Browsing by Author "Cruz, Carla"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- All My Independent Women: An Art Network on Gender IssuesPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Cruz, CarlaAll My Independent Women (AMIW) is an ongoing artistic project based on the debate around gender issues. Its primary aim is to bring to light feminist practices, underrepresented in the Portuguese context. This project was initiated in Portugal but expanded beyond national borders, and now takes place irregularly in various parts of the world. In this article, we will focus on the importance of this international network that grows each year and the way the Internet enhances this process. The several editions have taken the form of art exhibitions that materialize the collective reading of Portuguese feminist books — first “Dicionário da Crítica Feminista / Dictionary of Feminist Criticism” and later, “Novas Cartas Portuguesas / New Portuguese Letters”, both milestones of Portuguese feminist thought. However, the project went beyond the conventional exhibition format by expanding itself in cyberspace, through the use of social media and online virtual environments: the metaverse.
- Ansiedade nos estudantes do ensino superior. Um Estudo com Estudantes do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de ViseuPublication . Cruz, Carla; Pinto, José; Almeida, Mariline; Aleluia, SoraiaIntrodução: A ansiedade é uma experiencia emocional em função da previsão de situações futuras ou em presença de situações consideradas como desagradáveis para o individuo. Ao longo do percurso académico o estudante é confrontado com situações geradoras de pressão psicológica e ansiedade. Como estudantes do Ensino Superior, decidimos avaliar o nível de Ansiedade dos estudantes do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem e Identificar algumas variáveis que influenciam o comportamento ansioso. Material/Métodos: Inventário Clínico de Auto-Conceito (Vaz Serra, 1985); Inventário de Ansiedade Traço-Estado – IDATE (Spielberg et al, 1970), traduzido e validado por (Biaggio e Natalício, 1979). Estudo quantitativo, descritivo-correlacional, retrospectivo. A amostra é constituída por 107 estudantes, com idades compreendidas entre os 20 e 26 anos, do 4º ano da Escola Superior de Saúde de Viseu. Resultados: Os scores de IDATE variam entre 21 e 80 (χ = 41.7; s = 11.9) para a ansiedade - estado e entre 23 e 65 (χ = 40.8; s = 9.8 ) para a ansiedade – traço. O auto conceito associou-se com a Ansiedade (A-Estado: r= 0.375 p=0.000 e A-Traço: r=0.425 p=0.000) inferindo-se que quanto menor o auto conceito maior é a ansiedade. Considerou-se a existência de uma associação significativa entre ansiedade e apresentação oral de trabalhos; dias anteriores a frequência; dia da frequência e duração de ensinos clínicos. A associação entre expectativas futuras e ansiedade revelou-se significativa no que concerne: exercer a profissão logo após a finalização do curso; o curso possibilitar a realização profissional e por fim concretizar os objectivos a curto prazo. Conclusões: O estudo permitiu concluir que 52.3% dos estudantes de Enfermagem se encontram no nível II de ansiedade (moderado), tanto para a ansiedade – estado como para a ansiedade – traço e 27.1% no nível I (baixo) e possuem valores de auto-conceito, superiores á media (76.0).
