes. Com esta nova realidade, as IES têm procurado desenvolver estratégias de inclusão educativa em que as premissas passam por reconhecer a importância de um trabalho centrado na diversidade, equidade, inclusão de todos os estudantes, e restante comunidade académica, independentemente das suas características pessoais, situacionais ou culturais (Newman & Conway, 2016, pp. 100-101). No contexto de práticas inclusivas no ES, assume toda a importância fornecer aos estudantes o acesso a orientações que os levem a sentir-se plenamente incluídos, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que ingressam no ES. A mentoria/tutoria pode ser eficaz no tratamento de questões-chave e problemas que as instituições do ES atualmente enfrentam, incluindo a necessidade de aumentar as taxas de conclusão dos cursos, reduzir o abandono escolar e as desigualdades nos resultados em grupos sub-representados, bem como ampliar a participação de todos os estudantes na vida académica, sem qualquer exclusão. Por outro lado, os estudantes também enfrentam muitos desafios, decorrentes do desconhecimento da organização e dinâmica institucional, como carga horária, quantidade e diversidade de matéria lecionada, ambiente académico e meio envolvente, processo no qual, a experiência prévia do mentor pode ser fundamental. Os estudantes envolvidos em programas de mentoria/tutoria desenvolvem mais conhecimento teórico e prático, com aplicação na futura vida profissional (Arnesson & Albinsson, 2017, pp. 202-203). Os programas de mentoria/tutoria definem-se como uma troca de conhecimentos e experiências entre mentor e mentorado. Além disso, a orientação é descrita como um processo democrático em que os pensamentos, as reflexões e os conhecimentos são aprofundados e resultam em práticas inclusivas. Um mentor é uma pessoa que contribui com o seu conhecimento, experiência e perspetivas, ou seja, está subjacente a ideia de que o mentor dá orientação ao mentorado no seu desenvolvimento pessoal e académico. O mentor, neste processo, desenvolve-se profissionalmente e o mentorado desenvolve-se a nível psicossocial. O mentor também pode ser descrito como uma pessoa sensata que tem interesse no apoio às pessoas menos experientes. Na prática, a mentoria/tutoria pode ser resumida como uma combinação de apoio emocional e prático (Arnesson & Albinsson, 2017, p. 203).
- Oral and gastric helicobacter pylori : Effects and associationsPublication . Veiga, Nélio; Pereira, Carlos; Resende, Carlos; Amaral, Odete; Ferreira, Manuela; Nelas, Paula; Chaves, Claudia; Duarte, João; Cirnes, Luis; Machado, José Carlos; Ferreira, Paula; Correia, Ilídio J.This study consisted in the comparison of the prevalence of Helicobacter pylori (H. pylori) present in the stomach and in saliva of a sample of Portuguese adolescents and the assessment of the association between H. pylori infection with socio-demographic variables and prevalence of dental caries.
- Patient satisfaction in relation to nursing care at homePublication . Chaves, Claudia; Santos, MárioWith regards to home care, primary care nurses should carry out their activities and performance with an emphasis on health education. Considering patient satisfaction in the relationship aspect of helping and communication can contribute to improving nursing care. This cross-sectional, descriptive and analytical study, whose aim is to assess the degree of patient satisfaction in relation to nursing care provided at home, particularly in the dimensions of relationships, communication and health education. To conduct this research an intentional non-probabilistic sample, consisting of 44 dependent patients, belonging to the area of a health centre in the central region of Portugal, who receive nursing care at home was selected. The data collection instrument used was a form, consisting of two parts: the first part to characterise the sample with 10 questions, one of which is subdivided and the second part consisting of 16 Likert type scale questions to obtain the patients’ opinions. From our results we stress that our sample had a very aged population, mostly residing in urban areas. Satisfaction was evaluated in three dimensions: relationships, communication and health education. With regard to relationships, older males (age range 88-98 years), who are more highly dependent, married, uneducated and living in rural districts are more satisfied. Regarding communication, older males (88-98 years), with a greater degree of dependency, bachelors, educated and living in urban parishes are most satisfied. As for the health education dimension, younger men (68-78 years), who are less dependent, married, educated and living in urban environments are more satisfied. The main conclusions inferred are that, in the overall assessment of all of the dimensions, the classification is very good, and it is suggested that organizational investments are made and to equip health centres with human and material resources.