- Criança autista: pais e professores – uma parceria de sucesso no desenvolvimento de competênciasPublication . Cruz, Carla; Pereira, Cátia; Ferreira, Crisálida; Santos, Hugo; Ribeiro, MarianaIntrodução: O autismo revela-se, a nível social, através de disfunções na relação comunicacional. A nível individual, através de perturbações afectivas e do jogo imaginativo e na realização de um número de actividades restritas e repetitivas, repercutindo-se no desempenho da criança autista em meio escolar. Nesse sentido, procurámos conhecer o desempenho escolar de uma criança autista inserida no ensino regular, no contexto de uma relação de proximidade entre os pais e professores. Métodos: Estudo de caso, qualitativo, com características fenomenológicas e inscrito no paradigma construtivista, numa amostra de 27 pessoas. Material: Programa Informático Qualitative Solutions and Research, Non-Numerical Unstructured Data (QSR NUD*IST); Entrevistas aplicadas à amostra em estudo. Objectivos: Perceber de que modo a perturbação autista afecta o desempenho escolar da criança; Contribuir para a desmistificação desta patologia, promovendo uma integração plena da criança autista no ensino regular;Provar que a colaboração entre pais e professores é primordial no desenvolvimento de competências da criança; Resultados: A interacção social é a área mais afectada nesta criança, notando-se dificuldades no seu envolvimento em brincadeiras; A metodologia de ensino é igual à dos colegas, conseguindo a criança acompanhar o programa escolar estabelecido; O acompanhamento dos pais e professores é notório em todo o percurso educativo da criança. Conclusões: Apesar das dificuldades manifestadas, o desempenho escolar desta criança é igual ou superior ao dos colegas, segundo as afirmações do professor e do pai: “Aproveitamento muito bom. A avaliação é igual à dos outros colegas, sendo o plano de estudos igual”. Consideramos, com base nos resultados do estudo, que, como em outras perturbações psicopatológicas, face ao diagnóstico, não podemos tecer generalizações. O envolvimento afectivo e acompanhamento especializado são aspectos de importância maior no desenvolvimento e prognóstico das perturbações mentais. Existem no indivíduo competências que devem ser identificadas e potencializadas, visando um maior nível de autonomia e satisfação pessoal.
- Determinantes da perceção da saúde em idosos na comunidadePublication . Chaves, Claudia; Duarte, João; Amaral, Odete; Nelas, Paula; Coutinho, Emília; Cruz, CarlaO presente estudo tem como objetivo geral conhecer a perceção que os idosos têm da sua saúde, avaliar com que regularidade os idosos sentem dor e verificar o regime terapêutico, patologias diagnosticadas, hábitos nutricionais e dependência nas actividades de vida diária. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, com caraterísticas de estudos descritivos, utilizando uma amostra de conveniência com 263 indivíduos idosos, com uma média de 72,81 anos (± 0,377 anos), a maioria dos homens, 81,9%, referem ter companheira e 59,9% das mulheres declaram ter companheiro. 18,1% dos homens e 25,2% das mulheres afirmaram não saber ler e escrever. A nível dos rendimentos a maioria aufere entre 200 e 485 euros (58,6% dos homens e 65,3% das mulheres). A frequentar centros de dia ou associações recreativas apenas 8,6% dos idosos do sexo masculino e 12,9% dos do sexo feminino. Recorreu ao centro de saúde três ou mais vezes nos últimos 6 meses (47,4% dos homens e 56,5% das mulheres). Sem alterações dos seus hábitos nutricionais, com todas as inoculações da vacina antitetânica actualizadas (93,2%). Com patologia crónica, 97,4% dos homens e 98,0% das mulheres. A maioria dos idosos afirma tomar 3 ou menos medicamentos diariamente (49,1% dos homens e 42,2% das mulheres) e 25,9% dos homens e 27,2% das mulheres tomam 6 ou mais medicamentos. Afirmam que o seu estado de saúde é razoável, 45,7% dos homens e 55,1% das mulheres, com uma associação altamente significativa ao género (p=0,000). Refere sentir dores muitas vezes surgem 11,2% no sexo masculino e 25,9% no sexo feminino, com uma associação estatística altamente significativa para o género (x2=22,208; df=4; p=0,000). Nas atividades básicas de vida diária de Katz, verificámos que, com ausência de incapacidade ou incapacidade leve surgem 62,6% dos inquiridos, com incapacidade moderada, 29,0%, e com incapacidade severa 8,4%. As diferenças se encontram no género masculino quando este tem ausência de incapacidade ou incapacidade leve e no género feminino quando este tem incapacidade moderada (t=-3,105; p=0,002). Em Portugal existem ainda poucos estudos sobre a temática apresentada sendo emergente um maior número de investigações em contexto comunitário. Palavras-Chave: Idoso; Enfermagem Comunitária; Perceção da saúde
- Hostile behaviours in children and adolescents: Sociodemographic and parental variablesPublication . Cruz, Carla; Chaves, Cláudia; Amaral, Odete; Nelas, Paula; Campos, Sofia; Antunes, Anabela; Almeida, MarilineAbstract Background: Hostile behaviour in children and adolescents is a current and very relevant problem due to individual, social and economic harm it produces. Objectives: To verify if sociodemographic variables (gender, age, grade, place of residence and cohabitation) influence hostile behaviour in children and adolescents; to ascertain whether family variables (marital status, occupation, education level, monthly income) interfere with hostile behaviour in children and adolescents. Methodology: Quantitative, cross-sectional, descriptive and analytical study involving a sample of 999 students of the 2nd and 3rd cycles of basic education (5th – 9th years of schooling), with an average age of 12.15 years (SD=±1.46 years). Data collection includes the questionnaire of demographic data and family context, the Buss-Durkee Hostility Inventory. Results: Sociodemographic variables, sex, age, area of residence and cohabitation interfered in hostile behaviour in children and adolescents: girls, older students, residents in urban areas, living with parents were shown to have higher levels of hostile behaviours as a whole. Parents’ marital status, their secularity and family income also interfered in the hostile behaviour of the sample under study, finding that children and adolescents whose parents have no partner and have an average high / high household income reveal higher levels of hostile behaviours, particularly with regard to resentment, verbal hostility, fear, negativity and global hostility. Conclusion: We hope that this study contributes to preventing hostile behaviour in children and adolescents, reducing the potential risks of this problem.
- Identificação de emoções e sentimentos : estudo exploratório com alunos do ensino básicoPublication . Aparício, Graça; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Ribeiro, Olivério; Amaral, Odete; Cruz, Carla; Duarte, João; Martins, RosaObjetivo: Avaliar a competência de alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico na identificação e diferenciação de emoções e sentimentos. Métodos: Estudo exploratório de corte transversal, desenvolvido no âmbito do Projeto MaiSaúdeMental com referência CENTRO-01-0145-FEDER-023293, desenvolvido na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Foi realizado com uma amostra de conveniência constituída por 101 crianças/ adolescentes. Foi utilizado um questionário de caracterização sociodemográfica e o Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos. Este é um inventário de auto-relato que avalia a capacidade das crianças/ adolescentes identificarem e diferenciarem emoções e sentimentos, partindo de situações quotidianas. É composto por 15 itens que correspondem a 15 situações. A aplicação do questionário decorreu em sala de aula, após uma breve explicação do seu funcionamento e esclarecimento de dúvidas. No tratamento dos dados foi utilizado o programa informático Statistical Package for the Social Sciences ® (SPSS versão 24.0) e efetuada análise descritiva e analítica, considerando-se para análise dos testes o Intervalo de Confiança (IC) a 95% (significância p<0,05). Resultados: Os alunos tinham entre 9 e 15 anos de idade e a maioria (27,7%) frequentava o 8º ano de escolaridade. Globalmente identificam poucas emoções e sentimentos, numa média de 13,36 pontos para um score máximo de identificação emocional de 39, sendo que em média identificam mais emoções e sentimentos positivos (5,11 pontos) do que negativos (4,33 pontos) e neutros (3,91 pontos). Para todas as dimensões os valores médios são mais elevados no sexo feminino e nos alunos de 14 anos, mas apenas significativos em algumas das diferenciações emocionais (p<0,05). Conclusão: Os resultados encontrados vão ao encontro de investigações nesta área, concluindo-se que as crianças e adolescentes apresentaram fraca capacidade de identificação e diferenciação de emoções, evidenciando contudo maior capacidade de diferenciação emocional positiva do que negativa e/ou neutra. Verificou-se ainda que existem maiores competências de diferenciação e identificação emocional no género feminino e que essas competências aumentam com a idade.
- Motivation for breastfeeding : a matter of educational level?Publication . Nelas, Paula; Santos, Carla; Duarte, João; Coutinho, Emília; Chaves, Cláudia; Amaral, Odete; Ferreira, Manuela; Cruz, CarlaAbstract: Background: The incidence of breastfeeding at hospital discharge is high; however, its prevalence is low up to the age of 2 years. Objectives: The aim of this study is to verify the relationship between motivation towards breastfeeding and sociodemographic and obstetric variables, and to analyse the inluence of those variables on motivation for breastfeeding when compared to educational level. Materials and methods: This is a quantitative, correlational, descriptive and analytic study. The sample is non-probabilistic with 479 puerperal women (on the day of hospital discharge). The data collection instrument is a questionnaire for sociodemographic and obstetric characterisation and includes the Breastfeeding Motivation Scale. Results: In the sample, 59.5% have higher education, 73.9% are employed and 55.3% live in urban areas. 48.0% are irst-time mothers, 92.4% have a planned pregnancy. Most deliveries were at term (68.4%). Almost all (9 in 10) are found to be highly motivated to breastfeed. Age, marital status, residence and educational attainment did not inluence the overall motivation for breastfeeding. The unemployed are the most motivated. Multiparous mothers are more motivated. The relationship between the other obstetric variables and motivation for breastfeeding has not been proven. The mediator variable (educational level) only had an impact on residence, where those residing in urban areas and with higher education are more motivated in the physiological dimension, followed by residents in urban with qualiications up to secondary education. Conclusion: We suggest that a working group is created with activities in the school community to elucidate young people about the importance of breastfeeding based on the guidelines laid out in the breastfeeding policy.
- O perfil sociodemográfico e académico dos estudantes de enfermagem e o bem estarPublication . Chaves, Cláudia; Nelas, Paula; Cruz, Carla; Coutinho, Emília; Amaral, OdeteEnquadramento: Vários fatores podem influenciar o bem-estar subjetivo dos estudantes de enfermagem, desde a motivação, a separação da família e amigos, autonomia na aprendizagem, assim como as perspetivas profissionais futuras. Objetivo: identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem no bem-estar subjetivo dos estudantes de enfermagem. Participantes: amostra não probabilística por conveniência de 404 estudantes de enfermagem, predominantemente feminina (87.4%), com idades compreendidas entre os 18-24 anos. Prevalecem os estudantes do 4º ano (37.4%). Métodos: Estudo descritivo-correlacional e analítico. Utilizou-se questionário com caracterização sociodemográfica e académica e a Escala de afetos positivos e negativos (PANAS). Resultados: os homens revelam mais afetos positivos e as mulheres mais afetos negativos; os estudantes mais novos, residentes em meio rural, a coabitar com a família, no 3º ano, com atividade remunerada, sem estatuto de bolseiro, apresentam mais afetos positivos. Conclusão: Os resultados apontam para diferenças de género na perceção do bem estar assim como influência do grupo etário, zona de residência, coabitação e ano académico no bem estar subjetivo nos estudantes de enfermagem.
- The factorial structure of the supervisor’s generic and specific competencies scalePublication . Cunha, Madalena; Albuquerque, Carlos; Cruz, Carla
- The factorial structure of the supervisor’s generic and specific competencies scalePublication . Cunha, Madalena; Albuquerque, Carlos; Cruz, CarlaCunha’s Supervisor’s General and Specific Competencies Scale (Cunha, 2017) was designed to assess the mentor teachers’ ideal competencies according to higher education students’ perspective. The development of further educational/pedagogical research in this area is essential to update the existing knowledge. This study sought to answer the question what the psychometric quality of Cunha's (2017) Supervisor's General and Specific Competencies Scale (CGES) is by assessing the psychometric properties, the factorial structure and the internal consistency of the Supervisor’s General and Specific Competencies Scale. To determine this, a methodological and cross-sectional study was carried out. The institutions authorised the collection of data and the participants completed the indispensable informed consent form. The internal consistency study and the confirmatory factor analysis of the CGES scale, (Cunha, Cruz, Menezes & Albuquerque, 2017) was developed using a sample consisting of 306 higher education students, who were attending medical schools located in the centre of Portugal. 81.7% of those participants were women with an average age of 21.15 years. The CGES scale internal consistency study revealed the existence of three (3) Factors/subscales: 1 – generic competencies (α = 0.960); 2 – specific competencies (α = 0.937) and 3 - metacompetencies (α = 0.805). There was a 0.907 Cronbach’s alpha coefficient for the global 20 item scale. Students who were under 19 value the supervisor's generic skills, while metacompetencies are preferred by older students. There was a statistically significant difference between scores. This research constitutes the first assessment of the psychometric quality of the CGES scale measurement properties, using a sample from the Portuguese population. It shows the robustness of the internal consistency values obtained for the different subscales and that are taken into account in the final and global outcome. The results suggest that we should consider assessing the generic and the specific competencies, as well as the metacompetencies, exhibited by teachers when their pedagogical performance in the field of supervision is being assessed.